Prefeitura de Aracaju condecora comandantes do 28º BC, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros

Comenda foi concedida aos homenageados pela atuação de suas instituições no enfrentamento às manchas de óleo de petróleo nas praias de Aracaju no final do ano passado

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta quinta-feira, 16, a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Serigy aos comandantes do 28º Batalhão de Caçadores, coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho; da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Guilherme Conti Padão, e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Gilfran Marceliocopete Santos Mateus. A Comenda, a mais alta condecoração do município, foi concedida aos homenageados pela atuação de suas instituições no enfrentamento às manchas de óleo de petróleo nas praias de Aracaju no final do ano passado.

A Comenda da Ordem do Mérito Serigy foi criada em 1973 e tem o objetivo de agraciar pessoas que tenham prestado serviços de relevância ao município de Aracaju. A condecoração recebe o nome de um dos caciques sergipanos que se destacou pela resistência à conquista portuguesa. O cacique Serigy é considerado o guardião da soberania, da auto-estima, da liderança, da luta, da coragem e da servidão. Na atual gestão, é a primeira vez que a condecoração é concedida. Mais de 300 personalidades já receberam a condecoração, desde a sua criação, entre elas o ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a folclorista, escritora e historiadora, Aglaé Fontes, os empresários Gentil Barbosa e Oviêdo Teixeira, o sociólogo Gilberto Freyre, o desembargador Artêmio Barreto, a historiadora Maria Thétis Nunes, o padre Arnóbio e o médico Almir Santana.

O coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, que discursou em nome dos homenageados, agradeceu a honraria. “É motivo de muito orgulho receber esta comenda em nome das instituições que representamos. Nossa intenção é que todos se sintam homenageados. As instituições existem para servir a sociedade. Por isso, nos unimos para resolver um problema comum para benefício da sociedade. Ocorreu uma convergência total de esforços e interesses para que pudéssemos voltar a ter uma praia limpa, algo tão importante para a economia, para o turismo e para o lazer dos aracajuanos. Não somente o 28º BC, a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros, mas várias instituições se somaram e aqui representamos a todas elas. As instituições de Sergipe são diferenciadas no quesito integração, pois se unem para atender a sociedade, independentemente de eventuais interesses e posições. Todos pensamos no bem da sociedade”, declarou.

Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes

Rolar para cima