Coluna Primeira Mão

PF em ação no interior

Essas visitas da Polícia Federal em operações no interior de Sergipe, a exemplo dessa que investiga desvio de verbas em Itabaiana, São Domingos, Lagarto, Barra dos Coqueiros e Aracaju, estimulam as rivalidades políticas, principalmente em período próximo a eleições. A turma do prefeito se recolhe e a oposição sai para as ruas esculhambando o administrador e seus aliados. Muitas vezes isso repercute nas urnas.

Govenador: reforma tributária é boa para SE

Solicitado pela coluna a se manifestar sobre a reforma tributária em andamento no Congresso Nacional, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, disse: “Pedi essa análise do texto final para a nossa SEFAZ. Numa primeira análise, foi boa. O fundo de desenvolvimento foi ampliado e o Nordeste será bem contemplado”. Ele afirmou ainda que “assim que tiver uma análise mais profunda, eu digo”.

Edvaldo, aprova a reforma, mas…1

Como prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, sempre defendeu a necessidade de o país promover uma reforma tributária, pois o sistema vigente é insustentável, dada a sua complexidade. Ao longo deste ano, de maneira muito efetiva, os prefeitos e prefeitas da FNP, se posicionaram favoráveis a essa reforma e lideraram várias mobilizações nacionais, apresentando sugestões ao texto de modo a garantir que o projeto em discussão no Congresso Nacional assegurasse aos municípios brasileiros a manutenção da sua autonomia federativa.

Edvaldo, aprova a reforma, mas…2

Mesmo com a extinção do ISS, que provocará perda de receita, os prefeitos e prefeitas seguem esperançosos de que o Congresso tenha, de fato, construído um sistema tributário melhor e mais moderno para o país. Nesse momento, a preocupação dos municípios brasileiros, e Aracaju está incluída, é quanto ao Comitê Gestor do IBS, que não atendeu ao princípio da isonomia, uma vez que não foi conferido aos municípios o mesmo critério de deliberação consignado aos estados: maioria absoluta dos votos dos representantes, desde que essa maioria corresponda a pelo menos 50% da população do país.

Edvaldo, aprova a reforma, mas…3

“Nesse sentido, apostamos no Conselho da Federação, recentemente empossado pelo presidente Lula, como espaço de concertação federativa para que a regulamentação da reforma seja construída em comum acordo entre os entes. Agora continuaremos atentos à tramitação do projeto, que acaba de voltar à Câmara, para seguir colaborando com as discussões e a construção das leis complementares e regulamentações importantíssimas que virão.

Reforma e iniciativas de Rogério

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) não esconde de ninguém a sua satisfação em ter conseguido alguns resultados recentes de seus esforços no Senado Federal, destacando conquistas que direcionarão recursos significativos para o estado de Sergipe. “Consegui, além de ter minhas emendas aprovadas no texto, incorporar, por exemplo, o aumento do fundo de estabilização, garantindo que estados e municípios não percam recursos com a reforma. A reserva técnica de 3% e a mudança no conselho federativo para a gestão da distribuição tributária também foram incorporadas”, afirmou o senador.

O acordo de Canindé

O acordo entre o bloco político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade (PSD), e o prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT) é para 2024 e 2026, os dois anos das próximas eleições. Isso contemplaria também o candidato a prefeito Kaká Andrade, que já tem gente sua na máquina administrativa do município. Consultado, um aliado de Jeferson disse: “Todos juntos de modo altruístico por um novo tempo, uma nova Canindé”. É por isso que o PT já desistiu de Weldo e vai disputar a prefeitura tendo “Machadinho” como seu candidato.

Yandra se insinua, mas não disputará a PMA

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) até se insinua como benfeitora de Aracaju, assim como do interior sergipano e isso induz algumas pessoas a pensarem que ela pensa em ser candidata à Prefeitura de Aracaju. Mas, dentro do próprio grupo aliado comenta-se que isso não acontecerá, pois não tem base sólida na capital. Alguns personagens políticos mais próximos lembram que ela obteve mais de 131 mil votos na disputa das oito cadeiras de Sergipe na Câmara Federal e foi a candidata mais votada no Estado. Mas o seu desempenho não foi muito bom em Aracaju.

André bem cotado para vice-governador em 2026

Em compensação, há fortes comentários que apontam o pai de Yandra, o ex-deputado federal André Moura(UB), como forte nome para ser vice do governador Fabio Mitidieri (PSD) na disputa da reeleição em 2026.

Katarina é destaque entre governistas

No bloco governista, a delegada e deputado federal Katarina é vista como uma mulher equilibrada, tranquila e que consegue conquistar votos com as suas próprias falações e atuação na Câmara. Mas sabe que precisará de apoios para viabilizar o seu nome para a Prefeitura de Aracaju, se é que se manterá como pré-candidata. Os comentários foram feitos por dois governistas que pediram o anonimato.

De olho na Deso

Na reunião da última quinta-feira, 09, envolvendo o governador Fábio Mitidieri, a diretoria da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o sindicato que representa os trabalhadores da estatal (Sindisan) ficou decidido que haverá discussões contínuas entre o SINDISAN, a DESO e o Governo de Sergipe para abordar a delicada situação dos trabalhadores diante dos estudos do BNDES em andamento para a concessão. Além disso, foi acordado que uma nova contraproposta para o Acordo Coletivo será encaminhada ao sindicato, conforme o que foi debatido.

Governo propõe espécie de PDV na Deso

No bojo das propostas e conversações sobre o processo de concessão/privatização da Deso, o governo do estado propõe pagar parcelado, em 20 vezes, uma espécie de indenização àqueles que serão demitidos. A previsão é de que 1000 dos 1500 tenham que deixar as duas atividades na Deso nesse ato que seria uma espécie de PDV, mas sem correção dos valores.

Nomeação de Helber

O jornalista Helber Andrade foi nomeado esta semana para comandar a Ouvidoria Geral do Estado. O governo quer dar uma cara nova ao órgão e com isso aproximar ainda mais a gestão da sociedade. Lembrando que a Ouvidoria é responsável por receber, encaminhar e acompanhar manifestações, sugestões e reclamações dos cidadãos relacionados à prestação dos serviços públicos. O ter na estrutura do Estado uma ouvidoria reforça a sua importância no processo democrático e seu fortalecimento é de interesse de toda a sociedade.

Cidadania é o foco

A Secretaria de Estado da Transparência e Controle, à qual a Ouvidoria Geral do Estado está vinculada, está implantando uma série de projetos para fortalecimento da rede de ouvidorias nas secretarias e órgãos do Estado. A proposta é ampliar os acessos aos canais de comunicação com a gestão pública e nesse sentido já tem conversado com a Procuradoria Geral do Estado estudando o fortalecimento do arcabouço legal com vistas à promoção do exercício da cidadania e interlocução entre o Estado e a sociedade civil.

Há reclamações

Muitas são as reclamações de condutores de veículos sobre os desníveis do asfalto e paralelepípedos das ruas e avenidas de Aracaju. É por isso que os carros estão sendo sempre submetidos a alinhamentos e balanceamentos. Como não há solução para o problema, muitos carros andam pelas na base do “vai no tombo”.

Uma sugestão para a PMA

Por que não construir um mirante naquela praça cheia de bancos do bairro Coroa do Meio? Alguém pode querer ver o encontro das águas dos rios Poxim e Sergipe com as do Oceano Atlântico.

Educação em São Cristóvão

Comentário do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, sobre a educação em seu município: “O que já foi motivo de vergonha para o município, hoje é só orgulho! A Prefeitura garantiu o piso nacional para os professores e investiu na requalificação de diversas escolas, transformando a realidade dos nossos alunos. E o trabalho continuou, viu?! A merenda escolar está garantida para todos. Do 49º lugar, a Educação do município deu um salto e hoje ocupa o 4º lugar, sendo a quarta melhor educação entre os 75 municípios sergipanos”.

Um novo alerta
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) voltou a alertar os ribeirinhos sobre riscos de inundações no trecho de Sergipe e Alagoas por causa do aumento do volume de água chegando ao “Velho Chico” e que motivará crescimento da vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó.

38º FASC

O prefeito de São Cristóvão (SE), Marcos Santana, disse que trabalha com a previsão de que aproximadamente 50 mil pessoas estejam circulando pelas ruas históricas da cidade durante os três dias de evento, contribuindo para a geração de renda para os comerciantes locais e os ambulantes credenciados no Festival. “Para além da questão cultural, o Fasc é um investimento que o poder público de São Cristóvão faz para ampliar as possibilidades de geração de trabalho e renda no comércio local, para os comerciantes ambulantes e moradores que alugam suas casas durante os três dias”.

Estrelas do FASC

Para puxar essas 50 mil pessoas durante o FASC, a Prefeitura contará com bons e reconhecidos artistas a exemplo de Carlinhos Brown, Zeca Baleiro, Banda Reação, The Baggios, Marina Sena e Samba de Moça Só, entre outros.

Rolar para cima