Coluna Primeira Mão

Edvaldo desistiu?

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), bem que andou se jogando todo e já dando a entender que já era pré-candidato a governador para as eleições de outubro de 2022. De repente, saiu de cena. Mas a turma mais próxima dele garante que “Edvaldo será candidato a governador”. Entre os governistas, observa-se muito que o pré-candidato Fábio Mitidieri (PSD) corre solto.

Edvaldistas de pé

Opção Edvaldo Mas o recuo não desanima os edvaldistas. Um empresário e professor universitário disse para a coluna que  “o candidato a governador é o nosso prefeito Edvaldo. Não perde para ninguém. É melhor essa turma começar a puxar o saco dele logo. É imbatível pelo trabalho em Aracaju. Muita competência na organização das aplicações das vacinas. Receita fabulosa de IPTU para fazer obras”.

É sempre assim

Período de eleição é assim: políticos querem votos e servidores públicos cobram aumento, reajuste ou revisão salarial.

Alternativas para o Brasil e SE

Indagado pela coluna sobre se deseja mesmo disputar a Presidência da República em 2022 pel Cidadania e se poderá desistir para disputar o governo de Sergipe, o senador Alessandro Vieira disse  para a coluna que “estou participando da construção de alternativas para o Brasil e para Sergipe. Nos dois casos, a caminhada está no início”.

Sorte grande

São muitos os empresários falidos ou não que estão apostando no recebimento de generosas quantias de precatórios do Governo do Estado.

Bom de papo

Quem vai estar cada vez mais em ritmo de pré-campanha para o Governo de Sergipe é o senador Rogério Carvalho (PT). Ele tem conversado com muitas lideranças interioranas, inclusive de povoados, e tem encontrado guarida. Logo em breve iniciará a convocação nos municípios para a visita do ex-presidente Lula a Sergipe.

Falsas pesquisas

No decorrer dos últimos dez dias, pelo menos cinco ou seis novas pesquisas falsas circularam em todo o Estado. Muita gente está desconfiando, mas os pagadores das supostas consultas populares põem as mãos no fogo como são verdadeiras.

Estão com quem?

Alguns prefeitos do interior que têm sido procurados por pré-candidatos a cargos eletivos em 2022 dizem, quando lhes pedem apoio, que o pedido será avaliado e demonstrará que é aliado com ações. Cinco deles já disseram a mesma coisa para dois ou três pretensos candidatos.

Como vai ficar?

E se o PSD, do governador Belivaldo Chagas e do deputado Fábio Mitidieri, optar pelo apoio ao pré-presidenciável petista Lula, como vai ficar a situação em Sergipe? Mitidieri vai apoiar Rogério ou Rogério vai apoiar Mitidieri?

Queda de braço

Os micro e pequenos empresários que têm negócios na Rua Nestor Sampaio e a SMTT de Aracaju não se entendem. A SMTT garante que a mudança no trânsito da rua melhorou muito a circulação de veículos. Os empresários dizem que as vendas estão em baixa e que isso piorou muito o faturamento deles. Eles garantem que são 200 vítimas da prefeitura da capital.

Fim do Bolsa Família

O Governo Federal trabalha a ideia de criação do Auxílio Brasil e mostra-se disposto a acabar de vez com o Bolsa Família. Os gestores do Nordeste que estão à frente das pastas relacionadas aos programas que serão afetados pela mudança têm discutido o assunto e olhado com preocupação a falta de precisão das informações até agora divulgadas. “Temos uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, em conjunto com os demais secretários da Assistência do Nordeste, que contará com a participação também dos gestores da Agricultura, uma vez que o Auxílio Brasil tem reflexos no PAA, que é o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar”, disse a secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes.

Plano habitacional

Policiais militares sergipanos estão rindo à toa com o plano habitacional do Governo Federal desenhado exclusivamente para eles. Esse plano é uma medida política que mira nas eleições do próximo ano. Busca gerar lealdade política entre militares estaduais que já são simpáticos ao presidente da República. Essa politização desses homens fardados não é boa, embora esse grupo bem que merece essa política social vinda de Brasília.

Xepa legal

Um deputado estadual propôs institucionalizar a xepa ou a sobra nos frasquinhos da vacina contra a Covid-19. De cada frasquinho são extraídas várias doses do remédio. Não é um frasquinho para cada pessoa. Somando todas as sobras de cada frasquinho, temos muitas doses que podem ser usadas para imunizar muita gente.

Basta testar

O coordenador da força-tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de enfrentamento ao coronavírus, professor Lysandro Borges, aposta que a variante Delta da Covid-19 não está restrita em Sergipe ao único caso que se tornou do conhecimento público no dia 14 de setembro, última terça-feira, ocorrido em Aracaju. Segundo ele, o Estado tem “muito mais, basta testar”.

Rolar para cima