“Neste momento estamos visitando as cidades das regiões sul e centro-sul de Sergipe conversando com os sergipanos e entendendo como eles estão enfrentando a falta de emprego, a escassez de oportunidades e investimentos que assolam nosso Estado. Temos problemas antigos, que foram colocados pra debaixo do tapete e esquecidos por muitos prefeitos e pelo governo, mas, as pessoas que vivem, muitas vezes, em situação de pobreza e poucos recursos nos contam o que esperam para o futuro. Sergipe é um estado rico tanto em fontes naturais quanto em perseverança e força de trabalho”, explicou o pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho.
Após alguns meses debruçado na situação econômica do Estado e atuando em várias frentes enquanto senador da república, Rogério Carvalho está numa peregrinação por várias cidades sergipanas esmiuçando detalhes do cotidiano dos cidadãos e cidadãs do interior. Vislumbrando a falta de investimento que faz parte do cotidiano de diversas cidades, o pré- candidato e a equipe de trabalho da pré-campanha já traçam alguns pontos que serão trabalhados futuramente quando for apresentado o Plano de Governo.
“É impossível falarmos dos municípios da região centro-sul, como as cidades de: Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto, além de outras próximas como São Domingos e Salgado sem citarmos os empregos oriundos do plantio na agricultura. São cidades fundamentais para nosso Estado e que já tiveram grande importância econômica, sendo nos últimos anos apenas massa de manobra política. Quando pensamos na região centro-sul, pensamos em investimentos e nas parcerias de empresas privadas, que venham fortalecer a pecuária, a bovinocultura, a criação de ovinos, equinos, aves e caprinos, etc. O estímulo às cadeias produtivas, a partir da criação de agroindústrias, pode gerar novas possibilidades para os agricultores de Sergipe, pincipalmente, com o fomento, o desenvolvimento produtivo e a comercialização, a partir de possibilidades de escoamento e criação de marcas para produtos gerados pelos grupos produtivos. Tudo isto deve ser retomado com ações para as gerações de emprego, renda e desenvolvimento. Não podemos esquecer que produtos como a mandioca, o fumo, o feijão, o milho são culturas que promovem o comércio nessas localidades, basta citarmos a Maratá que emprega várias e várias pessoas, e assim devemos também efetivar mais investimentos no setor agrícola”, explicou.
Rogério Carvalho ainda enfatizou a importância da confecção e comércio de roupas em cidades polos no campo vestuário, como Tobias Barreto. “Há alguns anos tínhamos gente vindo de várias partes do nordeste para Tobias, por exemplo, conhecida como a nossa Capital dos Bordados. Sabemos que o comércio de roupas promove o desenvolvimento das cidades que trabalham com este nicho econômico e por que não estamos vendo mais investimentos nesse setor? E por que Sergipe não pode expandir esse tipo de comércio para cidades vizinhas? Vamos trazer mais interesse para esse nicho de trabalho, uma vez que temos pessoas, suficientemente, experientes para gerirem, empregarem e trabalharem com fabricação e venda de roupas e outros produtos de cama, mesa e banho. Isto sem falarmos nos atrativos turísticos que essas cidades possuem e que precisam de mais atenção. Fortalecer a economia não é apenas investir num tipo de empresa, mas sim fortalecer os nichos mais significativos e também agregarmos mais visibilidades nas potencialidades de cada local”, frisou.
Segundo Marcelo Barreto, que faz parte da Coordenação de Programa de Governo de Rogério Carvalho, tanto a região centro-sul quanto a região sul estão no radar do pré-candidato.“Rogério vem há anos reunindo informações referentes a todas as regiões sergipanas, pois ele e todos nós da equipe entendemos que a política economia sergipana precisa ser construída levando em consideração as particularidades de cada cidade, seus costumes e, principalmente, os anseios da população”, contou.
Rogério Carvalho vem passando também pelas cidades da região sul de Sergipe, conversando com moradores de: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhi, Tomar do Geru e Umbaúba. “Quando encontramos essas pessoas notamos o quanto a economia, apesar das dificuldades, ainda gira ao redor da citricultura, cerâmica, as indústrias e o turismo. Nestes pontos sabemos que essas cidades precisam de um olhar voltado a fortalecer cada campo deste. A riqueza hidrográfica, que já serviu de cenário para o Brasil, hoje se encontra esquecida e temos que mudar esta triste realidade. Alguns símbolos são marcas dessas cidades como: a laranja, as praias, o barco de fogo, o artesanato e as indústrias, e se levarmos em consideração esses tais itens temos aí um mapa de onde devemos e queremos partir. Precisamos reativar a agricultura e a cultura local, partindo para trazer mais investimentos para essas cidades, enquanto fortalecemos o que já nos identifica enquanto sergipanos”, disse Rogério.
“O pré-candidato fez questão de destacar que “não podemos esquecer de forma alguma de viabilizar a expansão para toda a região Sul de Sergipe do polo de Confecções de Itabaianinha. É bom exemplo e terá o nosso apoio”.
Tecnologia para o desenvolvimento
Investimentos em tecnologia, em especial a Inclusão Digital, ampliará possibilidades para que estudantes, as donas de casa, os pequenos agricultores, e para toda uma cadeia produtiva na direção do desenvolvimento, fortaleça o setor econômico do Estado. De acordo com Marcelo Barreto, a ideia de desenvolvimento econômico que Rogério Carvalho e equipe estão trabalhando deverá introduzir também, em todo o processo produtivo, a construção de centros com infraestrutura tecnológica em 5G que servirão para fomentar a produtividade. “Além disto, Rogério também irá empregar uma atenção especial voltada à modernização das rodovias, para facilitar o escoamento de produtos”, informou.
Sergipe de Todos. “Além de estarmos visitando essas cidades também lançamos a plataforma digital www.sergipedetodos onde ampliamos as vozes dos sergipanos, a partir de suas participações, on-line, na construção do nosso Plano de Governo. A nossa ideia, desde o princípio desta pré-campanha é traçarmos metas embasadas por todos e todas. Queremos mesclar o que a população vem nos contando, a cerca de suas realidades, juntamente com o que estamos analisando e desenvolvendo. Este trabalho deve ser feito em conjunto e não de forma verticalizada”, finalizou o pré-candidato, Rogério Carvalho.