O PT até se divide, mas todo mundo fica junto – Coluna Primeira Mão

O PT dividido

Os dirigentes do PT estão divididos em dois grupos. De um lado está o grupo do “antes mal acompanhado do que só”, que tem uma atitude flexível em termos de alianças político-eleitorais. De outro lado vem o grupo do “antes só que mal acompanhado”, composto por aqueles que querem uma chapa “puro sangue”. Embora os dirigentes ainda não tenham batido o martelo, essa coluna acha que o segundo grupo sairá vencedor.  O PT e sempre assim, se divide, mas todo mundo fica junto. 

Imagem de Déda

A imagem do ex-governador Marcelo Déda tem sido recuperada pelo PT nesses tempos pré-eleitorais. Enquanto prefeito de Aracaju, Déda teve um bom desempenho. Mas os petistas precisam lembrar que já faz algum tempo da morte do político simão-diense, seis anos.

Bateu saudade

Do ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB), no dia 11 deste mês de março, quando o ex-governador Marcelo Déda (PT) completaria 60 anos se vivo estivesse: “(Déda) Era quem, pela força moral, pelo consenso, conseguia promover a união na busca de um Sergipe melhor”.

Esvaziamento

O MDB, partido do ex-governador Jackson Barreto, ficará sem representação na Câmara de Aracaju, caso os seus dois parlamentares na Casa se filiem ao PSD até o final deste mês, como eles mesmo têm tornado público. Gonzaga e Bigode estão com os pés fora do partido.

O quarto mandato

Está confirmado: Jackson Barreto vai ajudar a Edvaldo Nogueira a conquistar mais um mandato de prefeito de Aracaju.  Antes foi Marcelo Déda. Somando tudo, quando 2024 chegar, o ex-comunista terá sido quatro vezes prefeito de Aracaju.  Isso deixará muita gente com inveja.

Propagando o cajueiro

Pessoas ligadas à publicidade dizem que Aracaju é uma boa marca para se vender. Traduzindo do tupi para o português o seu nome significa “cajueiro de papagaios”. Nessa fusão de palavras estão uma ave muito bonita e uma árvore com grandes folhas e nos seus galhos ficam penduradas as suas deliciosas frutas, sem esquecer as suas saborosas castanhas, consumidas no mundo inteiro. Na avenida Beira Mar (que na verdade deveria ser chamada “Beira Rio” e a avenida Santos Dumont, avenida Beira Mar), estão plantados alguns cajueiros, mas a capital de todos os sergipanos mereceria ter mais dessas árvores. Se o leitor dessa coluna prestar a atenção, notará que  turistas sempre fazem uma paradinha para uma foto no momento do cajueiro e do papagaio situado na “curva do Iate”.

Fios despencandos

Existe algum motivo para que os fios que ligam um poste e a outro das companhias telefônicas “caiam” e fiquem um pouco acima de nossas cabeças nas nossas calçadas nas ruas de Aracaju? Os usuários dos serviços dessas empresas merecem um melhor tratamento.

Virou problema

O leitor pode conferir. Não há um só dia em que noticiário de TV ao meio dia não traga algum problema relativo à DESO. Quando não é em Aracaju, é o interior. A ideia que guardamos dessa empresa é aquela de uma instituição administrada e cujos equipamentos (tubulação, etc.) ou são velhos e enferrujados ou são de qualidade inferior. A falta de água na torneira parece ser o problema principal gerado por essa situação.

Alerta

Dieese alerta Guedes sobre coronavírus: ‘Não se faz reforma durante a enchente’. O conselho merece ser apreciado com atenção.

Boas perspectivas de óleo e gás

Os Testes de Longa Duração (TLD) realizados pela Petrobras na costa sergipana desde o dia 22 de fevereiro já confirmam as boas expectativas sobre a capacidade de petróleo e gás natural na bacia Sergipe-Alagoas. O diagnóstico foi apresentado por representantes da empresa na última quinta-feira (12), em reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A presença de óleo leve e de um volume de gás natural em proporção três vezes maior do que o encontrado em campos do pré-sal vem legitimando a previsão de implantação de duas embarcações do tipo FPSO em águas no litoral sergipano.

Salas de cinema centerplex

Muito em breve o Aracaju Parque Shopping inaugurará as suas confortáveis  salas de cinema e com filmes de alta qualidade. Com isso,  o sergipano terá mais e melhores opções em termos de lazer.  

É muita baixaria

Tem chamado a atenção dos analistas externos das vindouras eleições para a reitoria da UFS a agressividade verbal das candidaturas bolsonaristas. Para se dar conta do que estamos falando, é só frequentar as contas dessas pessoas no Twitter. Nunca se viu tanto radicalismo e fanatismo na UFS.

De olho no coronavírus

Encontros, congressos, simpósios etc. foram cancelados pelo reitor da UFS, professor Ângelo Antonioni, como medida visando a evitar uma possível contaminação de membros da comunidade universitária pelo vírus Corona. Outra notícia importante é que o semestre está terminando e em seguida haverá o recesso habitual.

Os hotéis ainda sem problemas

O coronavírus ainda não chegou a Sergipe, mas ronda bem próximo – já há registros na Bahia e Alagoas., nossas fronteiras. A rede hoteleira sergipana teve que cancelar  alguns eventos, preventivamente . Mas no trato das hospedagens são poucos os cancelamentos por causa desse problema. Segundo o presidente da ABIH, Antônio Carlos Franco Sobrinho, os estabelecimentos cuidam da higiene e a Secretara de Estado da Saúde tem repassado informações.

OAB de olho no coronavírus

A seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) tem postado informações preventivas e educativas desde o início do surgimento de casos de coronavírus no Brasil. O presidente da entidade, Inácio Kraus, diz que considerou sensatas as decisões do TJ, que anunciou medidas na sexta-feira, 23.  “Segunda à tarde teremos reunião de diretoria para decidirmos quanto aos eventos da OAB. Também já está preparada uma comunicação interna para os colaboradores da OAB, quanto as ações preventivas.de Ordem”, disse Kraus.

Outra gripe

As urgências de hospitais e clínicas de Aracaju andam lotadas desde a semana passada. Calma! Não se trata de coronavírus, mas sim de uma virose outra que atinge os sergipanos e os deixa com excessivo cansaço, garganta inflamada e, em alguns casos, febre.

O planeta vai parar

Pelos quadros apresentados pela mídia e a crise nas bolsas de todo o mundo, o coronavírus vai parar o planeta, que já anda cambaleante. O efeito coronavírus já motivou até ponto facultativo em repartições públicas de Sergipe.

Macambira insegura

Nos últimos dias a população de Macambira vive assustada. Lá tem ocorrido inúmeros roubos de motos e celulares.  Até sentar no banco da praça ou enfrente a residência é algo de alto risco , imagine andar pelas ruas. Meliantes em motos estão fazendo o que querem e nada é feito.

Rolar para cima