Em Aracaju, inflação de abril tem leve desaceleração, mas ainda representa aumento

Em Aracaju, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou  0,39% no quarto mês do ano. Apesar de ocorrer uma desaceleração na passagem dos meses, o índice da inflação acumulada no ano chegou a 2,63%.

O grupo de Saúde e cuidados pessoais apresentou o maior impacto de gastos para os aracajuanos, com um aumento de 1,61%. O principal motivo do aumento de se deu pela alta de preços em alguns remédios, como hipotensor e hipocolesterolemico (6,46%), anti-inflamatorio e antirreumático (5,62%), assim como do antialérgico e broncodilatador (5,37%). Outros produtos farmacêuticos também registraram aumento de 4,58%.

A alta de medicamentos foi sentida em todo o país.  “O resultado nesse grupo foi influenciado pela alta nos produtos farmacêuticos, justificada pela autorização do reajuste de até 5,60% no preços nos medicamentos, a partir de 31 de março”, explica o analista da pesquisa, André Almeida.Já os preços nos planos de saúde tiveram alta de 1,21% em Aracaju. “Houve incorporação das frações mensais dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2022 a 2023”, complementa o pesquisador.

O grupo da Habitação foi responsável pelo segundo maior impacto de gastos, com um aumento de 0,96%. Isso se deu pelo aumento nos preços da energia elétrica (1,68%) e do aluguel (1,38%).

O terceiro grupo com maior impacto foi o de vestuário, com um aumento de 0,94%. Os motivos se dão pelo aumento dos preços de itens do vestuário, como camisa masculina (3,56%) e roupas de modo geral (0,97%).

Em contrapartida aos aumentos, 3 grupos apresentaram redução da inflação no mês de abril. São eles: artigos de residencia (-1,3%), despesas pessoais (-0,31%) e transportes (-0,06%). O principal motivo de redução do grupo dos transportes se deu pela queda dos preços da gasolina (-1,60%).

Vale ressaltar que apesar do grupo de transportes ter redução em abril, as passagens aéreas tiveram um aumento expressivo (18,9%).

INPC registra 0,29% em Aracaju

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do mês de abril de 2023 apresentou aumento de 0,29%. O INPC no Brasil foi de 0,53%.

Fonte: Superintendência Estadual do IBGE em Sergipe

Rolar para cima