Coluna Primeira Mão

Espírito morista

O senador Alessandro Vieira era “morista”, seguidor de Sérgio Moro, de carteirinha. Como o ex-juiz poderoso da Lava-Jato até agora não mostrou disposição para candidatar-se à Presidência da República, o espírito do morismo baixou no delegado e ele decidiu que será o candidato no lugar do seu ídolo. Isso é o que se chama uma “candidatura do ego”. O senador, dizem alguns de seus colegas da universidade privada de Aracaju, “se acha”.

Alerta do senador

Em entrevista à revista IstoÉ desta semana, o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) diz que “impeachment é a saída para conter golpe de Bolsonaro”.

Algo estranho 1

“O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, “é pequeno sim. Arrocha os salários dos servidores, despreza os aliados e valoriza os adversários. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), age assim também”. O comentário é do economista Luís Moura e foi feito rebatendo a declaração do deputado federal João Daniel (PT), que disse que Belivaldo “não seria pequeno a esse ponto” de demitir o dirigente do Ipesaúde, ligado ao senador Rogério Carvalho (PT), porque o parlamentar foi a Simão Dias anunciar liberação de emenda ao OGU para o município.

Algo estranho 2

“Eu acho que não tem nada haver a decisão do governador com relação ao Ipesaúde, até porque eu acho que o governador não seria pequeno ao ponto de que qualquer relação do senador Rogério Carvalho com alguém que não é seu aliado tomaria uma decisão. Acredito que tenha sido por outros motivos”, comentou João Daniel, em entrevista à Fan FM. Na última quarta-feira, 8, em Simão Dias, Rogério Carvalho (PT), ao lado do ex-senador Valadares e do ex-deputado federal Valadares Filho, ambos do PSB, anunciou recursos para a cidade com a presença do prefeito Cristiano Viana, também do mesmo partido.

Insatisfeitos, mas com Belivaldo

Ainda que insatisfeitos com a perda de espaços no Governo do Estado (perderam, por exemplo,  Agricultura e Ipesaúde), os petistas devem continuar com o governador Belivaldo Chagas até a definição da chapa majoritária do bloco governista para as eleições de n 2022.

Relações abaladas

A relação do governador Belivaldo com o PT nunca mais foi a mesma desde o dia em que o então candidato a prefeito de Aracaju Márcio Macedo disse no horário eleitoral gratuito que “a máquina do Governo” era usada para beneficiar a candidatura do prefeito reeleito Edvaldo Nogueira. Belivaldo entende que foi injustiçado.

ICMS parcelado

O Confaz (O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) editou convênio autorizando o governo de Sergipe a implementar um programa de parcelamento de débitos fiscais relacionados ao ICMS vencidos até 31 de julho passado. O Confaz também revigorou e prorrogou até 31 de dezembro deste ano dois convênios editados em 2020 que auxiliaram os contribuintes do ICMS no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Tucano contra Dória

O ex-vereador Pedro Firmino (PSDB) até pensa na possibilidade de ser candidato a deputado estadual em 2022. Mas dispensa – e deixa isso bem claro – votar no também tucano João Dória para a presidência da República.

De pior a pior

Os pequenos e microempresários sergipanos dizem que estão endividados e 1.800 deles fecharam as portas de seus empreendimentos. São também unânimes na afirmação de que a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 ainda vai causar mais falências.

Deu para animar

Padres e pastores andavam um tanto infelizes com os templos vazios e a queda dasdoações. Mas na última quinta-feira, 9, Belivaldo Chagas os alegrou com o decreto que amplia a presença dos seus (das religiões) seguidores nos espaços de pregações. Agora, para atividades internas (missas, por exemplo), a capacidade foi ampliada de 200 para 300 pessoas. Em ambientes externos, a capacidade permitida passou de 300 para 500 pessoas.

Uma nova opção

Quem será o indicado pelo governador Belivaldo Chagas para conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe na vaga destinada aos procuradores da instituição? Tem um procurador, que é sempre preterido quando existe competição para o posto de procurador-geral. Caberá a Belivaldo Chagas, se quiser, mudar esse histórico de injustiça e valorizar mais o mérito dos nomes dos candidatos cujos processos estão esperando uma sua canetada. O governador já mostrou, em mais de uma vez, que é capaz de surpreender muita gente!

Psol quer crescer 1

O presidente do Diretório do Psol em Aracaju, Demétrio Varjão, declarou para a coluna que após 12 anos de um trabalho político muito sério e comprometido o seu partido entrou em num novo patamar, a partir da eleição do primeiro mandato parlamentar em 2020, a vereadora mais votada da capital Linda Brasil, mulher trans, conquistando também o feito de fazer a oitava candidata mais bem votada para a Câmara, a professora Sonia Meire, 1° suplente.

Psol quer crescer 2

Já em 2021 o partido despontou como o maior em crescimento de número de filiados na cidade, com a filiação de centenas de ativistas, incluindo os grupos Vamos Psol, liderado por Henry Clay e Revolução Solidária, formado por militantes e simpatizantes do MTST. O nosso planejamento para o novo diretório Municipal é pavimentar a convergência entre os novos agrupamentos e as correntes históricas e fundacionais, para possibilitar uma atuação unificada.

OAB/SE em disputa

A disputa pelo comando da OAB/SE já está nas ruas e nas redes sociais. Inácio Kraus, atual presidente, ainda não sabe se disputará a reeleição. Mas é bem provável que isso acontecerá. Os opositores buscam a unidade para que apoiem chapa única. A eleição acontecerá em novembro.

Direita bolsonarista

Consultada pela coluna, Lícia Melo, uma das organizadoras da Direita Bolsonarista em Sergipe, disse que o segmento político ainda não sabe quem será o seu candidato/a a governador/a em 2022. E reforçou: “Ainda não sabemos nada”. Mas Lúcio Flávio, também militante do movimento, acredita que será o deputado federal e empresário Laércio Oliveira. Deixou claro: a única opção que temos no radar é Laércio Oliveira.

Bíblia em Braile

Na próxima quinta-feira, 16, às 10h, a Igreja Batista Betel de Sergipe entregará à sociedade sergipana a Bíblia em Braile. São 38 volumes produzidos pela Sociedade Bíblica do Brasil que serão entregues à Biblioteca Pública Epiphânio Dória. A solenidade de entrega vai acontecer no Auditório da Epiphanio Dória com a presença de autoridades, representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, e população em geral.

Rolar para cima