Coluna Primeira Mão

Sergipano abandona exército da Ucrânia

Lembra do Gabriel Santos Matos, um brasileiro nascido no município de Canhoba (SE), que foi para a Ucrânia lutar no Exército contra a Rússia? Suspeita-se,  caiu na real  (antes que um míssil russo caísse em sua cabeça), segundo a revista Fórum, anunciou pelas redes sociais que abandonou o país e foi para a Polônia. Pelo pique que deu na fuga da guerra, qualquer hora dessa chega por aqui. Deve achar mais leve enfrentar a seca do sertão sergipano.

Rompimento à vista

A ruptura entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) , pré-candidato do bloco governista à sucessão de Belivaldo Chagas em outubro próximo é iminente: PDT nacional quer que ele seja candidato a governador de qualquer forma. Mas essa indicação só valerá se a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República vingar.

Subiu no Telhado

O jornalista Reinaldo Azevedo acabou de falar que a mudança de Alessandro Vieira, um morista de primeira hora, do Cidadania para o PSDB pode ser sinal de naufrágio da candidatura de Sérgio Moro. E ainda arrematou, ‘ desiste Moro, vai’. A expressão que Reinaldo usou foi ‘ é sinal de que a candidatura de Sérgio Moro subiu no telhado’

Tamo junto?

Na foto do suposto consenso do bloco governista, todos sorriram, até mesmo Edvaldo, que saiu do encontro abatido. Mas o governador mostrava-se aparentemente tenso. 

Pura fidelidade

A turma de Edvaldo Nogueira está afinada e tem o mesmo discurso do chefe.  Alguns vão mais longe e afirmam: “A coligação dispensou o melhor jogador. Acho que a candidatura de Rogério vai crescer”.

Raízes interioranas

Embora nascidos na capital do Estado, Aracaju,  Rogério Carvalho (PT) e   Fabio Mitiidieri (PSD), têm fortes raízes interioranas. Lurdes de Carvalho, a mãe de Rogério, é de Lagarto  e  Luiz Mitidieri, pai de Fábio, é de Boquim, dois importantes municípios sergipanos da região Centro-Sul. O petista tem 53 anos e o peessedista 45. 

Campanha polarizada

Pelo quadro eleitoral que hoje se apresenta para a disputa do governo de Sergipe, a campanha 2022 tende a ser polarizada entre Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho. Mas é possível que o senador Alessandro Vieira apareça no meio deles para embolar a disputa.

Vice e Senado

Agora, os pré-candidados ao governo começam a articular a composição de seus chapas majoritárias. Quem pode ser vice ou senador? Quem tem votos e entra na linha de frete para somar? São perguntas que já estão se fazendo.

Distante do PT

Pelo que se comenta internamente no PT, será muito difícil petista votar no ex-governador Jackson Barreto (MDB) para o Senado. Lula até gosta de JB, mas a turma do PT daqui não o olha com bons olhos. Parece que a turma do PSD também não nutre simpatia por ele e tem adoração por André Moura.

Republicanos cresce

Os presidentes nacional e estadual de Sergipe do Republicanos, respectivamente deputado federal  Marcos Pereira e Heleno Silva, comemoram a adesão do deputado federal Gustinho Ribeiro ao partido. Segundo Heleno, o Republicanos agora está entre os maiores partidos no Estado.

Sobressaem

Os nomes mais fortes do PT na disputa de cadeiras na Câmara Federal são mesmo os de João Daniel e Eliane Aquino. Eles disputam internamente em campos distintos e os amigos dizem que podem sair das urnas eleitos..

Morre Cabo Anselmo

Morreu na noite da última terça-feira, 15,  em São Paulo, o sergipano José Anselmo dos Santos mais conhecido como Cabo Anselmo. Ele era natural de Itaporanga D’Ajuda, tinha 80 anos e atuou nos anos da ditadura militar no Brasil como agente duplo. Convivia com segmentos esquerdistas e dedurou várias pessoas aos militares 

São José

Neste sábado, 19, todas as orações do povo do sertão estão voltadas para São José. Acreditam esses nordestinos muito atingidos por sucessivas secas, que se houver ocorrência de chuvas nessa data no semi-árido, isso representa um sinal de que terão boas safras.

Está difícil

Gasolina cara e diesel caro devem estimular muita gente a sair de casa mais cedo e ir para o trabalho a pé.

Rolar para cima