Quinta Juriscultural celebrará 200 anos da Independência de Sergipe

A décima edição do Projeto Quinta Juriscultural traz como tema os 200 anos da independência de Sergipe. O evento acontecerá no Memorial do Judiciário, localizado à Praça Olímpio Campos, 417, Centro de Aracaju, nessa quinta-feira, 26/05, a partir das 17 horas. Haverá ainda lançamento de livro e apresentação do grupo folclórico Samba de Pareia da Mussuca (Laranjeiras/SE). A entrada é gratuita, mas é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19.

O livro ‘Clio Digital: Memórias e Histórias de Sergipe – 200 anos da independência de Sergipe’, volume 01, foi organizado pelo prof. Dr. Antonio Lindvaldo Sousa, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A obra é resultado do evento Clio Digital, realizado em 2020 durante as comemorações dos 200 anos da emancipação política de Sergipe.

O livro contém nove textos que versam sobre temáticas da formação inicial de Sergipe. Um deles foi escrito pela professora doutra da Universidade de Évora, Maria de Deus Manso, onde enxerga a capitania de Sergipe como uma localidade pertencente ao império português. Outros textos oferecem leituras diferenciadas sobre a conquista de Sergipe em 1590, sujeitos e distinções sociais, povos indígenas, arqueologia e religiosidades.

Na programação do evento ainda consta mesa-redonda com a participação e coordenação dos organizadores/autores do livro, professores doutores Antonio Lindvaldo Sousa e Claudefranklin Monteiro Santos; seguida de autógrafos.

O Projeto Quinta Juriscultural, que acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, tem como objetivo principal valorizar e levar ao público todas as expressões artísticas e culturais de Sergipe nas suas mais variadas formas, tais como música, artes plásticas, literatura, dança, fotografia, artesanato e folclore. Além disso, cultuar e propagar valores e figuras exponenciais de Sergipe ligadas às artes e à cultura jurídica.

Fonte e foto: TJSE

Rolar para cima