O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, ocupará a vice-presidência da Região Nordeste no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), no período de março/2022 a março/2023.
A posse do chefe do MP de Contas sergipano na nova função ocorreu na última quarta-feira, 30, durante Assembleia Geral do CNPGC, nas dependências do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com a presença de 22 procuradores-gerais de todo o país.
“É uma honra muito grande ajudar a presidência do CNPGC, assumindo a vice-presidência para a Região Nordeste”, comentou Bandeira de Mello, ao cumprimentar o novo presidente do Conselho, o procurador-geral de Contas do Estado de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima.
De acordo com o procurador sergipano, a ideia do CNPGC é fazer uma troca de informações e de experiências com vista ao aprimoramento dos Ministérios Públicos de Contas Brasileiros.
“Neste sentido, trabalharemos junto aos colegas procuradores-gerais do Nordeste para efetivar projetos em comum em relação às questões de controle que atingem todos os MPCs nordestinos. Temas como Educação, aplicação da LRF, e aperfeiçoamento dos controles internos municipais entre outros, estarão na pauta, e esperamos conseguir grandes avanços prestando serviços à sociedade nordestina e brasileira”, concluiu Bandeira.
Conferência
A Assembleia Geral do CNPGC foi realizada em meio à I Conferência Democracia e Institucionalidade, promovida para marcar os dez anos do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP).
Com palestras, painéis e lançamentos de livros e revistas técnicas, o evento teve a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Rafael Fonsêca, que convidou formalmente os procuradores para que participem do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Aracaju, no próximo mês de novembro.
“Os procuradores de contas desempenham papel fundamental na fiscalização da Lei em todas as matérias comuns ao controle externo e essa adesão engrandecerá ainda mais o nosso Encontro”, destacou Fonsêca.
Créditos: Hádam Lima – DICOM-TCE/SE
Foto: MPC/SP