Catástrofe estará no horário eleitoral de 2022
Esse incêndio no Hospital Nestor Piva, na manhã desta sexta-feira, 28, em Aracaju, foi algo de catastrófico. O fato de ocorrer em uma casa de saúde é grave e assume conotação bem mais grave ainda ser na ala de tratamento de vítimas de Covid-19. É bom não apontar culpados antecipadamente e esperar as apurações. Mas, com certeza, esse tema estará no horário eleitoral gratuito de 2022. Agora, tem gente falando que a fiação elétrica estava velha, outros falam em problema no ar condicionado e tem ainda aqueles que preferem atribuir o incêndio a um possível incidente interno, na própria ala.
Decisão sensata
Foi bem recebida a decisão do Ministério da Saúde em determinar a estados e municípios a retomada da vacinação contra o novo coronavírus por idade. A pausa na vacinação por idade abriu brecha para que várias categorias, algumas com representação parlamentar e influência política junto a prefeitos e ao governador pressionassem para entrar na fila. Havia muita insatisfação e o MS parece ter percebido. Sem contar com a “chuva de atestados” que tem aparecido nos postos de vacinação.
Agenda cheia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, tem sido procurado por representantes de diversas categorias para negociação junto ao Governo do Estado, seja em relação à pandemia, ou mesmo de projetos de reajuste salarial. Bispo recebeu representantes do Sindicato dos Servidores do Estado para a discussão dos 14% dos aposentados e pensionistas, desconto que revolta os inativos. E recebeu também o sindicato dos professores da rede pública sobre a vacinação.
Home office
Correm informações em Aracaju de que servidores públicos estão dando umainterpretação diferente do que é o home office. Tem gente se aproveitando dessa formade trabalho em casa para fazer viagens. Essa coluna soube de pessoas que perderam cargos em confiança por terem sido pegas e trabalhando muito remotamente. As chefias desses servidores precisam especificar bem claramente as tarefas do home office. Home office não é licença remunerada, nem é tempo de turismo.
Plano Diretor
Esse é o quarto mandato de Edvaldo Nogueira. Ele vai terminar a sua passagem como prefeito de Aracaju com uma grande frustração política: não conseguiu aprovar um Plano Diretor para a capital de todos os sergipanos. Contra Nogueira tem o fato de não fazer um esforço maior para atingir essa meta que ele e outros prefeitos disseram ser deles também.
Outras opções
O governador Belivaldo Chagas está numa posição no mínimo curiosa. Ele não é candidato a nada e será ele quem indicará o candidato à sua sucessão. Ao fazer isso, terá que desagradar políticos e seus projetos de poder. Os candidatos ao apoio de Belivaldo Chagas sabem disso e já estão preparados para usar o seu plano B.
Receitas em alta 1
Após analisar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária do Governo do Estado de Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) informou que a Receita Corrente Líquida aumentou R$ 423 milhões em 2021. De acordo com Georgeo, ao comparar os dados contidos no relatório divulgado no site da Secretaria Estadual da Fazenda, o primeiro quadrimestre de 2021 teve um aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
Receitas em alta 2
Georgeo explica que a arrecadação do Estado só aumenta a cada ano. O deputado disse que também fez a comparação dos dados com o primeiro quadrimestre de 2019, quando ainda não havia pandemia no Brasil, e mesmo assim 2021 teve um crescimento de 15%. “O que está bem claro nos dados divulgados pela Sefaz é que a cada ano a arrecadação só cresce em Sergipe”
Perseguição na SMTT 1
Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe), o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran) denuncia que um dos seus diretores, o diretor Jurídico, está sendo vítima de perseguição política praticada pelo coordenador de Trânsito da SMTT. A denúncia foi levada ao superintendente da SMTT nesta semana e o sindicato vai continuar cobrando uma providência até que haja uma solução definitiva para o assunto.
Perseguição na SMTT 2
Segundo a denúncia feita pelo Sindatran, dois agentes concursados (um deles o agente Filipe, também diretor do sindicato) que trabalham há bastante tempo no turno da noite foram surpreendidos no dia 19 de maio, por volta das 17h30, logo no início de sua jornada de trabalho, com a ordem de mudança de escala. Na mesma hora os colegas tentaram entrar em contato com o coordenador por telefone. Como não conseguiram conversar, cumpriram a jornada normalmente e no dia seguinte se reuniram com ele sobre o assunto. Após a conversa, tudo parecia estar resolvido, mas no dia seguinte foram informados por WhatsApp que haviam sido transferidos pelo mesmo coordenador para trabalhar no turno manhã, das 7h às 13h
Apoio político
Se é verdade que não existe almoço gratuito, tem gente se perguntando o que Belivaldo receberá em troca por seu apoio político. Até agora só se fala em vaga no Tribunal de Contas do Estado.
Tratores
Perguntar não ofende? Dizem que não. Então vamos lá: os tratores que o presidente Bolsonaro prometeu a deputados federais, em troca de apoio político na Câmara de Deputados, ainda não chegaram a Sergipe.
Serpro e Dataprev
Os servidores do Serpro e da Dataprev desenvolvem campanha conjunta contra a privatização das duas empresas federais. O mote da campanha é “Salve Seus Dados” e faz alusão à venda de alguns dos maiores bancos de dados do Brasil e do mundo.