É o vale-tudo
Seguindo o discurso dos presidenciáveis, a campanha eleitoral de Sergipe virou uma espécie de vale-tudo. Os candidatos daqui prometem vale-gás, vale-transporte, vale-CNH grátis, vale-licenciamento de moto grátis, vale-alimentação, vale-merenda escolar, vale-bolsa Sergipe… Parece que os sergipanos desejam mesmo é o vale-emprego com bons salários e pagos em dia. Mas cobrar isso aí, não vale.
Sonhadores
O candidato a governador pelo PL, Valmir de Francisquinho, irrita os opositores quando anuncia que não desistirá da questão judicial para se fazer presente na disputa eleitoral deste ano. Embora anuncie sempre que não existe plano “B”, em seu próprio bloco pelo menos dois políticos bem próximos – Eduardo Amorim (PL) e Emília Correia (Patriotas) – são sempre lembrados para substituí-lo, se isso for preciso, e devem sonhar dormindo e acordados com essa possibilidade.
Rogério: Servidores terão atenção 1
O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), comentou que, atualmente, um dos principais gargalos do serviço público tem relação com a política de previdência. Por isso, ele assumiu compromisso com a categoria, reforçando que, dentro das propostas de desenvolvimento econômico, a valorização dos servidores públicos se alinha com os ideais de crescimento defendidos por ele para Sergipe.
Rogério: Servidores terão atenção 2
“O foco tem que ser em torno dos funcionários públicos que estão abandonados do ponto de vista da qualificação, de um plano de carreira e remuneração compatível com a função que exerce. Então, nossa tarefa principal é focar nesses funcionários e reorganizar num quadro único. Também é possível pensar na criação de uma previdência complementar gerida pelo setor público, de forma paritária entre trabalhadores e Governo, como uma forma de gerir os recursos previdenciários. Porém, ambos têm que participar da gestão e da aplicação desse recurso para garantir o benefício de previdência, reproduzindo ou dando ao trabalhador o conforto quando ele está na ativa. É isto que a gente defende”, revelou o escolhido por Lula.
Sifu…
A Justiça Eleitoral de Sergipe indeferiu pedido de registro de candidatura a deputado federal de Sifu Marcelo Ramos, pelo Pros. Sifu… dançou!
Alessandro: Verdadeira oposição
Com o indeferimento do registro de candidatura de Valmir de Francisquinho (PL), já se comenta que a candidatura ao Governo de Sergipe que tende a crescer é a do delegado Alessandro Vieira (PSDB). Isso porque, dos principais nomes na disputa, Alessandro passa a ser o único que representa a oposição ao atual governo. A nossa candidatura é a única verdadeiramente de oposição e competitiva. É preciso respeitar a vontade doeleitor, mas quem quer mudança de verdade vai votar 45 nessa eleição, ressalta Alessandro.
Questão de visibilidade
As campanhas para o Senado Federal com maior visibilidade e que, por isso, tinham bons destaques nas mídias eram as de Valadares Filho (PSB) e da delegada Danielle Garcia (Podemos). Agora, na reta final de campanha, Laércio Oliveira (PP) e Eduardo Amorim (PL) estão mais presentes e a disputa entre os quatro tornou-se intensa no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.
Julgamentos finais no TRE/SE
Será nesta segunda-feira, 12, os julgamentos finais dos pedidos de registro de candidaturas para as eleições 2022. Neste bloco vão ser avaliados a vice-governadora Eliane Aquino, candidata pelo PT a deputada federal, Fábio Henrique (União pelo Brasil), que pretende disputar a reeleição para a Câmara Federal, e Cristiano Cavalcante (União).
Anônimos
Por que secretários estaduais e municipais em Sergipe utilizam carros sem nenhuma identificação da pasta para qual estão a serviço?
‘Tamo junto’
O “tamo junto” muito usado popularmente e pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) aparece com frequência na campanha eleitoral deste ano. Entre os usuários estão os candidatos a deputado estadual Cristiano Cavalcante (União) e a deputada federal Yandra Moura (União). Outros menos conhecidos fazem a pegadinha do “tamo junto”, para atrair voto, mas o danado do eleitor insiste em dizer “tô fora”.
Ninhos de bolsonaristas
Os partidos que mais abrigam bolsonaristas em Sergipe são o PL, o PP e o PTB. A avaliação é de Lúcio Flávio, do movimento Direita Sergipana e candidato a deputado estadual pelo PP.
Fábio e as carreatas
Fábio Mitidieri intensificou a agenda de carreatas na reta final de campanha. Este fim de semana, o candidato do PSD estará em Estância, Santa Luzia, Indiaroba, Umbaúba, Cristinápolis, Tomar Geru, Itabaianinha, Laranjeiras, Riachuelo, Malhador, Moita Bonita e Itabaiana. Fábio e Zezinho apresentaram propostas para geração de emprego e desenvolvimento dos municípios.
Entrevistas na TV
Esta semana, Fábio Mitidieri falará sobre suas propostas para fazer Sergipe avançar nas TVs Sergipe e Atalaia. O candidato estará na TV Sergipe na segunda, 12, e na Atalaia na quarta, 14. Fábio terá a oportunidade de apresentar para os sergipanos, ao vivo, projetos para educação, saúde, emprego e segurança.
Juventude 1
O candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), apresenta, em seu planejamento de desenvolvimento econômico para o Estado, ações específicas para a juventude sergipana. Entre os destaques está a criação de Centros Culturais nas cidades sedes das microrregiões do Estado, onde, além de atender a juventude com programas específicos, sejam pólos difusores da cultura nas regiões.
Juventude 2
Esse planejamento, segundo o escolhido por Lula, visa oferecer oportunidades que assegurem e viabilizem projetos para a juventude como direito à vida, à cidadania com dignidade, trabalho e liberdade, sendo primordiais para preparar o público para os desafios do atual mercado de trabalho, tornando-se um importante instrumento para a integração social dos jovens sergipanos.
Niully Campos, o diferencial 1
Candidata na disputa pelo Governo de Sergipe, Niully Campos (Psol) vem se destacado nestas eleições por ser a única mulher concorrendo. Ela também apresenta a única alternativa de esquerda no Estado. Trazendo propostas que colocam as mulheres e a população mais vulnerável no centro do debate, Niully e a comitiva do Psol vêm rodando todos os municípios apresentando à população um plano de ações coerente com a necessidade do Estado, em todos os campos: econômico, social, ambiental, na saúde e na educação.
Niully Campos, o diferencial
Se destacando em todas as aparições públicas, sabatinas e em seus encontros com a imprensa sergipana, Niully Campos vem enaltecendo a importância destas eleições terem uma mulher negra, feminista e jovem concorrendo contra todo um panorama político repetido, com os mesmos homens e partidos de sempre, na disputa por uma continuidade do poder. Os sergipanos estão vendo com bastante empolgação o nome de Niully crescendo a cada dia, o que mostra o despertar da população sergipana para o desejo de um nome realmente novo na política sergipana.
Sem bi
Matéria publicada na edição desta sexta-feira, 9, no jornal Valor Econômico, mostra, com base em dados da revista Forbes, os estados brasileiros onde se concentram os bilionários do país. Sergipe não aparece na relação. São Paulo tem 113 bilionários, Santa Catarina 38, Rio de Janeiro 35, Minas Gerais 25 e Rio Grande do Sul 17. No Nordeste, os destaques são Ceará 16, Pernambuco sete, Maranhão quatro, Bahia três e Paraíba um.