Coluna Primeira Mão

Queimações políticas


Até mesmo dentro do bloco governista políticos fazem queimações contra aqueles que desejam ser candidato a governador em 2022. Insistem em propagar que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) é muito novo para ser governador, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), faz acordos, mas não os cumpre, o conselheiro do TCE/SE, Ulices Andrade, não decide se é pré-candidato e não tem votos e o deputado federal Laércio Oliveira é bolsonarista demais, embora tenha muitas realizações na Federação do Comércio. Todos são mui amigos.


Desvalorizados


“Em Sergipe, o policial arrisca a vida, presta um bom serviço à sociedade, mas é mal remunerado. A polícia daqui já teve o melhor salário no Brasil e hoje está na 20ª posição. Está há dez anos sem reajuste. O último governador a valorizar as Polícias Militar e Civil e os Bombeiros Militares foi Marcelo Déda”. O desabafo é do deputado estadual Capitão Samuel, acrescentando que o salário já perdeu o seu valor em algo em torno de 50%.


Na base do bico


Não é pequeno o número de policiais que estão trabalhando para táxis por aplicativos. Isso não quer dizer que outro tanto tenha deixado de fazer ‘”bico” como segurança de lojas, etc.


Sem aumento


Até agora não ouvimos falar em aumento dos salários dos membros da classe política sergipana. Esse é o comportamento esperado de quem sabe que nossa economia não vai bem e as previsões para 2022 não são as melhores.


Vice dos sonhos

Embora tenha dado um tom de brincadeira ao seu pedido feito à senadora Maria do Carmo (DEM) para ser sua vice, o senador e pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) disse que o convite existiu. Mas nunca alimentou a esperança de uma resposta positiva.

Contatos políticos


E por falar em Rogério Carvalho, em contato telefônico ele disse que vai aproveitar esse final de ano para estar mais próximo da família, mas deverá também conversar com lideranças políticas e amigos.


Descongelamento


A Petrobras pretende recorrer na Justiça contra a liminar que a Sergas obteve para continuar comprando gás a preço congelado e revendendo em Sergipe.

UFS vai discutir passaporte digital

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Santana, fará reunião de sua equipe administrativa no decorrer desta semana para discutir a volta às aulas, que acontecerá no próximo dia 31. Vai entrar em pauta a obrigatoriedade do passaporte vacinal, tema que motivará reunião dos Conselhos da UFS. O que os conselhos decidirem será colocado em prática, segundo Santana. As aulas da UFS neste semestre serão presenciais e remotas.


Há opção


Os amigos negam, mas admitem a possibilidade de o deputado federal Laércio Oliveira ser candidato à reeleição em 2022. A pré-candidatura ao Governo do Estado não pegou.


33,23% é obra de ficção

Embora a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) tenha divulgado que a categoria teria direito a um reajuste de 33,23% no decorrer do próximo ano, o Governo do Estado não trabalha com esse percentual. Usará por base a situação financeira de Sergipe, que melhorou bastante, mas não o suficiente para garantir salários muito elevados.


Sem o 14º salário


Os professores da rede pública não conseguirão o 14º salário, como desejavam, com o Governo de Sergipe fazendo uso dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) não usados por causa da pandemia neste ano de 2021. Belivaldo optou por investimentos nas escolas.

Defende vacinação


Médico, o ex-senador Eduardo Amorim defendeu a vacinação de crianças contra a Covid-19. A declaração vem após a Secretaria de Estado da Saúde reafirmar, depois de reunião com as secretarias municipais de Saúde dos 75 municípios, que Sergipe não exigirá consulta médica para vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19. “Uma medida correta. Desde que nascemos somos imunizados, inclusive carregamos nos braços marcas de vacinação. Somos um país que vacinamos desde cedo. Defendo sim que as nossas crianças sejam vacinadas. Vacina salva!”, afirmou o médico e ex- senador. Eduardo Amorim também voltou a pedir que as pessoas tomem todas as doses necessárias da vacina contra a Covid-19. “Você que ainda não se imunizou, vá tomar a vacina. Pense não apenas em si, mas em todos que estão ao seu lado”, ressaltou.


IPVA mais caro


Mais uma vez o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) cobrou do Governo do Estado uma definição sobre os valores para o IPVA 2022. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na quarta-feira, 29, ele disse que por disposição legal a Secretaria de Estado da Fazenda terá que publicar a nova tabela da base de cálculo para o IPVA.


Ligue cedo

Na noite do dia 31 teremos, como sempre, congestionamento nos serviços de telefonia em todo o Brasil.

Rolar para cima