Coluna Primeira Mão


Nordeste solidário

As vazões das usinas hidrelétricas nordestinas, principalmente aquelas que ficam no curso do rio São Francisco (aí inclua-se Xingó, em Sergipe) aumentaram para garantir maior produção de energia elétrica e com isso manter em funcionamento as indústrias do Sul e Sudeste brasileiro. N’outras palavras, o Nordeste ajuda a manter as indústrias operando e a preservação de empregos e rendas nas duas regiões.

A campanha no ar

Nas emissoras de rádio do interior, principalmente naquelas localizadas no sertão sergipano, há intensa campanha eleitoral de pre candidatos de olho n as eleições de 2022. Pede-se voto abertamente. Quem não tem acesso, entrará em campanha em julho de 2022, em condições e desvantagem.

Protestos sindicais

Algumas entidades sindicais do serviço público estadual planejam um “Fora Bolsonaro” com um “Fora Belivaldo”. Aliás, a ideia não fazer apenas um ato, mas, sim, vários outros. No caso de Belivaldo, há irritação de servidores por causa da falta de reajustes salariais.

Candidatos a governador

Tem muita gente apostando que pelo menos seis ou sete pessoas/partidos disputarão o governo de Sergipe em 2022. Mas vale lembrar que a disputa mesmo deverá ficar entre o candidato do governador Belivaldo Chagas (Fábio Mitidieri/Edvaldo Nogueira/Laércio Oliveira ou Ulices Andrade), Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania).

Amorim disponível

A situação do PSDB em Sergipe não é boa. O partido parou no tempo e agora busca alianças para sobreviver. O ninho tucano poderá voltar a crescer se o presidenciável João Dória chegar ao Palácio do Planalto, objetivo que está, ao menos por enquanto, difícil de ser alcançado. Ainda assim, o ex-senador Eduardo Amorim, presidente do PSDB no Estado, colocou o nome à disposição para disputar o Senado em 2022.

CPI da covid

O deputado estadual Rodrigo Valadares indaga: Se não há nada de errado nos gastos e atuação do governo de Sergipe no enfrentamento à covid-19, por que boicotar a proposta de CPI da Covid que se encontra na Assembleia Legislativa?

CPI na Justiça?


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) em contato com a coluna informou que na terça-feira próxima, 26, os subescreventes do pedido de instalação da CPI da Covid-19 em Sergipe definem se encaminham ação ao Tribunal de Justiça para que a Comissão seja viabilizada. Pelo quadro exposto com a retirada do nome de Zezinho Guimarães, sete deverão recorrer ao Judiciário.

Cenário ruim

Os opositores do governador Belivaldo Chagas, entre os quais os deputados estaduais Georgeo Passos e Kitty Lima, manifestaram disposição de levar o pedido da instalação da CPI da Covid-19 à Justiça. O cenário na Assembleia Legislativa não lhes é favorável. O governo tem maioria.

Preços em alta

Os preços não param de subir. Não importa se as mercadorias e as matérias-primas são compradas em dólar ou adquiridas aqui mesmo em moeda brasileira. Também pouco importa se foram compradas em dinheiro americano e o vendedor ainda está usando o estoque pago com preço menor. Talvez esses mesmos comerciantes pagando os salários em dólar ou governo federal dolarizando toda a economia. Alguém tem que fazer alguma coisa. Tirar esse ministro da Economia pode ser uma solução barata!

Tempos ruins

Com essa escalada nos preços, para quem não perdeu os seus empregos, o ditado agora é outro: o trabalho empobrece o homem! Mais trabalho quer dizer menos poder de compra. Para o trabalhador de baixa renda é bife do olhão, pé de galinha ou o quilo de osso de boi. A situação não está boa, tá osso mesmo! Até o limão está mais amargo!

Decisões femininas

Projeto de lei muito polêmico, esse relatado pela senadora Maria do Carmo Nascimento Alves que permite fazer laqueadura em mulher mesmo sem o consentimento do marido ou do companheiro. Como o corpo é só da mulher, é correto que a decisão seja tomada por ela. Esse raciocínio deveria valer também para o aborto. Por que os legisladores masculinos decidem quando a mulher deve ou não abortar?

Memória da anistia

Maria Aline Matos de Oliveira acaba de lançar o seu livro “Em busca da liberdade. Memória do Movimento Feminino pela Anistia em Sergipe (1975-1979)”. A obra resgata a luta de bravas mulheres sergipanas pela anistia de presos políticos e de dissidentes da ditadura respondendo a processos na Justiça Militar. São lembrados nomes como Núbia Marques, Ana Cortes, Zelita Correia, Laura Marques, entre outras. O livro é leitura obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da história política sergipana na segunda metade dos anos 70 do século passado. A coluna recomenda.

Eleições na UFS

Três chapas disputam a eleição para o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS). Os estudantes poderão votar virtualmente nas chapas (1) “Canto da Alvorada, (2) Se Organize, e (3) Resistir e Esperançar (3) nos dias 22, 23 e 24. Já no dia 25 acontece a apuração e o resultado será divulgado.

Essa moda pega

Além de casas, as placas de captação de energia solar fazem sucesso em bares da orla da praia de Aruana e Robalo, ambas em Aracaju.

De olho na seca

A depender do calor que enfrentamos, tudo indica que a seca que hoje atinge 12 municípios do sertão sergipano poderá se ampliar e atingir mais cinco ou seis outros.

Ele merece

No dia 20 de novembro próximo, a Universidade Federal de Sergipe estará outorgando o título de doutor Honoris Causa a Severo D’Acelino, militante da justiça racial em Sergipe. Ele merece.

Rolar para cima