Coluna Primeira Mão

MDB terá 21 candidatos a prefeito

O MDB terá 21 candidatos a prefeitos este ano e espera eleger pelo menos 15, conforme nos informou o presidente estadual da agremiação política, ex-deputado federal Sérgio Reis. É desejo eleger mais que o dobro dos 87 vereadores que elegeu no último pleito municipal. O partido terá candidatos majoritários em Indiaroba, Laranjeiras, Tobias Barreto, Lagarto, São Cristóvão, Pacatuba, Pinhão,  Cedro de São João, Barra dos Coqueiros, Salgado, Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Maruim, Pirambu, Riachuelo, Tomar do Geru, Umbaúba, Frei Paulo e Macambira.

30 meses pela frente

Os opositores do governador Belivaldo Chagas avaliam que ele deixará o Executivo em janeiro de 2023 totalmente desgastado e sem direito a mandato no Legislativo. Esquecem que até as eleições de outubro de 2022 ele terá ainda dois anos e meio de mandato  pela frente, tempo suficiente para se recuperar dos tempos difíceis que vem enfrentando. Poderá disputar uma cadeira no Senado ou a Câmara. Mas também poderá optar por se aposentar e ir pra casa.Em fazendo isso, dá até para reatar a amizade com o ex-senador Valadares e nos finais de semana conversar sobre o que realizaram quando governadores e os momentos difíceis que viveram, cada um em seu Palácio (Valadares governou no Olímpio Campos e Belivaldo no Despachos)..

Políticos desaparecidos

Não é porque se vive em tempo de pandemia que eleitores deixam de procurar políticos com um monte de boletos, para pagar contas e resolver problemas. Se não encontram os políticos no seu local de trabalho, vão diretamente a suas casas. Alguns políticos têm se escondido, menos por não querer abrir a carteira e mais para não ser infectado pelo coronavírus.

Fechados com Bolsonaro

Um grupo que se identifica como “Aliança Ruralista de Sergipe” e empresários sergipanos colocaram 21 outdoors em todo o Estado manifestando apoio ao presidente Jair Bolsonaro e expondo que “Democracia começa respeitado o resultado das urnas”.

São Cristóvão

O prefeito Marcos Santana, assinou no último dia 02 de julho a ordem de serviço nº 002/2020 que autoriza as obras de pavimentação asfáltica e granítica de 19 ruas no bairro Rosa Maria, que faz parte do grande Rosa Elze. As obras custarão pouco mais de R$ 4.103 milhões e devem ser executadas em doze meses. Os serviços de drenagem fluvial também serão feitos em todas as ruas e o prazo para início da obra já está contando desde a assinatura da ordem de serviço.

Santa Dulce quer ajuda

O pároco José Lima está à procura de ajuda para terminar as obras da igreja Santa Irmã Dulce, que fica no bairro Aruana, em Aracaju (SE). Já foi feito quase tudo e faltam apenas o reboco e comprar e instalar janelas e portas. Quem se habilita? 

Motoboys sofredores

A coluna ouviu e pensou ser um exagero alguém dizer que esses motoboys de aplicativos são os novos escravos brasileiros. Depois de ler o depoimento de um desses trabalhadores urbanos dizendo transportar comida com o estômago vazio, a ficha caiu. Principalmente agora quando se pede muita coisa para serem entregues por esses motoboys. Muitos dos quais não têm nada de “boys”! O Congresso Nacional faz muito bem ao regulamentar essa atividade laboral tão explorada nesses tempos de pandemia!

Fique atento!

Médicos psiquiatras estão alertando para efeitos do coronavírus sobre a saúde mental das pessoas durante esse período interminável dessa pandemia. Um amigo dessa coluna afirma ter visto a mulher de Fabrício Queiroz no Aeroporto Internacional de Aracaju! Só pode ter algo errado com esse comentário. Essa pessoa precisa trocar de óculos ou começar a usá-los!

Há abusos

O governo federal deveria fazer um tabelamento dos preços de remédios e outros produtos vendidos em farmácias. Há uma correria muito grande por certos medicamentos antes vendidos a preço de banana e agora custando uma fortuna ou não mais encontrados. Vale a pena lembrar que as farmácias aumentaram os preços dos produtos vendidos em maio. Essa história de lei da oferta e da procura não é cabível em tempo de pandemia. Aí as pessoas com recursos começam a atropelar aquelas em desvantagens materiais e de informações. Assim não dá!

Piada de mau gosto

Essa é mesmo uma piada de mau gosto. Estão dizendo por aí que só o coronavirus foi capaz de reduzir os homicídios nas cidades sergipanas, especialmente em Itabaiana. Alto lá! Com isso não se brinca!

Tempos de Guerra

A Netflix tem a disposição de seus clientes uma série chamada “Tempos de Guerra”. Trata do conflito entre espanhóis e marroquinos no começo do século XX. A maior parte das ações ocorre dentro de um hospital dirigido por enfermeiras da Cruz Vermelha. Essa coluna chama a atenção para o fato que enfermeiras, médicos, pacientes e funcionários são obrigados a ficar confinados no hospital por causa de ameaça de uma epidemia de meningite. Então são todos os cuidados para não haver contágio dos confinados: uso de máscaras, higienização de tudo, correrias de médicos e enfermeiras, enfim, uma descrição do vem ocorrendo nos hospitais públicos brasileiros hoje. O filme mostra que quem está fora não entra e quem está dentro não sai. Vale a pena conferir!

Tempos modernos

O impacto do coronavirus sobre o Judiciário tem obrigado magistrados a serem criativos. Novos recursos têm sido usados. Um exemplo disso é o emprego do WhatsApp. Muitos atos processuais acontecem com o uso de um bom celular!

Novo normal

O novo normal é um velho conhecido de todos. É todo mundo junto lotando bares, restaurantes, praias e sem qualquer distanciamento protocolar. Já deu para perceber?

Gipão se reorganizando

O Sergipe quem definir a sua Comissão Técnica até a próxima sexta-feira e iniciar o processo de convocação dos jogadores. O Clube vai priorizar aqueles jogadores que foram dispensados por causa da suspensão do campeonato motivada pela pandemia de coronavírus.

Rolar para cima