Tribunal está implantando o serviço de transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida ou sem locomoção, para pegar o eleitor com deficiência em sua casa e levá-lo de volta após votar
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) divulgou informação em que garante que todos os locais de votação no Estado têm acessibilidade eleitoral. Diversas vistorias são feitas em ano não eleitoral e no ano das eleições para corrigir possíveis problemas.
A acessibilidade eleitoral é aquela relacionada ao ato de votar sem barreiras físicas ou comportamentais. Portanto, nos locais de votação de Sergipe, todas as seções são organizadas para que o eleitor com deficiência vote rapidamente, respeitando inclusive sua prioridade.
São considerados itens como rampas, banheiros, largura das portas, arrumação da urna e da mesa receptora de votos, atendimento por nosso Coordenador de Acessibilidade (todos os locais de votação tem pelo menos um), uso de recursos como o fone de ouvido etc.
No ano de 2020 não houve qualquer reclamação sobre acessibilidade nos locais de votação, devido a esse trabalho preventivo.
Além disso, o TRE tem a Central de Libras (criação do TRE-SE) para atendimento virtual das pessoas surdas e está implantando o serviço de transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida ou sem locomoção, para pegar o eleitor com deficiência em sua casa e levá-lo de volta após votar. Esse serviço será feito em parceria com o CONSER.
Pode até haver algum TRE que tenha bom nível de acessibilidade, mas no TRE-SE o serviço é de excelência, sem qualquer dúvida. Inclusive é elogiado pelas organizações de defesa das pessoas com deficiência.