Coluna Primeira Mão

Questão de preferência

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), diz que não pensa ainda nas eleições de 2024 e 2026. Pode até não querer pensar, mas deixa pistas de que os nomes preferenciais seus para as eleições municipais do próximo ano são os de Waneska Barbosa, Luiz Roberto e pode até vir a aceitar Zezinho Sobral, todos os PDT. Para 2026 cogitam o seu nome para senador, mas ele não parece político vocacionado para cargo Legislativo e sim para Executivo.

Eleições 2024

Se a preferência do bloco governista for mesmo por acatar a indicação que Edvaldo Nogueira fizer para a sua sucessão, caberá ao governador Fábio Mitidieri e seus demais seguidores indicar o vice. Então, sobraria para Josenito Vitale, Fabiano Oliveira, Katarina Feitosa, Danielle Garcia e demais supostos candidatos ligados a Fábio Mitidieri brigarem entre si e não com a turma de Nogueira.

Presente ou doação?

Do senador Rogério Carvalho, sobre as joias árabes de Michelle e Bolsonaro: “Existem perguntas sobre o caso das joias supostamente doadas a Michelle Bolsonaro que ainda precisam ser respondidas. Até mesmo os apoiadores do ex-presidente se contradizem a respeito do caso. Afinal, foi um presente ou uma “doação” pela venda da refinaria (da Bahia)”? O Senado vai investigar se as joias supostamente presenteadas pelo governo da Arábia Saudita foram usadas como propina na negociação.

Presentes ao governador

Comentário ouvido entre políticos na manhã da quinta-feira, 16, em Aracaju. “Bolsonaro e a mulher foram presenteados com joias caríssimas pelo governo árabe e agora vivem maus momentos. Em Sergipe não tem disso. Aqui o povo presenteia o governador com jaca, melancia, um saco de laranja, goiaba, um litro de coalhada, manga, caju, queijo de coalho… Como Sergipe é pequeno e sem muito dinheiro, o governador dá presentes baratos às autoridades que visitam o Estado”.

Reajuste salarial

Tem muito servidor perguntando a políticos se o reajuste salarial a ser anunciado pelo governador Fábio Mitidieri, a partir de abril próximo, será de pelo menos os 9% que o presidente Lula vai conceder aos servidores públicos federais. Mas há aqueles que desejam mais que isso, já contando com possíveis reposições do passado de arrocho.

Mitidieri reafirma estudos para reajuste

Em breve contato, via zap, o governador Fábio Mitidieri reafirmou os estudos em andamento para corrigir os salários dos servidores públicos: “Estamos fazendo os estudos para podermos dar um reajuste aos servidores (são cerca de 60 mil ativos e inatiivos). A SEAD e a SEFAZ estão encarregadas disso. Espero em breve poder anunciar”.

Candidatura própria

Os petistas desejam ter candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. Mas tem gente da agremiação falando na possibilidade de apoiar Valadares Filho (PSB). Esse pessoal entende que o apoio do senador Rogério Carvalho (PT) poderia significar o sucesso de Valadares Filho nas urnas.

Aliados fiéis

O PT de Sergipe quer preservar para 2024 a aliança política com os aliados de 2022. A ideia é ficar sempre próximo do Psol, Solidariedade, PV e PCdoB, além do bloco mais à esquerda do MDB. A partir daí, os petistas pensam em buscar novos aliados.

Sangue novo

A deputada Yandra Moura nega que tenha a pretensão de disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Mas os comentários no seu partido, o União Brasil, dão conta de que “ela representará o sangue novo na campanha eleitoral da sucessão de Edvaldo Nogueira”.

Zezinho governador

Até a próxima terça-feira, 21, o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, é governador interino, em substituição ao titular do cargo, Fábio Mitidieri. Para assumir o comando do Poder Executivo estadual, Zezinho teve que se afastado da Secretaria de Estado da Educação na sexta-feira quinta-feira passada, 16. Mas, ao que tudo indica, voltará para a pasta no dia 21.

Belivaldo: ainda é cedo

Consultado pela coluna, o ex-governador Belivaldo Chagas informou que assumirá a presidência do PSD sergipano no dia 24 deste mês, quando haverá um encontro nacional do PSD aqui em Aracaju. Indagado sobre a possibilidade de disputar cargo eletivo em 2024 ou 2026, ele disse que “ainda tá muito cedo pra discutir esse assunto”.

Cansativo

A presença excessiva de políticos nas redes sociais cansa o eleitor internauta e muitos deles já não dão muita atenção para as postagens daqueles que são possíveis candidatos.

Empreendedorismo

Os seis mil novos microempreendimentos surgidos nos últimos dois anos em Sergipe é fruto das cerca de seis mil demissões de pessoas em empregos de carteira assinada. Para sobreviver, o trabalhador vira microempresário na marra.

SE não é líder em batidas em poste

Enganam-se aqueles que pensam que Sergipe seria o líder nacional em colisões de veículos com postes. Dados divulgados pelo Pará mostram que esse Estado do Norte brasileiro é detentor da primeira posição. Enquanto Sergipe registrava 298 casos em 2022, o Pará aparecia com 962. Está bem na frente. Já em 2021 Sergipe teve 326 colisões em postes e o Pará 1.865.

Os motivos

Conforme dados divulgados pelos estados, as colisões de veículos com postes são causadas por embriaguez e sonolência do condutor do veículo e ainda falhas mecânicas, excesso de velocidade e ruas e avenidas em precárias condições de uso para carros (tomadas por buracos). 

Viajar é preciso

O Governo de Sergipe vem mantendo contatos com a Gol, TAM e Azul para tornar viáveis novos voos ligando Aracaju a vários outros destinos do país.

Cartão postal

O Parque da Cidade, aquele que fica na área de Mata Atlântica do Bairro Industrial, é um dos espaços mais bonitos de Aracaju e só tem como concorrente a orla de Atalaia até a Aruana.

Empossados no Banese

Além do ex-secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, que já responde pela presidência do Banco do Estado de Sergipe (Banese), a instituição financeira já tem em plena atividade, na condição de diretor Administrativo, o mago das contas públicas Marcos Vinicius Nascimento, ex-superintendente Especial da Sefaz.

Rolar para cima