Coluna Primeira Mão

Fábio Mitidieri e o PSB no governo

“Eu cheguei ontem [quarta-feira] de viagem e li sobre isso. Vou conversar com Zezinho para poder comentar algo”. A declaração é do governador Fábio Mitidieri (PSD) e foi feita ao ser consultado sobre a possibilidade de o PSB vir a fazer parte do bloco governista no Estado. O atual presidente da agremiação política, o ex-deputado federal Valadares Filho, tinha comentado que “Não tenho conhecimento de nenhuma movimentação sobre o PSB”. Já Zezinho Sobral (PDT), atual secretário de Estado da Educação, não fala sobre o assunto.

Danielle Garcia indefinida

A secretária de Estado da Mulher, Danielle Garcia, simpatiza com a ideia de ser pré-candidata à Prefeitura de Aracaju pelo seu Podemos. Mas, deixou claro: “Não tenho ainda a decisão se serei pré-candidata”. Está dando um tempo ao tempo.

Chapa fechada em Lagarto

Luíza Ribeiro, militante política do PSB, comentou que já está praticamente definida a sua participação na eleição municipal de 2024, em Lagarto. “Estamos juntos no projeto Valmir Monteiro e Luíza Ribeiro. A chapa é essa. “Valmir será candidato a prefeito e eu a sua vice”. Está tudo combinado.

Pura especulação

A turma da especulação política de Sergipe não dorme no ponto e já comenta que o grupo político hoje liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) deverá sofrer um racha definitivo em 2030, quando o senador Laércio Oliveira (Progressistas) e o ex-deputado federal André Moura (União Brasil) poderão se enfrentar na disputa pelo Governo de Sergipe. Até lá, muitas águas vão passar por baixo da ponte.

Nova vaga no TJ de Sergipe

Uma nova vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe só ocorrerá com a aposentadoria do magistrado Luiz Mendonça. E isso pode ocorrer proximamente, deflagrando então mais um procedimento indicativo de classe para tão elevado cargo. A indicação do MP (Ministério Público) já ocorreu, com a bem sucedida indicação do promotor Etélio Prado Júnior. A próxima indicação será promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE).

Fabiano Feitosa

Entre os advogados cogitados para a próxima vaga de desembargador estadual está posto em evidência o nome de Fabiano Feitosa, um advogado sergipano reconhecido em todo o país, pela própria classe, como um dos mais qualificados e respeitados especialistas na área do direito eleitoral. Há também em perspectivas outros bons nomes de profissionais do Direito, como Carlos Augusto Monteiro, Ana Lúcia Aguiar, Márcio Conrado, Rosilene Moraes, Aurélio Belém e Kleberson Nascimento. A disputa, como sempre, deverá ser árdua e muito qualificada.

A Deso em concessão

Embora muitos servidores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já não acreditem na possibilidade de o governador Fábio Mitidieri desistir de conceder à iniciativa privada o serviço de distribuição de água tratada pela estatal, ainda há aqueles que apostam que a esperança ainda é a última que morre.

Nova geração

O conselheiro do Tribunal de Contas Ulices Andrade elogiou de forma singular o novo desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior durante as cerimônias de sua posse, essa semana. Além de reconhecer os méritos curriculares e históricos do movo membro do TJ, o conselheiro Ulices Andrade ressaltou o fato de Etélio também representar, nesse momento, a nova geração que está assumindo o poder em Sergipe. “Jovens competentes e honrados estão assumindo postos de comando e influência no Ministério Público, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E tudo isso é muito bom, muito importante e promissor para o futuro do nosso Estado e para o bem da sociedade”, concluiu.

Eunice Dantas continua procuradora-chefe em SE

A procuradora da República Eunice Dantas foi reconduzida ao cargo de procuradora-chefe para o biênio 2023/2025. A cerimônia de posse ocorreu na segunda-feira, 27, no auditório da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. O procurador Leonardo Martinelli foi escolhido pelo Colegiado de Procuradores de Sergipe para ocupar a função de procurador-chefe substituto no referido biênio. O mandato da procuradora-chefe e do novo substituto teve início na sexta-feira, 1º.

FASC com policiamento fraco?

Todo bom observador que se fez presente ao Festival de Arte de São Cristóvão (FASC) criticou o fraco policiamento do evento desde a noite da sexta-feira, 01. Os críticos deram a entender que houve descaso por parte da SSP e da PM. Até mesmo governistas que estiveram por lá falaram mal. Ainda assim, até às 17h50 deste domingo, não tinha ocorrido roubo de celular, de carro, moto ou briga. No mais, as animadas noitadas agradaram o público.

Marcos Santana: FASC de paz

Consultado sobre o fraco policiamento, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, disse: “Não sei. Mas posso lhe garantir que se foi pouco, esse pouco não teve nenhum trabalho. O Fasc é um evento de paz e amor. Não tenho registro de nenhuma ocorrência policial nesses três dias”.

Pesquisas em andamento

Faltando pouco mais de dez meses para as eleições municipais de 2024, vem aí uma enxurrada de pesquisas eleitoras neste final de 2023.

Georlize vereadora?

Ainda durante a entrega da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato, Mitidieri cumprimentou a delegada Georlize Teles e brincou a chamando de vereadora. Será um convite?

Bateu saudade

No final de 2022, o governo de Sergipe rateou a sobra dos recursos do Fundeb, que seriam destinados a Educação, para todos os servidores da área. O governo destinou R$ 6 mil para servidor um deles. A opção desse ano será um rateio com os municípios sergipanos, para que possam construir creches integradas . Será que serão construídas mesmo?

Chove ou não chove?

Há previsões de que 2024 será um ano tranquilo para Sergipe, sem ameaças de seca. Mas também há aquelas em que aparece o Estado mais quente e seco que o quinto dos infernos. Há um outro segmento em Sergipe que afirma que “em 2024, chove, mas não molha”.

Dez anos sem Déda

A petista Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda, anunciou: “Farei uma missa aqui em Brasília e pedi a muitas pessoas que celebrem em Aracaju, mas em especial sei que Padre Marcelo fará a lembrança dele”.

Rolar para cima