Coluna Primeira Mão

João Fontes: Eles quebraram Sergipe

O ex-deputado federal e pré-candidato do PTB ao Governo de Sergipe, João Fontes, aposta na possibilidade de disputar o segundo turno da disputa. Ele declarou para coluna que os grupos que disputam a eleição para governador sempre estiveram juntos e quebraram o estado. “JB disse que encontrou o estado quebrado, Belivaldo diz que encontrou o estado quebrado, é um verdadeiro imbróglio para descobrir o pai da quebradeira do estado de Sergipe. Esse grupo esteve junto na eleição de 2010 que elegeu Deda governo, JB vice, Eduardo Amorim e Vavazão se elegeram para o Senado nessa ninhada! Alessandro foi o Xerife da SSP no governo de JB! Todos filhotes do mesmo grupo político”, comentou e acrescentou: “A única proposta para libertar Sergipe do caos e construir um Novo Tempo em nosso estado é eleger a chapa do PTB com João Fontes e Denise Leal”!

É só boato

A turma do boato não perde tempo. Foi só o ex-governador Jackson Barreto puxar o seu grupo no MDB para apoiar Rogério Carvalho (PT) para os boateiros de plantão propagarem que o pré-candidato do PSD, Fábio Mitidieri, poderia tirar do exercício do mandato o suplente de deputado federal, Alexandre Figueiredo. Esqueceu que Alexandre é hoje quadro do PSD e está afinado com Mitidieri.

Será ou não a vice?

Ainda não está oficializado, mas tudo indica que Danusa Silva (PDT) será mesmo a vice-governadora do pré-candidato Fábio Mitidieri (PSD). Nesta segunda-feira, 01 de agosto, ela tem nova reunião com ele e logo depois poderão anunciar o resultado positivo. Mas há quem aposte que a confirmação somente acontecerá no dia 05, durante as convenções partidárias.

Fábio contra a violência 1

As mulheres, historicamente, não têm as mesmas condições e oportunidades do que homens. Pior que isso: são constantes vítimas de violência. Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informaram que houve um aumento de 34,4% de feminicídios, em Sergipe. Neste dia de Combate Estadual ao Feminicídio, Fábio destaca que seu plano de Governo pretende combater essas práticas e oferecer maior suporte para as vítimas.

Fábio contra a violência 2

Propostas como ampliar o programa Mulher Mulher, que oferece oportunidade de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica monitoradas pelo Estado e capacitar egressas e apenadas no mercado de trabalho, para que essas mulheres quando estiverem em liberdade, consigam emprego e não retornem ao mundo do crime. Intensificação e ampliação por todo Estado, do projeto Homem com H, que trabalha questões da violência com homens agressores para educar e conscientizá-los.

Exonerações

Desde a quarta-feira passada fala-se muito em exonerações de pessoas que ocupam cargos comissionados e foram indicadas para eles pelo ex-governador Jackson Barreto (MDB). As exonerações ocorridas teriam sido em torno de 20. JB rompeu com o grupo governista e a turma dos cargos anda com ed de perder a “boquinha”.

Vice de Rogério defende governo ágil

Escolhido no início desta semana para compor a chapa majoritária que tem o petista Rogério Carvalho como pré-candidato a governador, Sérgio Gama (MDB) anuncia que está disposto a entrar em campanha e a ajudar a construir “um governo ágil e eficiente”, como deseja a sociedade. Segundo ele,.  “isso é o que a sociedade pode esperar desse Governo na questão da entrega dos serviços públicos, geração de empregos e de investimentos”.

Sérgio Gama: Gosto do corpo a corpo

Sergio Gama disse anda que “Gosto da campanha “corpo a corpo”, e pretendo estar em contato direto com as pessoas. Estaremos também de forma efetiva no palanque eletrônico, por meio, principalmente, das redes sociais”. Sérgio é filhi do ex-prefeuti João Augusto Gama, também do MDB.

Fakuisa

Os comentários de bastidores revelam que vem por aí mais duas ou três pesquisas montadas em escritórios de institutos do jeito que o cliente deseja.

Valadares Filho: É preciso mudar o perfil

Ao longo das últimas semanas, Valadares Filho tem se empenhado em estudar mais profundamente a realidade econômica do estado. Desde o momento em que passou à condição de pré-candidato a senador, o ex-deputado federal demonstra sua preocupação com a precarização das condições de vida dos trabalhadores e da população mais carente. Ao se debruçar sobre os números da economia sergipana, ele constata que só há uma saída para alterar essa precarização: a mudança no comando das administrações estadual e federal. É nesse contexto que ele insere a decisão de ser pré-candidato a senador: transformar-se num elo entre o futuro governador de Sergipe e um provável governo do agora pré-candidato a presidente Lula.

Sergipe precisa de mudanças profundas

Diante do atual quadro de insegurança institucional e do panorama de pobreza e de fome que atinge milhões de brasileiros, Valadares Filho aponta para a necessidade de se eleger um Congresso com parlamentes que tenham experiência na vida pública. Na sua opinião, não há espaço para salvadores da pátria. “O momento requer um parlamento formado por deputados e senadores que tenham bagagem política para enfrentar os desafios de construir as mudanças profundas pelas quais o país precisa passar. Sem isso, a pobreza e a fome não serão banidas do país”. Ele finaliza, lembrando da necessidade dos sergipanos apoiarem pré-candidatos que tenham linha direta com o senador Rogério Carvalho, pré-candidato a governador, e com Lula, pré-candidato à Presidência do Brasil.

Clóvis fora do MDB

O empresário Clóvis Silveira comentou ontem que está saindo do MDB. Silveira apostou na possibilidade de assumir o comando do MDB e isso não deu certo, pois a direção nacional passou a agremiação política, em Sergipe,  para as mãos do ex-governador Jackson Barreto. O empresário afirmou que continua apoiando a pré-candidatura do petista Rogério Carvalho a governador.

Mesmice

Todos os pré-candidatos ao Governo de Sergipe têm o mesmo discurso de gerar empregos, renda e enfrentar a fome que hoje atinge mais de 150 mil lares em Sergipe. São boas pretensões, não se pode negar. Mas nenhum dele diz como vai fazer isso.

Calendário Eleitoral 1

A partir desta quarta-feira, 03,  é assegurada aos partidos políticos e às federações de partidos a prioridade postal para a remessa de material de propaganda de seus candidatos registrados. É também o último dia para a nomeação dos mesários e do apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, à exceção dos que atuarão nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, nomeados até 26 de agosto.

Calendário Eleitoral 2

A próxima sexta-feira, 05, é o último dia para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente e vice- presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital.

Censo começa 2ª

Na próxima segunda-feira, 1º de agosto de 2022, o Censo 2022 vai começar. Teremos mais de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país, que o IBGE calcula serem cerca de 75 milhões. Além saber exatamente qual o tamanho de nossa população – estimada, atualmente, 215 milhões de habitantes – o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Sábado de convenção

O projeto de mudança de Sergipe, apontado por Alessandro, envolve três partidos: PSDB, Cidadania e Podemos, que realizam suas convenções eleitorais estaduais neste sábado, 30 de julho, a partir das 15h, no auditório do Centro de Convenções AM Malls (CIC). Na ocasião será oficializada a candidatura do senador Alessandro Vieira (PSDB) para governador de Sergipe, do empresário Milton Andrade (Cidadania) para vice-governador, e a candidatura da Delegada Danielle Garcia (PODE) ao Senado Federal.

Recado 1

O senador e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), fez um alerta à população sobre o alinhamento de ações locais com as ideologias do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, chegou o momento de “darmos o recado a aqueles que achavam que podiam colocar o Brasil e Sergipe no bolso, que achavam que podiam massacrar o povo pobre do nosso país e do nosso estado”.

Recado 2

“Não vamos deixar que tirem do povo o direito de escolher o seu futuro. Por isso, precisamos mostrar à população que isso tudo é responsabilidade desse governo estadual que não tem compromisso com o povo. Inclusive a situação que vivemos aqui, também. Porque Bolsonaro e Belivaldo vêm juntos. Esse Governo que parou Sergipe e vem, agora, com um time genérico para enganar o povo”, declarou o petista.

Cuidado!

Esses eventos que movimenta multidões, inclusive procissões,  no interior do estado tem gerado muitos casos suspeitos de covid-19 e/ou gripes.

Rolar para cima