OUVINDO A HISTÓRIA – Os 167 anos de Aracaju Capital

‘Ouvindo a História’ é uma série de concertos didáticos nas igrejas e museus do Estado de Sergipe, idealizado pelo Renantique e que foi contemplado através do edital 04/2021 ‘Apoio às Iniciativas Culturais’ da FUNCAP – Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe.

Para essa série de dois concertos, o Renantique apresentará um repertório alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil: De Portugal medieval ao Brazil imperial | Cantigas, vilancicos, romances luso-brasileiros, lundus & modinhas, nesse novo repertório.

O Renantique faz uma jornada musical de mais de três séculos, partindo de Portugal medieval com as Cantigas de Amigo, passando pelos vilancicos portugueses do séc. XVI, os romances luso-brasileiros que são um grande elo de ligação entre a literatura e a música, assim como, os lundus e modinhas que também foram cantados em Portugal e no Brasil no período colonial e a música no Brasil Império.

Com um caráter didático, não apenas na área musical, estes dois concertos também estão inseridos como uma atividade de Educação Patrimonial, ou seja, uma ação educativa para promover o conhecimento e a preservação do patrimônio histórico e artístico da nossa capital ao comemorar os seus 167 anos em 17 de março de 2022 que se junta aos 200 anos da Independência do Brasil e que ainda se converge com a Emancipação Política de Sergipe, devido ao processo que seguiu desde 1820 até 1822, e como nos ensina a profa. Terezinha Oliva: “Os dois processos se confundem e confluem”.

Para esses dois concertos, contamos com a participação do historiador João Mouzart de Oliveira que apresentará a linha do tempo da História de Sergipe desde o período colonial.

O primeiro concerto será realizado no Palácio-Museu Olímpio Campos, dia 07 de julho às 16h 30min e o segundo, dia 03 de setembro no Museu Histórico de Sergipe | São Cristóvão/SE às 17h. Entrada franca.

Rolar para cima