Lula participará de ato no Centro de Convenções de SE
Será no próximo sábado, 18, a partir das 9h, o ato público que contará com a presença do pré-presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento está programado para acontecer no Centro de Convenções de Sergipe, localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA). Os petistas e aliados reafirmarão e demais presentes o apoio à pré-candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo de Sergipe. A confirmação do local e hora foi divulgada por membros da direção do Partido dos Trabalhadores. Durante esta semana, o PT fará mobilizações para divulgação do ato em todo o Estado.
MDB eclético
O MDB de Sergipe tem filiados e dirigentes apoiando Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes. Mas até agora ninguém se pronunciou defendendo a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), uma emedebista que deseja disputar a Presidência da República e que poderá ter o também senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) como seu vice.
Valdevan fora
Com a cassação do deputado federal Valdevan 90, o petista Márcio Macedo volta a atuar na Câmara, em Brasília. Como fica inelegível, Valdevan já deve estar pensando em quem apoiar nas eleições deste ano para deputado federal. A turma de Valdevan que está em cargos comissionados federais em Sergipe anda preocupada com a possibilidade de perder a “boquinha”.*
André esperançoso
O ex-deputado federal André Moura (União Brasil) dá sinais de que não está levando a sério a sua condição de inelegível e quer estar na disputa eleitoral de outubro de 2022.
Candidatos de apoio 1
Conforme divulgou o UOL, pelo menos 95 servidores tiraram licença remunerada de seus cargos para se candidatar a vereador em 2020 e não obtiveram um voto sequer. Ou seja, nem eles mesmos votaram em suas candidaturas no pleito municipal. Há muitos casos suspeitos no país, algo em torno de 1.600, e em Sergipe. Nas eleições de 2020, em Aracaju, seis candidatos tiveram zero votos. Há casos de zero votos em outras eleições estaduais e municipais.
Candidatos de apoio 2
A legislação eleitoral estabelece que funcionários públicos precisam se afastar do serviço quando decidem disputar uma eleição e têm direito de continuar recebendo seus salários enquanto fazem campanha. Muitos deles optaram pelas candidaturas por causa do período de afastamento das (três meses) e alguns realmente ficam a serviço de partidos como motoristas ou atuando na retaguarda e são tratados como “candidatos de apoio”. Em outros estados chamam de “candidatos fictícios”.
Consumo interno
Os partidos mais consolidados de Sergipe encomendam com certa frequência pesquisas e não registram na Justiça Eleitoral para justamente evitar a divulgação. As ações dos pré-candidatos a governador são sempre embasadas no perfil do eleitorado exposto por essas pesquisas. O senador Rogério Carvalho, por exemplo, intensificou fotos e vídeos ao lado do pré-presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva. Isso, nas avaliações internas, vem dando certo. Alguns outros interessados no Governo de Sergipe deveriam expor também quem são os seus principais apoiadores e/ou o pré-presidenciável que apoiam.
MPF/SE acompanha
O MPF/SE está dedicado a coleta de provas no procedimento de investigação criminal que apura as circunstâncias da morte de Genivaldo de Jesus Santos ocorrido na BR-101, em Umbaúba, no dia 25 de maio. O MPF deve também acompanhar o inquérito policial em andamento na Polícia Federal. Após a conclusão das investigações policiais, em caso de indiciamento, o Ministério Público Federal produz a ação penal contra os indiciados.
Câmeras em ação 1
O procurador da República Flávio Matias, coordenador do Controle Externo da Atividade Policial em Sergipe, abriu procedimento para investigar a necessidade de uso de câmeras de vídeo corporais por policiais rodoviários federais no exercício da função de policiamento extensivo.
Câmeras em ação 2
A investigação foi instaurada a partir do procedimento administrativo autuado para acompanhar as abordagens ou ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorridos no Estado de Sergipe, que ocasionarem vítimas ou de outra forma demandarem o exercício *da atividade de controle externo policial pelo Ministério Público Federal.
Agora vai
Numa reunião de um partido nanico, ocorrida na última quarta-feira, 8, em Aracaju, para discutir a disputa pelo Governo de Sergipe, ousadamente um dos presentes sugeriu que na convenção, em julho próximo, o pré-candidato a governador que a agremiação apoia anuncie que para a Saúde melhorar no Estado a melhor alternativa seria colocar um paciente como secretário. E apresentou o perfil: o secretário ideal é uma dessas pessoas que vai pegar medicamentos gratuitos e muitas das vezes não os encontra.
Muro caindo
Velho e fragilizado, o muro do Aeroporto de Aracaju (Santa Maria) anda despencando aos poucos. Logo em breve a pista estará sendo usada pela gurizada para brincar de skate.
]
Emprego temporário 1
O IBGE abriu na quinta-feira passada, 9, inscrições para um processo seletivo com 12 n vagas em Sergipe. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.
Emprego temporário 2
As inscrições vão até o dia 15 deste mês. O candidato deve se inscrever pelo site http://www.ibge.gov.br/pss-complementar. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos, sendo que o requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.