Coluna Primeira Mão

Caso Valmir de Francisquinho:Decisão do TSE é definitiva

Sobre o julgamento, no último dia 23,  do ex-prefeito de Itabaiana e pré-candidato a governador, Valmir de Francisquinho (PL), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  um jurisconsulto contatado  pela coluna informou que ele ainda tem direito a recurso, mas….: “Cabe embargos junto ao próprio TSE para verificar se existe omissão ou  contradição  no acórdão a ser publicado, mas sem efeito suspensivo. Ou seja ele está inelegível por que existem  duas decisões Colegiadas do TRE/SE e no TSE”. E, por causa disso, Valmir não poderá disputar as eleições deste ano. Vale lembrar que o TSE seguiu a posição do TRE/SE de Sergipe, cujo relator foi o desembargador Diógenes Barreto.

Valmir de Francisquinho não pode ser candidato

Conforme o jurisconsulto,   o artigo 1. alínea J da lei complementar 64/90 diz que ficam proibidos de entrar em disputa eleitoral ”os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição”. Inclua-se na decisão a Lei Complementar nº 135, de 2010.

A reação de Valmir no TSE

Assim que o Tribunal Segional Eleitoral publicar o acórdão que o mantém inelegível, Valmir de Francisquinho acionará a sua banca de advogados para ingressar com recurso extraordinário. Logo em seguida, ajuizará uma ação cautelar para suspender o acórdão e garantir o direito de ser candidato a governador em 2022. Mas, vale destacar, que tudo dependerá de decisão do TSE.

Fábio continua com Lula

“Eu votei em Lula por duas vezes, votei em Dilma duas vezes e votei no Haddad. O fato do PT ter candidato a governador de Sergipe não muda isso”. O comentário é do deputado federal Fábio Mitidieri, pré-candidato a governador de Sergipe pelo PSD. Ele explicou que a diferença é que o agrupamento a que está vinculado é amplo, tem várias correntes e respeita as posições divergentes. E lembrou: Além disso, eleitor Sergipano conhece os candidatos, sabe o perfil de cada um e votará naquele que entender ser o mais preparado, independente de quem seja o seu candidato a presidente. Já Lula, optou por Rogério Carvalho.

Os federais preferidos

Quem não esconde de ninguém a satisfação com a pesquisa do Instituto França (IFP) são os deputados federais e pré-candidatos à reeleição Gustinho Ribeiro (Republicanos) e João Daniel (PT). Eles aparecem como primeiro e segundo mais citados, respetivamente, em pesquisa recentemente realizada.  A pesquisa foi registrada  na Justiça Eleitoral sob número 01064/2022.

Os mui amigos 1

O pré-candidato a governador de Sergipe pelo PL, ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho e o governador Belivaldo Chagas (PSD) dão claros sinais públicos de que não se suportam. Valmir sempre acusa Belivaldo de persegui-lo e trabalhando para inviabilizar a sua pré-candidatura. Irritado com a propagação desses “boatos”, Chagas , em entrevista radiofônica, comentou: “Essa questão de PSD e advogado não faz parte do meu show, não estou preocupado com isso, estou preocupado com obras. Processos, políticos, jurídicos, de quem quer que seja, quem tiver seu pepino que descasque, não tenho nada a ver com isso”.

Os mui amigos 2

E acrescentou, Belivaldo: “Isso é coisa de desocupado. Se o Valmir escreveu isso, sabe o que é? Falta do que fazer. A falta do que fazer é o diabo. O cara não tem o que fazer, não tem o que mostrar, não tem o que dizer, quer estar me provocando. Fizeram uma pesquisa e descobriram que toda vez que  me provocam e eu respondo, dá ibope para ele. Aí agora eu não respondo mais de jeito nenhum. E eu vou tá dando ibope a desocupado? Vá trabalhar, meu amigo, vai cuidar do seu processo. Compre aí um caminhão de vela de sete dias e vá acender, vá rezar, meu fio”.

Quo vadis?

Uma pergunta que não quer calar: Qual será a opção daqueles que já se declararam em pesquisas eleitorais que votariam em Valmir de Francisquinho para govenador de Sergipe em outubro de 2022?

Emília quer o Palácio dos Despachos

Mal acabou de ser confirmada, elo TSE,  a inelegibilidade do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), a turma da vereadora Emília Correia colocou postagens nas redes sociais anunciando “Emília, Sergipe precisa de você governadora do Estado”.  Valmir ainda analisa a possibilidade de recurso no próprio TSE sobre a situação. Ele tornou-se inelegível por abusos de poder econômico e social na campanha eleitoral de 2018, para beneficiar o filho, Talysson, que foi eleito deputado estadual e teve o seu mandato cassado ontem pelo mesmo tribunal.

Covid-19 atinge Fábio Mitidieri

O deputado federal e pré-candidato ao governo, *Fábio Mitidieri*, testou positivo para covid-19 neste sábado, dia 25. O pré-candidato realizou teste e recebeu atendimento médico no Centro de Síndrome Gripal de Aracaju, equipamento da rede municipal de Saúde e cumprirá recomendações médicas em casa. Esta é a segunda vez que Fábio Mitidieri testa positivo para covid.

Quem será o/a vice de Rogério?

Todos os comentários no PT apontam para os nomes do empresário Marcos Franco (MDB) , a filha do ex-presidente Lula Lurian Silva (PT), a jornalista Yasmin Déda (PT) e a sindicalista Ivânia Pereira (PC do B) para a composição da chapa majoritária na condição de pré candidato/a a vice governadora.  Mas pode surgir uma nova opção logo em breve.

As opções do PSOL     

O PSOL está agilizando o processo de conversações internas para definir quem será o seu pré-candidato a governador. O partido quer levar apenas uma opção para a sua convenção. As opções hoje existente são: Mário Leony; José Alvino; Demétrio Varjão; Jossimario Mick; e Sérgio Barreto. O candidato a governador pode ser um deles ou nenhum deles. Isso estará definido até o dia 30 deste mês.

Henri Clay doente e disposto

Por falar em PSOL, o partido continua fechado com a pré-candidatura do advogado Henri Clay Andrade para o Senado. Embora doente – está em casa com covid-19 -, ele disse que disposição não lhe falta para ir para as ruas pedir voto.

Câmeras para todos

Ao tomar conhecimento de que a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a proposta do deputado Iran Barbosa para adoção de câmera corporal nos policiais em atividade no Estado, o sargento Vieira, uma das lideranças da corporação militar, disse: Quero indicação para carro blindado na polícia, para o adicional de periculosidade, para quartéis dignos. Cadê o deputado Iran Barbosa nesse momento? Por que o professor Iran não coloca também uma indicação para colocar câmeras nos professores da rede estadual?

Duplicação da BR-101

E essa duplicação da BR-101, em Sergipe, hein? A obra começou em 1998 e ninguém sabe quando terminará e quem souber, com certeza, não viverá para ver a inauguração total.

Calendário da UFS

Direto de Brasília, onde estava  lutando pela recomposição do orçamento da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o reitor da instituição, professor Valter Joviniano de Santana Filho, disse à coluna que não tem a pretensão de alterar o calendário do  ano letivo de 2022. O trabalho está sendo feito cortando em áreas que tragam o menor impacto para o ensino.

18 anos de TV

Para comemorar os 18 anos de atividade da TV Alese, na manhã da última quarta-feira, 23, foi servido um café junino com direito a bolo comemorativo. Na tarde do mesmo dia, a Assembleia fez sessão especial em alusão à data. 

Gestão Pública

Na próxima segunda-feira, dia 27/06, às 9 horas, no auditório da SEFAZ/SE, serão apresentadas as inovações implementadas no Sistema de Gestão Pública Integrada (i-Gesp), bem como aquelas que estão em andamento. O público alvo desse dia são os diretores administrativos e financeiros ou algum representante. No dia 28/06 será realizado o treinamento para usuários do i-Gesp da Administração Direta e Poderes, a partir das 8h. No dia 30/06, o treinamento será direcionado à Administração Indireta. O público alvo do treinamento são os servidores usuários do i-Gesp que realizam as atividades rotineiras no sistema.

Rolar para cima