Coluna Primeira Mão

Luiz e Edvaldo

Nas últimas semanas surgiu o termo “Luiz de Edvaldo”, claramente com o intuito de desqualificar a gestão de Edvaldo Nogueira e a pré-candidatura de Luiz Roberto à Prefeitura de Aracaju, ambos do PDT. E Luiz respondeu: “Ter a imagem associada a um cabra do bem, um gestor que, após um período de caos, promoveu mudanças e deixou Aracaju limpa, linda e moderna, com contas ajustadas e excelentes serviços prestados nas mais diversas áreas, para mim, é uma honra”. Luiz disse, inclusive, que, se eleito, levará à frente os projetos da atual gestão e que vai priorizar o diálogo com a população para fazer Aracaju avançar muito mais.

Edvaldo e Luiz

Ele acredita que essa tentativa de macular a imagem de Edvaldo não vem do povo, mas de algumas lideranças e seus liderados. “A gestão de Edvaldo continua muito bem avaliada, aproxima-se dos 70%, e olhe que ele está em seu quarto mandato. O seu ritmo de trabalho é contagiante, são anos atuando com ética e sem nada que macule a sua imagem”, completou o pré-candidato. A tentativa de queimar Luiz e Edvaldo parece coisa de fogo amigo.

Os desanimados

Embora continuem afirmando que são pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju, há um clima de desânimo naqueles que não terão o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do prefeito Evaldo Nogueira (PDT). As duas principais lideranças políticas do estado já declararam o apoio ao pré-candidato Luiz Roberto.

Candisse quer Aracaju sem maquiagem

A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura  da capital sergipana, Candisse Carvalho, entende que já é hora de acabar com essa “maquiagem”, usada para esconder os problemas existentes.  “Aracaju precisa ser uma cidade que preserve seus manguezais, amplie o seu espaço verde, tenha praças e praias limpas e sempre bem cuidadas, conte com ruas sem buracos e bem niveladas, sem bueiros e canais entupidos e provocando inundações de ruas, avenidas e casas (principalmente dos mais pobres da periferia) e tenha um sistema de transporte público que funcione e atenda as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras e dos/das estudantes.

Weldo poderá disputar a reeleição

Satisfeito com o bom desempenho nas pesquisas eleitorais de consumo interno e contando ainda com o incentivo da familiares e amigos, , o prefeito de Canindé do São Francisco , Weldo Mariano (PT), estaria dando sinais de que está disposto a disputar a reeleição em outubro próximo. Nessas consultas populares, ele aparece sempre como a melhor opção para o município. Mas não estava disposto a ir às urnas. Agora o cenário mudou.

Weldo apoia Kaká

O prefeito Weldo Mariano de Souza (PT), de Canindé do São Francisco, diz que não será candidato à reeleição e reafirma seu apoio à pré-candidatura a prefeito do município, do ex-senador Kaká Andrade (PSD).

Pesquisas

Weldo confirma que as mais recentes pesquisas de opinião pública demonstram avaliação positiva da sua gestão e melhora considerável de sua própria imagem política.

Parceria

Ele reconhece, entretanto, que parte dessa nova realidade se deve ao apoio técnico e administrativo que vem recebendo do grupo Andrade, no processo de parceria política na administração municipal. “Não tem conversa. O nosso candidato a prefeito é Kaká Andrade e ponto final. Estamos juntos por uma Nova Canindé, por município bem melhor, mais desenvolvido, com melhor prestação de serviços públicos e, claro, com o nosso povo seguindo em paz e vivendo mais feliz” – declarou o prefeito de Canindé, Weldo Mariano, ao falar hoje (22/04) para algumas lideranças políticas e comunitárias municipais.

Destruição de manguezal no Mosqueiro

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) estão investigando  pessoas derrubaram manguezal, fecharam uma lagoa e asfaltaram uma área que deveria ser de preservação, ao lado da ponte jornalista Joel Silveira, localizada no povoado Mosqueiro, em Aracaju,  divisa com o município de Itaporanga D’Ajuda. No local tem uma placa de licenciamento, mas os MPs querem mais informações.

Precatórios I

Cerca de R$ 300 milhões é o valor viabilizado pelo governo de Sergipe, de janeiro de 2023 até março deste ano, para o pagamento de precatórios. O objetivo da gestão com isso é reduzir a fila de recebimento e diminuir o passivo judicial do estado, além de agilizar a garantia de direitos. Indiretamente, a medida também acarreta benefícios, como a menor incidência de juros e a injeção de recursos na economia local.

Precatórios II

De acordo com o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, a pauta é prioridade administrativa do governo. “O caminho tem sido encontrar soluções eficazes por meio de um diálogo muito exitoso e cooperativo com o Tribunal de Justiça de Sergipe, evitando acúmulo de dívidas e promovendo uma gestão eficiente dos recursos públicos”, declara.

PT tem relações estremecidas em SE

Está cada vez mais ruim o relacionamento político entre o PT de Sergipe e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Na manhã do sábado passado, em Nossa Senhora do Socorro, aconteceu um ato do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)  e no evento, sem contar com as presenças do presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, do senador Rogério Carvalho e do presidente municipal do PT. Há um processo de exclusão dos petistas locais que não são ligados ao grupo do ministro, dizem os atingidos.

PT/SE tem relações estremecidas com ministro Márcio Macedo

Está cada vez mais ruim o relacionamento político entre o PT de Sergipe e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Na manhã do sábado passado, em Nossa Senhora do Socorro, aconteceu um ato do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no evento, sem contar com as presenças do presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, do senador Rogério Carvalho e do presidente municipal do PT, Cleverton Siqueira, Macedo teria anunciado o seu apoio à pré-candidatura da deputada estadual Carminha à prefeita do município. ministro estaria se afastando dos petistas de Sergipe, conforme avaliam dirigentes.

Cleverton Siqueira, Macedo teria anunciado o seu apoio à pré-candidatura da deputada estadual Carminha à prefeita do município.

Conferência das Cidades I

Ciente da necessidade de debater o melhor desenvolvimento dos munícipios sergipanos e trazer novos direcionamentos que reflitam na qualidade de vidados cidadãos, o governo do estado vai realizar, no mês de julho, a 6º Conferência Estadual das Cidades, que traz como tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’. Em Sergipe, a conferência será coordenada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Conferência das Cidades II

Além da gestão estadual, a 6ª Conferência Estadual das Cidades será articulada por uma comissão organizadora plural e representativa de diversos segmentos: gestores, administradores públicos e legislativos; movimentos populares; movimento sindical; empresários; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de conselhos profissionais e ONGs. O evento é imprescindível também para participação do estado na 6ª Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Ministério das Cidades, que será realizada em Brasília (DF), em data a ser definida por resolução do Conselho das Cidades (ConCidades) — instituição que rege a conferência.

Pode ser mulher

Em um breve bate-papo com a coluna, via WhatsApp, o pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PDT (aliança governista), Luiz Roberto, disse que o grupo ainda não discutiu e não definiu quem será o seu ou a sua vice.  “No momento, ainda estamos na fase dos diálogos, mas pode ser uma mulher”, comentou. A coluna voltou a perguntar: Danielle Garcia (MDB) mesmo?  E ele respondeu: “Nada certo ainda”.

Vice de Danilo

As conversações em andamento já indicam que o pastor Jadson Alves (PMN) tem tudo para ser o vice do pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, Danilo Segundo (PT)

Estância

A professora Adriana Leite, como é popularmente conhecida em Estância, será candidata a vereadora. Está em fase de pré-campanha e garante que há uma boa aceitação. Ela foi convidada por vários partidos para se filiar, mas fez a opção pelo União Brasil.

Polimix

Com investimentos estimados em R$600 milhões de reais, a Polimix irá revitalizar e modernizar a antiga fábrica de cimento de Socorro, desativada desde o ano de 2015. A Organização Polimix, que já está presente em Sergipe há 20 anos, com uma central de concreto pré-misturado na Região Metropolitana de Aracaju e com a fábrica da Mizu Cimentos Especiais no município de Pacatuba, em breve ampliará sua atuação no estado com a abertura da sua segunda unidade industrial, em Nossa Senhora do Socorro. 500 pessoas trabalharão na modernização e revitalização.

Amorim vice

Do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) sobre ser ou não ser vice da pré-candidata do PL à Prefeitura de Aracaju, Emília Correa: “Não tenho ambição por mandato, nunca pedi ou discuti com Emília sobre vice, não estou procurando isso, a escolha será dela porque acredito nela! Entendo que não é a hora para isso. Tenho profissão que é a medicina. São 6:45h da manhã, parei para lhe responder antes de iniciar as cirurgias (pulmão, oncológicas, etc.) em um hospital do SUS, porque essa é a minha rotina diária: ajudar a salvar vidas, e assim permanecerei até quando Deus permitir!

Greve na UFS

Até o momento, somente os técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão em greve. Os docentes farão nova assembleia em maio para deliberar se vão aderir ao movimento grevista. A UFS, segundo o reitor Valter Santana, está em recesso acadêmico neste mês, com exceção do campus do Sertão, cujas aulas voltaram esta semana.

Rolar para cima