Disputa na UFS entra na fase do desespero – Coluna Primeira Mão

Disputa na UFS na fase do desespero

A disputa da sucessão do reitor Angelo Roberto Antoniolli, na UFS, assume proporções graves de desespero. Tem candidato tentando censurar a imprensa e jornalista, tem candidato propondo cargos, se vencer o páreo, em troca de certos apoios e tem ainda aqueles que adotam discursos agressivos, isso para o eleitor – professores, estudantes e servidores – achar é sério e está disposto a trabalhar. Não caia no discurso de engabeladores, pessoas que, na verdade, querem gerar um quadro de caos e vender a UFS.

Mau humor

Em Sergipe, os bolsonaristas andam muito irritados. Já não aceitam ser chamados de bolsonaristas.  Parece que o chefe andou se queimando e o seu pessoal se afastando.

Sem precipitação

“O maior prejudicado com o fechamento do comércio é o Governo do Estado. Não há interesse algum do governo em criar uma situação de dificuldade para o setor comercial e industrial. A ninguém interessa a calamidade. Isso é no país inteiro, não se trata apenas de uma decisão do governador Belivaldo Chagas. É preciso ter responsabilidade diante de uma crise mundial de saúde. Qualquer decisão precipitada pode fazer os governantes conviverem pelo resto das suas vidas com a responsabilidade da morte de milhares de pessoas. O governador está ouvindo os setores que compõem a economia de Sergipe, e avaliando cada decisão com bases técnicas, sobretudo tendo como referência os especialistas em saúde”. Essa tem sido a resposta que o secretário de Comunicação e Turismo, Sales Neto, e a Sefaz têm repetido a quem lhes perguntam sobre o fechamento dos estabelecimentos comerciais.

Alento

E pela Sefaz também foram divulgadas as medidas do governo para reduzir o impacto do fechamento das lojas: prorrogou os prazos processuais ou procedimentos; não vai cancelar ou bloquear os parcelamentos em atraso; liberou do visto nos postos fiscais as mercadorias em que o destino não seja para Sergipe; suspendeu a inclusão na Dívida Ativa; e não haverá ajuizamento de execuções fiscais pela PGE, salvados na situação em que esteja em vias de prescrição do crédito tributário. E também prorrogou os prazos das obrigações acessórias em geral e a entrega da Escrituração Fiscal Digital EFD.

Vai sobrar para Belivaldo e Edvaldo?

Do presidente Jair Bolsorano: “Tem um artigo na CLT que diz que todo empresário, comerciante, etc, que for obrigado a fechar seu estabelecimento por decisão do respectivo chefe do Executivo, os encargos trabalhistas, quem paga é o governador e o prefeito, tá ok?” Se isso for verdade, Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira vão pagar o pato. Mas não parece justo. Trata-se de uma pandemia.

Eleições 2020 em questão

Enquanto os políticos detentores de mandato sonham com a não realização de eleições municipais este ano em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral segue nos preparativos do pleito em todos os municípios, inclusive nos 75 de Sergipe. Desejam também uma prorrogação dos atuais mandatos até 2022, quando ocorreriam eleições gerais. São apenas sonhos.

Férias antecipadas

A Federação dos Estabelecimentos  de Ensino do Estado de Sergipe  (Fenen) aprovou a antecipação de 15 dias de férias coletivas dos professores, a partir do dia 1º de abril próximo, quarta-feira. Ficará a critério dos dirigentes das escolas a definição sobre o corpo administrativo de cada instituição.

Modernização

O Interlegis, que é o braço do Senado Federal para a integração e modernização do legislativo brasileiro, vai implementar, a partir da próxima semana, o Sistema de Deliberação Remota (SDR) – utilizado na terça-feira (24) pelos senadores – nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o país. O sistema foi desenvolvido pelo Prodasen, a pedido da Secretaria Geral da Mesa, do Senado Federal.

Quer ser vereador

O presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), sargento Vieira, deixará o comando da entidade nesta terça-feira, 31 de março, para encaminhar a sua candidatura à vereador pelo Cidadania em Aracaju. O major Ildomário, que é segundo suplente do senador Alessandro Vieira, assumirá a Presidência da Amese.

Apoia quarentena

O presidente do Diretório do PSL em Lagarto (SE), Kércio Pinto, divulgou nota informando que repudia  quem queira utilizar indevidamente a sigla para convocar a militância do partido para passeata ou carreata contra a quarentena. “Assim, esclarece a todos os seus filiados e a população em geral que devemos cumprir a quarentena proposta pelo Ministério da Saúde, com vista a preservar o nosso maior bem, a vida.

2022

Muitos lulistas sergipanos ainda avaliam a possibilidade de o ex-presidente vir a disputar a Presidência em 2022. Parece que será tarde demais. Haddad pode ser a opção de novo.

Credibilidade em alta

Pesquisa Datafolha mostra a elevada credibilidade da imprensa televisiva e impressa no trato do coronavírus no Brasil. Foram ouvidas 1.558 pessoas entre os dias 18 e 20. O resultado mostra que as TVs ficaram na liderança com 61% e em seguida aparecem jornais impressos com 56%, programas jornalísticos com 50% e sites de notícias com 38%. A margem de erro é de 3% para mais ou menos.

Um susto

Não bastasse o quase pânico em que vive a nossa população, moradores do bairro Atalaia no próximo de supermercado ficaram verdadeiramente assustados quando avião de passageiros teve de arremeter (desistir do pouso e levantar vôo) passando bem baixinho do solo naquela área residencial. Aparentemente a pista do aeroporto estava muito molhada.

Desabastecimento                  

Existe, sim, desabastecimento de álcool com geral, máscaras. Para verificar o que diz essa coluna, basta apenas ligar para as farmácias de Aracaju. O governo estadual precisa estar atento a isso e cobrar dos empresários do setor. Afinal, o governador “taí pra resolver”. É claro que nem tudo ele pode fazer, sejamos razoáveis.

Cadê a ajuda

A população mais vulnerável socialmente e ao vírus corona tem esperado a entrega em suas casas de álcool em gel, máscaras, sabão e até uma “feirinha” por parte dos deputados e dos vereadores. Não é assim que funciona na cartilha do clientelismo?

Preso em casa         

Como efeito da quarentena, tem muita gente reclamando da qualidade dos serviços de internet e telefonia móvel, embora esteja em casa e sinta um tanto imobilizado.

Rolar para cima