Coluna Primeira Mão

Lula ajudará muito a SE

Os governadores do Nordeste apostam em muitas realizações no atual mandato. A grande maioria será de obras bancadas pelo Governo Federal e emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU). Como “São Lula” é nordestino e tem dito que o Nordeste é prioridade, muitas obras devem vir mesmo por aí. Sergipe, por exemplo, será beneficiado com o canal de Xingó, a conclusão da duplicação da BR-101, a duplicação da BR-235, a ponte Neópolis (SE) – Penedo (AL) e novos campi da Universidade Federal de Sergipe, entre outros.

Propostas para o PAC/SE

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE), coordenador da bancada federal de Sergipe, está mobilizando prefeitos e prefeitas sergipanos/as para enviarem propostas que visam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC Seleções. Desde a segunda-feira, 9, até o dia 10 de novembro, os municípios podem encaminhar propostas para ações e modalidades que serão apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no âmbito do Novo PAC.

Grana boa

O Novo PAC é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e executado por diferentes ministérios, como o das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte. No total, o programa receberá para esta etapa um investimento de R$ 65,4 bilhões, abrangendo 27 modalidades.

Fábio Mitidieri x André Moura

As eleições de 2024 são municipais, mas políticos que se opõem ao governador Fábio Mitidieri deixam claro que entendem que por traz da caça ao voto há uma disputa entre o União Brasil, do ex-deputado federal André Moura, e o PSD, do chefe do Executivo estadual. Embora sejam aliados, o UB e o PSD disputam quem vai eleger maior número de prefeitos em outubro do próximo ano.

MDB prepara-se para as eleições

A reestruturação segue muito bem, com a organização da parte financeira e burocrática dos diretórios. O MDB deve disputar prefeituras em 25 a 30 municípios, ao menos em metade deles como cabeça de chapa (prefeito). E deve apresentar chapas proporcionais (vereadores) em todos os municípios. A informação foi prestada à coluna pelo presidente estadual da agremiação política, senador Alessandro Vieira.

Sefaz na Alese

Foi bastante elogiada a apresentação feita pela Sefaz na Alese sobre a situação financeira do Estado no segundo quadrimestre deste ano. Além de objetiva e elucidativa, a audiência pública mostrou que Sergipe é hoje o sexto Estado com maior eficiência arrecadatória em ICMS. A secretária Sarah Andreozzi creditou o resultado à mudança no arcabouço normativo proposto pelo governo e aprovado pela Alese no primeiro semestre de 2023.

Receita cresceu/FPE caiu

Pelos dados apresentados, o ICMS teve uma variação acumulada de janeiro a agosto de 4,50%, colocando Sergipe como um dos poucos estados que alcançaram variação positiva no ano de 2023. Porém, a secretária externou preocupação com as sucessivas quedas do Fundo de Participação dos Estados (FPE): em julho, um decréscimo de -5,58%, e em agosto -5,02%. “Esse comportamento nos preocupa porque em setembro também ocorreram perdas significativas do FPE e em toda a série histórica deste ano os números têm sofrido um decréscimo”, informou Sarah Andreozzi.

Candisse será candidata?

Há muitos comentários sobre uma possível candidatura de Candisse Carvalho à Prefeitura de Aracaju, pelo PT. No entanto, ela não assume sequer, ao menos por enquanto, uma possível pré-candidatura. Mas uma coisa é certa: os petistas desejam votar em candidato do seu partido em 2024.

Cidadania se organza em SE

Entre diretórios provisórios e definitivos, o Cidadania se faz presente em 23 municípios e já definiu que terá candidaturas próprias em Ribeirópolis, com o nome do deputado estadual George Passos, e Nossa Senhora do Socorro, com o também deputado estadual Samuel Carvalho. Há o desejo de indicar um nome para disputar a Prefeitura de Aracaju. O partido atua em federação com o PSDB e as duas agremiações vão definir outras opções no interior.

Barra dos Coqueiros em disputa

O advogado Danilo Segundo (PT), que não aparece bem nas pesquisas para a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, tem o apoio de dezenas de petistas, além de sua namorada, Lurian da Silva, filha do presidente Lula. É o fato dela ser filha de Lula que estimula a pré-candidatura e até mesmo a chegada de apoios federais para o município.

A Barra é pesada para “2º”

Em primeiro lugar em todas as pesquisas, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, sentiu-se estimulado a trabalhar cada vez mais desde que Danilo Segundo se anunciou pré-candidato à prefeitura. Toda semana Macedo inaugura obras.

Sebrae em Lagarto

O secretário-chefe da Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, está anunciando, desde a terça-feira passada, uma presença mais intensa do Sebrae em Lagarto. Mais apoio para os micro e pequenos empreendedores.

Rogério em Londres

O senador Rogério Carvalho está em Londres participando da Future Resilience Fórum (FRF), uma conferência de segurança global que promove a resiliência mundial e busca cooperação para enfrentar desafios como segurança energética, mudanças climáticas e migração.

Rolar para cima