Coluna Primeira Mão

Georgeo: Cidadania terá candidato a governador de SE

O deputado estadual Georgeo Passos aposta com quem duvidar que seu Cidadania terá candidato ao Governo de Sergipe. “Com certeza teremos. Nomes já estão sendo discutidos internamente. Em breve, estaremos fazendo o comunicado oficial, provavelmente ainda no decorrer deste ano,” afirma para o Blog.

Gracinha sai ou fica? 1

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) realizou audiência de instrução na manhã de ontem (sexta-feira, 26) para agilizar uma decisão sobre a continuidade da suplente Maria das Graças na condição de deputada estadual, em substituição a Diná Almeida, acusada de se eleger fazendo uso da máquina administrativa do município de Tobias Barreto. Foram ouvidas em juízo três testemunhas do PODEMOS e duas ligadas a Gracinha. O deputado estadual Zezinho Sobral, que seria ouvido ontem, pediu para adiar o seu depoimento.

Gracinha sai ou fica? 2

Popularmente conhecida como Gracinha de Itaporanga (D’Ajuda), a parlamentar, que era quadro do PODEMOS nas eleições de 2018, está atualmente filiada ao PSD, o que lhe impossibilitaria de manter-se na Assembleia, onde foi empossada no dia 27 de setembro deste ano.

Gracinha sai ou fica? 3

Por causa disso, o suplente do PODEMOS, Carlos Vigilante, teria que assumir a cadeira, mas também enfrenta um grave problema: é acusado pela polícia e denunciado pelo Ministério Público pela tentativa de homicídio contra Eronildes Teles Neto e vai a júri popular no dia 30 de março de 2022. Na disputa eleitoral de 2018 ele obteve apenas 387 votos.

Edvaldo decidirá candidatura

O PDT mantém a pré-candidatura do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao Governo de Sergipe. Segundo o pedetista deputado federal Fábio Henrique a decisão final ficará por conta do prefeito, após ouvir o grupo que ele faz parte e que é liderado pelo governador Belivaldo Chagas. Nos últimos dias, Nogueira tem demonstrado disposição para a disputa dentro e fora do bloco.

Questão de interpretação

O leitor desta coluna pode decidir como interpretar a indicação do deputado federal Fábio Mitidieri como candidato a governador pela direção nacional do PSD. Belivaldo Chagas teria sido atropelado e será obrigado, se essa não fosse a sua escolha, a seguir. Teria se tornado uma liderança irrelevante. A outra possibilidade seria a seguinte. Como não se decidia sobre quem escolher, a indicação vinda de Brasília veio a calhar. Agora ele poderá dizer ao candidato preterido que teria escolhido o prefeito Edvaldo Nogueira, não fosse essa intromissão de Brasília, passando por cima dele.

Fábio Mitidieri em trituração

Para alguns comunicadores, o pré-candidato a governador de Sergipe Fábio Mitidieri está sendo fritado. Para outros, ele tem sido triturado. O fogo amigo e a indústria da fofoca o atinge duramente.

Mitidieri não tem dúvida sobre candidatura

Indagado pela coluna sobre a possibilidade de desistir da disputa para ser candidato a governador pelo bloco governista, na sucessão a Belivaldo Chagas (PSD), Fábio Mitidieri disse: “Chance zero. Estou tranquilo. Não tenho dúvidas que serei o candidato”.

Eduardo Amorim: Dória é preparado

“Talvez (João) Dória não seja o melhor candidato populista, mas, com certeza, tecnicamente é preparado para administrar. Enquanto a economia do Brasil recuou em 2020, a de São Paulo cresceu. Neste ano já cresceu mais de 8%”. A afirmação é do ex-senador e presidente do PSDB/SE, Eduardo Amorim. Ele avalia ainda que o partido permanecerá unido e lembra que o Partido cresceu com a coragem e o ineditismo das prévias, mesmo com a falha do aplicativo”. Em Sergipe, o PSDB, manterá a pré candidatura de Amorim ao senado e vai buscar alianças para o governo do Estado. E faz um alerta: Historicamente em Sergipe não cabe candidaturas de senado e governador do mesmo partido.

Aeroporto sem Correios

Há pouco mais de um mês que o aeroporto internacional de Aracaju não tem uma agência dos Correios. A empresa espanhola que comprou o aeroporto tem que provar que pode oferecer melhores do que a Infraero. Até agora, os usuários do aeroporto só tem do que reclamar.

Um bom presente

Enfermeiros e outros profissionais sergipanos ligado à Enfermagem estão contentes com a aprovação por unanimidade pelo Senado de projeto de lei que cria piso salarial acima do que existe hoje para essas categorias. Essa medida terá sido um “presente” pelo trabalho realizado por enfermeiros durante quase dois anos de pandemia. Chateados estão donos de clínicas e de hospitais privados, não esquecendo de prefeitos. O projeto foi enviado para votação na Câmara de Deputados, onde se espera que também seja aprovado.

Orçamento secreto

A crise política causada pelas tais emendas do relator continua em Brasília e nos estados. O STF quer saber quais deputados federais já foram beneficiados por essas emendas que fazem parte do “orçamento secreto”. Os contribuintes e eleitores também querem saber se esse dinheiro ilegal já chegou a Sergipe.

Visitas estranhas

Vez por outra um ou outro ministro do governo Bolsonaro aparece em Sergipe sem o prévio conhecimento da visita. Os profissionais da imprensa têm se queixado que autoridades do governo federal chegam a Aracaju e daqui se vão quase no anonimato.

Horário gratuito

Faltando menos de um ano para as eleições de 2022, os pré-candidatos a cargos majoritários já trabalham, com suas equipes, ideias para programa de governo e encaminham a formação de equipe de divulgação dessas propostas e outras falações públicas. As prioridades são TV e Rádio, onde serão apresentadas propostas. As redes sociais vão motivar muitos bate bocas e nelas os partidos vão manter grupos de apoio.

Padroeira de Aracaju

Começa nesta segunda-feira, 29, a programação do novenário e festa em honra da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, na Catedral Metropolitana, que está funcionando provisoriamente na rua Propriá, 222, Centro. O tema escolhido para os festejos deste ano é “Somos Igreja com Maria, no Ano de São José”. A programação diária (até o dia 7/12) consta de Ofício de Nossa Senhora (12h), Santo Terço (18h30), Novena (19h) e Celebração Eucarística (19h30).

Rolar para cima