É preciso cuidado
O que a coluna vinha dizendo está mais que comprovado. Tornou-se inevitável as caminhadas, passeatas, carreatas e aglomerações em ruas e praças das sedes dos municípios e povoados de todo o estado de Sergipe. Há intenso clima de campanha fora das redes sociais em todos os 75 municípios. Mas é bom lembrar que o coronavírus se faz presente no estado e isso representa perigo para todos.
TRE quer cumprimento de protocolo
Por falar em aglomerações, a coluna lembra à todos que os desembargadores José dos Anjos e Iolanda Santos Guimarães, presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) publicaram portaria conjunta (20/2020) em que determinam que juízes eleitorais e membro do TRE no exercício de suas atribuições legais e regulamentares também observem a aplicação das regras contidas no Protocolo Sanitário veiculado por meio da Portaria nº 243/2020, da Secretaria de Estado da Saúde.
Medidas essenciais
O protocolo prevê, entre outras normas, o uso de máscaras para todos, distância mínima de 2 metros entre as pessoas em manifestações públicas, assegurar a disponibilização de lavatórios para a higienização das mãos, sempre que possível, e/ou álcool a 70% em locais visíveis, de maior fluxo de pessoas e/ou de maior contato constante.
Consenso de dois turnos
Parece que todo os candidatos a prefeito de Aracaju construíram o consenso de que a disputa eleitoral na capital terá segundo turno. Parece que apostam na força do desejo. Só Edvaldo Nogueira (PDT), candidato à reeleição e os seus coligados trabalham a ideia de resolver todo o processo de disputa em turno único, em 15 de março.
Os bairros mais populosos
Os bairros que mais têm despertado interesse de candidatos a prefeito e a vereador em Aracaju são, sem sombra de dúvida a Farolância, Augusto Franco , Zona de Expansão (Santa Maria, 17 de Março, Aruana, Robalo, Areia Branca, Mosqueiro e Matapuã), 13 de Julho, São Conrado, Ponto Novo, Luzia, Castelo Branco, Cidade Nova, Coroa do Meio, Santos Dumont, 18 do Forte, Bugio, Grageru, Olaria, Jabotiana, América e Siqueira Campos. Têm o maior número de eleitores.
Lula gravou e mandou
O ex-presidente da República e presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, já gravou e enviou vídeos de apoio ao candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores em Aracaju, Márcio Macedo. As gravações já estão na edição dos programas do horário eleitoral gratuito. Agora falta definir quando virá a Sergipe nesta fase de campanha eleitoral.
Deso será vendida?
A venda da Dasal (empresa de abastecimento de água e saneamento de Alagoas) por R$ 2 bilhões pode entusiasmar o Governo de Sergipe a vender a sua Deso. O preço inicia da Dasal era R$ 18 milhões. Cresceu bastante.
Nordestino bolsonarista
O nordestino Kássio Nunes Marques foi indicado por Bolsonaro para o STF, na vaga de Celso de Melo. Quem terá sido o seu padrinho? Certamente não foi o governador petista do Piauí, de onde ele vem. O último nordestino que sentou numa cadeira do STF foi o sergipano Carlos Britto, no começo desse século. Lá se foi a vaga tão almejada por Sérgio Moro.
SE no ranking agrícola
Sergipe produz 51.551 toneladas de batatas doce e com isso tem a 6ª maior produção do país. A nossa safra de amendoim (em casca) soma 1.339 toneladas e nos coloca na 9ª posição nacional. Tem mais: somos o 14º maior produtor de arroz (28.159 toneladas); e outras 31.574 toneladas de abacaxi nos dá a 15ª posição no Brasil. Temos ainda laranja, cana de açúcar, milho, feijão… Não somos ricões como SP, PR, RS, MG, PPE, BA, CE… Mas temos algumas coisas coisinhas plantadas nesse território pequeno e com boa parte quase sempre atingida pela seca.
O milho e a seca
Nos anos em que há boas ocorrências de chuvas, Sergipe tem registrado grandes safras de milho (em 2019, por exemplo, atingiu 687.221 toneladas) numa área de seca (Carira e adjacências). Mas quando não chove e a seca se faz presente cai para apenas 106,814 toneladas. Para evitar ficar nessa dependência extrema de chuvas, por que não buscar alternativa, tipo irrigação, para aquela região. Que tal ampliar o projeto Canal de Xingó, que hoje englobaria os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Paulo Afonso e Santa Brígida, na margem direita do rio São Francisco? A meta seria chegar à essa região do milho, em Sergipe, e fazer acontecer, pois esse canal até hoje não saiu do papel.
Apenas vende
A Sergas nada tem a ver com a prospecção de gás em Sergipe. A empresa apenas adquire o produto aqui mesmo, compra ainda da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro e faz a venda. O resto é boato.
Escola de serviços
O prédio do SENAC situado na avenida Ivo do Prado está fechado. É de lá que eram treinados muitos profissionais do setor de serviços. Novas instalações estão sendo construídas ao lado do antigo edifício da Receita Federal e de frente para o Museu de Zé Peixe. A economia sergipana necessita de força de trabalho bem qualificada. Essa obra precisa ser concluída antes do fim de 2020.
Garantia total
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe disse que dá conta da ordem com cerca de 3 mil policiais militares e civis. Se, além desse contingente, trabalhar direitinho no primeiro e segundo turnos juízes, promotores e delegados, não há mesmo porque pedir tropas federais. Assim, teremos eleições civilizadas!
A receita de Edvaldo Nogueira
O que os eleitores aracajuanos querem dos candidatos a prefeito que só o atual prefeito, Edvaldo Nogueira, pode oferecer? A fórmula do sucesso de Edvaldo Nogueira parece ser pagar os salários dos servidores municipais em dia, fazer a coleta regular do lixo doméstico e das ruas, tapar buracos das ruas e das avenidas da cidade, fazer capinagem, embelezar a cidade com jardins, pintar os meios fios das calçadas de branco e fazer um bom número de obras com recursos de emendas e próprios.
Apenas suspeitas
Nos meios políticos, há quem diga que parte do dinheiro que veio de Brasília para o combate à COVID-19 vai ser agora usado nas campanhas eleitorais de prefeitos. Meses atrás, um prefeito do interior dizia que nunca viu tanto dinheiro em sua vida. Essa coluna torce para que esse rumor não passe de boataria.