Coluna Primeira Mão

1º escalão indefinido

O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) informou à coluna que o número de membros do seu primeiro escalão está sendo construído e discutido na transição administrativa e voltou a lembrar que a composição de secretariado será anunciada na segunda quinzena de dezembro.

Aliados na equipe

Quando indagado sobre a participação de partidos aliados em sua gestão, Fábio disse que “a estrutura administrativa do governo está sendo discutida conforme o plano de Governo. As parcerias políticas e partidárias são importantes e vamos conversar com todos. Nosso objetivo é fazer um governo para os sergipanos, gerar emprego, renda, descentralizar serviços de saúde”.

Gratuidade para todos

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) protocolou projeto de lei 2912/2022 que garante o transporte gratuito, custeado pela União, em dia de eleição geral. O senador observa que neste ano mais de 25 milhões de brasileiros deixaram de votar em cada turno das eleições presidenciais, e muitos desses cidadãos, de baixa renda, pela falta de recursos para o transporte público. A propositura estende o fornecimento de transporte gratuito, hoje garantido pela Justiça Eleitoral para a zona rural, para todo o serviço de coletivos de linhas regulares e não fretados em dias de eleições gerais.

Homenagem a D. Brandão

O Desembargador Edson Ulisses de Melo, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, fará ato de inauguração das obras de reforma das instalações do Fórum de Porto da Folha, que ocorrerá às 11 horas do dia 13 deste mês, quando será realizada a solenidade de denominação do fórum, que passará a chamar-se Fórum Dom José Brandão de Castro.  A sugestão do nome foi dada por vários segmentos da população do município, inclusive o Movimento em Defesa da História e da Cultura de Porto da Folha.  E dom José Brandão de Castro, ex-bispo da Diocese de Propriá,  merece ser lembrado.

Vazamento de petróleo

Engajado na luta em defesa da Petrobras e a retomada da produção de petróleo e seus derivados, o deputado federal João Daniel (PT/SE) lamentou que um vazamento de óleo em Carmópolis  tenha causado danos ao meio ambiente na região. O Sindipetro reafirmou a denúncia e cobrou providências.

Transporte coletivo

São muitos os parlamentares municipais que comentam, abertamente que a licita~]ap para a exploração do transporte coletivo em Aracaju não vai se tornar realidade, embora seja de interesse popular. Um vereador chegou a comentar que “isso vai terminar na Justiça, como sempre. E nada ser[á resolvido”.

Quinta dose

A Secretaria da Saúde de Aracaju esrtá anunciando a aplicação da quinta dose da vacina contra covid-19.  Só terá acesso agora aqueles com mais de 70 anos e tenha tomad90 a quarta dose há mais de seis meses. A vacina está disponpivel  de segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as Unidades B[ásicas de Saíde, nos sábado, das 10h às 17h nos shoppings Aracaju, Riomar e Jardins, e ainda na praça Fausto Cardoso, das 8h às 13, de segunda a sexta.

Três mil atingidos

Os mais de 3 mil bolsistas e residentes da Universidade Federal de Sergipe vão ficar sem acesso às suas mensalidades por causa do corte de verbas realizado pelo Governo Federal.  O Ministério da Educação tem informado que não há disponibilidade de recursos.

Covid in fest

Justamente agora, quando a covid-19 e suas variantes estão de volta uma série de festas estão acontecendo em Sergipe, com mais frequência em Aracaju e municípios vizinhos. Isso vai causar a volta da lotação de hospitais.

Bang bang

Tem muitos adolescentes armados nas escolas de Sergipe ameaçando uns aos outros e até mesmo os seus professores. Já é hora de uma campanha de desarmamento nos estabelecimentos de ensino. A pivetada gosta de uma faca e de revólver velho.

Seca presente

Choveu muito nos últimos dias em Sergipe. Ainda assim, há quadro de estiagem/seca em Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Tobias Barreto, Porto da Folha, Monte Alegre e Poço Redondo.

Tem ladrão demais

Ladrões de carros e celulares de Sergipe e da Bahia têm atuação conjunta com muita frequência em Aracaju. Em Salvador tem muitas lojas comprando celulares e pessoas que adquirem os veículos.

Rolar para cima