Coluna Primeira Mão

Fica ou não fica?

No meio político, tem gente querendo saber o seguinte: a turma do Podemos fica ou não fica com a delegada Danielle Garcia no comando da sigla? Agora calejada devido à derrota na eleição para prefeito de Aracaju, essa senhora de discurso conservador e incisivo vai dar dor de cabeça a muitos veteranos na política. Anotem isso!

Permanecerão juntos

Há uma série de comentários sobre um possível rompimento político entre o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e a ex-candidata a prefeita de Aracaju, Danielle Garcia (agora Podemos?). A turma de Vieira garante que “eles estão e vão permanecer juntos, ainda que ela vá para o Podemos e ele fique no Cidadania. Ele comentou: “Vejo como um movimento para ampliar e fortalecer a oposição em Sergipe”. E agora?

Na dependência

O processo de disputa eleitoral em Sergipe tem grande dependência do governador Belivaldo Chagas (PSD). Os pré-candidatos até se movimentam, mas sem claras definições as pré-campanhas empacam. As pré-campanhas proporcionais já existem também.

Questão de base

É comentário frequente nos meios políticos que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), tem boas condições de participar da disputa do Governo de Sergipe em 2022 representando o bloco governista. Mas muita gente lembra que ele não tem bases políticas no interior. Mas vale lembrar que os aliados têm.

Jorge Alberto vai para o DEM?

O presidente estadual do Democratas em Sergipe, José Carlos Machado reuniu-se na sede do partido Democratas, com o ex-deputado estadual por um mandato e ex-deputado federal por dois mandatos, Jorge Alberto. Machado convidou Jorge para se filiar ao DEM e disputar cargo eletivo nas eleições de 2022. Vão continuar conversando.

Vacinas para todos

Em 2022, ano de eleição, não haverá desabastecimento de vacinas para combater o coronavírus. Isso é o que pensam muitos sergipanos. Muitos estão mesmo pensando que a vacina da Janssen, considerada a melhor e a mais cara, estará sobrando nos postos de saúde de Aracaju. Apesar do exagero nessa predição, tomara que chova vacina!

Marcas atrativas

É a divulgação do fabricante das vacinas que atrai ou afasta gente do processo de vacinação. As duas marcas norte-americanas em circulação no Brasil, inclusive no Sergipe Del Rey viraram as “queridinhas” da população.

A seca resiste

Tem chovido com certa frequência em todos os 75 municípios de Sergipe. Mas, ainda assim tem áreas (povoados) em que os sinais de seca ainda não desapareceram. Isso pode ser notado em Ilha das Flores, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pinhão, Monte Alegre, Ribeirópolis, Feira Nova, Tobias Barreto, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde.

Mais protesto

Moradores do Robalo, na zona sul de Aracaju, decidiram por realizar mais um protesto contra a forma como o prefeito Edvaldo Nogueira e a maioria dos vereadores transformaram os povoados em seis bairros. E dessa vez prometem endurecer não somente nos protestos, mas também no tom, pois entendem que, além dos erros, não há qualquer diálogo por parte do prefeito. Os irritados moradores do Robalo não divulgaram dia, local ou hora da próxima manifestação.

Volta às aulas presenciais na UFS

Do reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana Filho: “Estamos programando o retorno paulatino das atividades acadêmicas presenciais no próximo semestre acadêmico. Estamos finalizando essa semana um semestre acadêmico e no fim de agosto/início de setembro começamos o próximo. Devemos retomar com atividades práticas presenciais e ir avançando”.

Comida estragada

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, desmente enfaticamente a informação que distribuiu marmitas com alimentos estragados às pessoas em situação de rua acolhidas nos abrigos temporários Freitas Brandão e Terezinha Meira, neste período de pandemia. A gestão afirma que a equipe de nutrição da Gerência de Segurança Alimentar adota rigoroso processo de controle de segurança alimentar junto aos fornecedores Restaurante Padre Pedro e empresa Alexandria, inclusive acompanhando a confecção das marmitas e a sua distribuição.

Estátua atrai

Sergipe é uma sociedade carente de prédios com arquitetura greco-romana. Tinha o edifício da Justiça Federal, depois chegou a fachada da igreja do bispo Macedo. Agora a lista aumentou com a loja do "véio" da Havan, em frente ao Hospital de Urgências (Huse). Deu uma levantada naquela área. Essa coluna ficou sabendo que têm vindo caravanas do interior para tirar fotos junto à Estátua da Liberdade, que é outro símbolo da loja. A questão que se coloca hoje é se esse novo empreendimento destinado às classes D e E no ramo comercial dará certo. Há muito pessimismo a esse respeito.

Ignorância e consequência

A ignorância é o que atravanca o progresso  é uma frase que todo o mundo conhece. Quando você procura analisar certas mortes causadas pela Covid-19 sob essa perspectiva, a gente se dá conta que a frase tem um fundo de verdade. O funcionário de uma certa empresa, ligada ao setor de limpeza, se recusava a tomar a vacina contra o coronavírus, dizendo que a gente só morre quando chega o dia. Pois bem, ele morreu na semana passada infectado pelo implacável vírus!

MST dia comida e sangue

Trabalhadores rurais de Sergipe doaram no sábado, 24, algo em torno de 50 toneladas de alimentos produzidos por eles em seus assentamentos. Os beneficiados foram moradores de Aracaju e municípios vizinhos em situação de pobreza e extrema pobreza. Nesta segunda-feira, 26, grupos de trabalhadores irão às 9h e 10h ao Hemose doar sangue para garantir o fornecimento para pessoas que se encontram doentes em unidades públicas de saúde públicas.

Mais sangue

Diante da pandemia do coronavírus, a quantidade de doadores de sangue em Sergipe reduziu em 10%, de acordo com o Ministério da Saúde.  Por causa disso, Leo Rocha, que está vereador de Nossa Senhora do Socorro, iniciou uma campanha intitulada “Amigos do Leo Rocha”.  A convite do idealizador, estiveram presente os vereadores Eduardo Lima, de Aracaju, Marcão Neves, de São Cristóvão, e também Sarita Araújo, coordenadora do Projeto UniSocial. O evento aconteceu no IHHS – Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe -, quase 40 amigos participaram deste evento e mais de 15 litros de sangue foram doados

Rolar para cima