Rogério Carvalho – Senador da República e pré-candidato ao Governo de Sergipe
A seca é um problema históricos do agreste e do sertão nordestino. Sergipe, apesar de estar inserido em seis bacias hidrográficas, também sofre com as consequências desse fenômeno, que impacta na perda de plantações e de animais e no aumento da fome e da miséria.
Em fevereiro do ano passado, por exemplo, Sergipe teve a maior área com seca grave e moderada do Nordeste. Cidades como Frei Paulo, Canindé do São Francisco, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, e outras sofreram com a estiagem, que atingiu cerca de 50 mil sergipanos.
Nosso projeto para enfrentar a seca é o de “Água para Todos”, isso é, levar água tratada, dessalinizada e adequada para o consumo humano todo estado. Onde houver uma família, nós vamos levar água de qualidade. Para isso, vamos investir na construção de adutoras e de poços. Afinal, Sergipe possui um aquífero riquíssimo, que é capaz de abastecer o nosso estado.
Também vamos construir barragens em alguns rios perenes e assegurar o manejo da água nas nossas bacias secas, garantindo também segurança hídrica para a agricultura e para a pecuária, fundamentais para o nosso desenvolvimento.
Evidentemente, que tudo isso será feito de forma muito bem planejada e respeitando a preservação do meio ambiente e as diretrizes dos órgãos ambientais.
De forma complementar, temos a experiência de sucesso do programa de cisternas do governo Lula. Em Sergipe, foram 11.692 cisternas para consumo e 2.534 para produção entregues a partir de 2011.
Outra frente de ação são os caminhões pipa. No fim do mês passado, reunimos 12 prefeitos para a entrega de caminhões pipa para municípios do Alto e Médio Sertão, do Agreste e do Centro-sul do estado, com investimentos de mais de R$ 4,5 milhões para 15 cidades. Essa foi uma conquista do nosso mandato no Senado. No governo, podemos fazer muito mais.
Estou convencido de que com coragem, com vontade política e com experiência de gestão é possível avançarmos no enfrentamento da seca em nosso estado. Juntos com Lula, que sofreu na pele as mazelas da falta d’água, faremos um governo atento ao sofrimento dos sergipanos e sergipanas que tanto sofrem com os impactos da seca, em nosso estado.