Tem muita gente confusa sobre o crescimento do PDT sergipano. Andam propagando nas redes sociais que o prefeito Edvaldo Nogueira foi o primeiro pedetista a chegar à Prefeitura de Aracaju (agora em 2020, pelo voto direto). A sua filiação ao partido foi feita em janeiro deste ano.
Na verdade, o primeiro foi Jackson Barreto, no período de 1º de janeiro de 1993 a 1º de abril de 1994, e o seu sucessor, o vice-prefeito Almeida Lima, foi o segundo (de 1º de abril de 1994 a 1º de janeiro de 1997, pois também era quadro da agremiação política . Vice-prefeito eleito (na chapa de JB), Almeida assumiu a prefeitura com a renúncia de Jackson.
Uma outra curiosidade: O PDT de Sergipe tinha a sua maior força na capital, Aracaju, mas nunca conquistou muito espaço. Como o partido tinha muitos advogados – entre eles Carlos Alberto Menezes, Francisco Dantas, Nilton Vieira Lima e Francisco Ramos – era chamado de “partido dos bacharéis”. Coincidentemente, Jackson e Almeida são bacharéis em direito. Já Edvaldo Nogueira foi estudante de medicina.