Confira os detalhes das eleições do Sistema Cofecon/Corecons 2021

Como acontece todos os anos no mês de outubro, o Sistema Cofecon/Corecons realiza as eleições que renovam um terço dos conselheiros efetivos e suplentes dos Conselhos Regionais de Economia. Também são eleitos um delegado-eleitor efetivo e um suplente para eleger os novos conselheiros federais.

O processo eleitoral de 2021 teve início no dia 27, às 8 horas, e foi até o dia 29, às 20 horas (no horário de Brasília), e foi realizado exclusivamente pela internet, por meio do site www.votaeconomista.org.br. Devido à pandemia, não foi realizada a votação na sede dos Conselhos Regionais de Economia ou nas Delegacias Regionais.

Poderiam votar todos os economistas registrados nos Conselhos Regionais de Economia que estavam adimplentes com as anuidades e débitos de qualquer natureza.

Os mandatos de conselheiro no Conselho Federal e nos Conselhos Regionais de Economia são de três anos (sendo permitida uma reeleição) – mas não são coincidentes. Isso faz com que a cada ano um terço dos conselheiros tenha seu mandato encerrado, proporcionando uma renovação constante no quadro de conselheiros. Por esta razão, todos os anos há eleições no Sistema Cofecon/Corecons.

Em outubro são eleitos os conselheiros regionais, pelo voto direto dos economistas. Eles são organizados em chapas, contendo uma quantidade de conselheiros regionais efetivos (de acordo com o número de conselheiros cujo mandato está terminando) e o mesmo número de suplentes.

Em Sergipe só ocorreu a inscrição de uma Chapa que foi eleita ontem.
A chapa denominada Nilton Pedro da Silva, foi uma homenagem ao Economista que foi Presidente do Conselho Regional de Economia de Sergipe no período de 1997 a 1999. Foi diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Sergipe, no período de 08/1997 a 08/2005, também foi Economista do Governo do Estado de Sergipe.

Os componentes das chapas são os seguintes economistas:
Josélia Souza de Brito – Titular
Adenisia C. de Araújo Vasconcelos – Titular
Saumíneo da Silva Nascimento – Titular
Marco Antonio Jorge – Suplente
Claudia Virginia S. de S. Rêgo – Suplente
Fernando Monteiro Marcelino – Suplente
Maris S. de Feitosa – Delegado Efetivo
Aldo Alves Vaconcelos – Delegado Suplente

A sigla CORECON refere-se aos Conselhos Regionais de Economia. O CORECON-SE é o órgão que representa os Economistas cujo Registro do Diploma de Graduação em Ciências Econômicas seja efetuado no Estado de Sergipe. A função de cada CORECON é tratar dos assuntos referentes à profissão do Economista em relação à sociedade, suas atribuições legais, a valorização e demais aspectos sociais e econômicos.

Um resumo do programa de trabalho da Chapa Nilton Pedro: Dar prioridade ao trabalho de fiscalização da profissão para manutenção do mercado de trabalho do economista na iniciativa pública e privada; priorizar o desenvolvimento profissional através de orientações e parcerias de cursos, dando continuidade aos estudos já praticados; dar andamento ao projeto de revitalização das instalações do CORECON / SE junto com o COFECON para proporcionar maior conforto ao economista; incentivar e divulgar trabalhos de destaque de profissionais economistas; aumentar e relacionamento as parcerias junto à universidade Federal vinculativo com o corpo docente e discente, demonstrando a importância deles na participação junto ao conselho; manter a política de incentivos e apoio a inserção de economistas em novos mercados de trabalho; estender uma parceria com os Conselhos de outras profissões maiores fortalecimento da classe, que já está em curso desde a criação do Fórum dos Conselhos; fortalecimento na sociedade em geral o conceito de que o Economista é um profissional necessário; difundir no meio empresarial como qualificação e recursos do profissional economista.

Rolar para cima