Prefeitura e Caixa finalizam estudos técnicos para PPP da Iluminação

Parceria Público-Privada permitirá a substituição de 58 mil pontos de iluminação já existentes, com lâmpadas de LED

Aracaju está cada vez mais perto de ter todo o seu parque de iluminação completamente modificado por lâmpadas de LED. Na manhã desta quinta-feira, 16, foi apresentada a primeira versão do conjunto de produtos para a concretização da Parceria Público-Privada que viabilizará a substituição das 58 mil luminárias da capital sergipana, hoje com lâmpadas de vapor. A reunião entre as equipes da Prefeitura de Aracaju, da Caixa Econômica Federal e do Banco Mundial, parceiros da administração municipal nesse processo, contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que elogiou o resultado final do projeto.

Apresentação

Com a apresentação do conjunto de produtos que compõem o projeto para transformação do parque de iluminação pública da cidade, as equipes técnicas encerram o ciclo de estudos, após cerca de seis meses de trabalho. Com isso, Aracaju conclui uma das principais etapas do processo em tempo recorde, segundo o gerente de Clientes e Negócios da Caixa Econômica, André Araújo, uma vez a média nacional para estruturação deste tipo de Parcerias Público-Privadas, no Brasil, é de dois anos.

PPP

A PPP permitirá a substituição de 58 mil pontos de iluminação já existentes, com lâmpadas de LED, consideradas mais econômicas e duráveis, o que vai gerar mais segurança aos cidadãos e causará um impacto socioambiental representativo. Além disso, 15 monumentos da cidade e pontos turísticos ganharão iluminação especial, a exemplo da igreja do Santo Antônio, Capuchinhos, Mercados Centrais, estátuas da Orla da Atalaia e quatro pontes que interligam Aracaju a outros municípios. Também está previsto a incorporação de um Centro de Controle Operacional e de um sistema de Telegestão, assegurando a rápida reposição ou substituição de lâmpadas nas principais vias, em caso de eventuais danos. Além disso, a concessionária ganhadora do certame terá o compromisso de expansão de 400 novos pontos de iluminação/ano, beneficiando todas as localidades de Aracaju com um sistema de iluminação, pela primeira vez na história da cidade, totalmente padronizado.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes

Rolar para cima