O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 12, o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) e coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco), Jackson Araújo.
A reunião, que também contou com a presença do diretor de Comunicação e Mídias do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Habacuque Villacorte, teve o objetivo de iniciar os preparativos para a realização de evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro. De acordo com Bandeira, será também uma oportunidade para comemoração dos 25 anos de existência do Ministério Público de Contas de Sergipe.
“Tratamos com o Dr. Jackson e o diretor de comunicação sobre algumas estratégias para divulgação do evento. A ideia é fomentar a participação cidadã, que é um eixo muito importante no controle; queremos também mostrar a gestão pública que dá certo, aquela que pratica as boas medidas de gestão e de controle, e apontar como isso pode trazer bons resultados. Trabalharemos essas questões e também pretendemos comemorar o aniversário do MPC, dentro de um contexto no qual ele está inserido, no controle da boa aplicação de recurso público, no combate à corrupção e no incentivo à boa gestão”, explicou o procurador-geral.
Para o coordenador do Fórum, eventos como o planejado são importantes para a abertura e manutenção de um canal de comunicação com a sociedade.
“Todo ano o Focco, do qual o TCE/SE e o MPC/SE fazem parte, realiza evento provocado pelo Dia de Combate à Corrupção. Este ano, em especial, queremos chamar a atenção para a participação cidadã nesses movimentos de controle do gasto público. Então, a ideia é que possamos trazer ações propositivas e positivas, com destaque para aquelas entidades que implementaram medidas de combate a corrupção e apresentaram um resultado positivo”.
O evento ainda não tem data específica, mas deve ocorrer na primeira quinzena do mês de dezembro.
Créditos: Yasmin Barreto
Foto: Cleverton Ribeiro