Coluna Primeira Mão

Marcos Franco é consultado para vice-governador

O empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco foi consultado por políticos do PT, MDB e PL sobre a possibilidade de ser vice-governador para a composição de chapa majoritária nas eleições de outubro de 2022. Nos contatos, ele disse que iria consultar o seu grupo político, segmentos do seu partido, o MDB, e alguns amigos. “Eu faço política em grupo, não atuo sozinho”, declarou e acrescentou: ainda está cedo para uma definição nesse sentido. Darei resposta à todos que me consultaram no momento mais oportuno. “.

Valmir será candidato?

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), anuncia nesta segunda-feira, 02 de maio, se será ou não candidato a governador de Sergipe em outubro próximo. Ele tem dito que “há disposição” e que está “fazendo consulta ao grupo” a que está vinculado. E ainda tem garantido que pretende entrar na campanha para disputar e vencer.

Sem direito a vaia

Os ministros do governo Bolsonaro circulam muito pelo Nordeste anunciando obras e/ou liberação de recursos para executá-las. Chegam de repente e repentinamente desaparecem. Ninguém sabe das visitas ilustres e poucos vêem. Os opositores, aqueles que desejam dar sempre uma vaia, não têm sequer oportunidades para isso.

Henri Clay irredutível

O advogado Henri Clay Andrade, pré-candidato do PSOL ao Senado Federal, foi contactado pela coluna sobre a possibilidade de desistir da disputa majoritária por uma proporcional (talvez deputado federal) e ele reafirmou que “nossa candidatura ao Senado é irreversível”. O PSOL e o PSB serão aliados do PT nas eleições deste ano e tem sido cogitada a possibilidade de o socialista Valadares Filho ser indicado para o Senado.

Vereadores em pré-campanha

Os vereadores por Aracaju Emília (Patriotas), Sheyla Galba (Cidadania), Ricardo Marques (Cidadania), Linda Brasil (Psol), Bittencourt (PDT), Eduardo Lima (Republicanos), Diego (PR), Nitinho (PSD), Isac (PDT) e Vinicius Porto ( PDT) são apontados na Câmara como prováveis candidatos a cargos eletivos em outubro deste ano. At[é agora, pelos dados 1ue obtivemos, Vão estar no páreo 10 dos 24 vereadores da capital sergipana.

Festas juninas e coinvenções

A partir de agora o volume de pré-campanha eleitoral deve crescer e chegar a um nível maior de visibilidade em junho próximo, mais especificamente nos festejos juninos. É nesse período de festas que os pré-candidatos mais se exibem nos 75 municípios. É a fase que os encaminha para as convenções partidárias. Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital.  

Corpo a corpo liberado

Resolução Nº 02/2020 CTCAE no art. 6º proibiu nas eleições municipais de 2020 a realização de eventos massivos, a exemplo de passeatas e comícios, sendo permitidas carreatas, reuniões e distribuição de material impresso. Mas, em 2022, quem não for para as ruas e se prender unicamente às redes sociais, com certeza, vai se dar mal na hora da contagem dos votos. Para evitar isso, os partidos podem realizar comícios, passeatas, carreatas e tudo mais que se enquadrar dentro da legislação eleitoral m vigor.

Transferência do título

No dia 4 de maio, 151 dias antes do pleito, vence o prazo para que eleitoras e eleitores realizem operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até este dia para solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet.

Opção para votação

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral.

PSTU tem pré-candidato

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e o Polo Socialista Revolucionário de Sergipe apresentam a pré-candidatura de Elinos Sabino a governo de Sergipe. Essa pré-candidatura representa um projeto alternativo e independente da classe trabalhadora, que vem sofrendo com as mazelas das crises, das políticas governamentais e do capitalismo.

UFS sem  bonificação – 1

A respeito dos questionamentos levantados sobre a não utilização da bonificação em nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para critérios regionais, a Universidade Federal de Sergipe esclareceu à pedido da coluna, que, com o intuito de ampliar o acesso de candidatos provenientes das regiões onde estão instalados seus campi, publicou, em 21 de outubro de 2019, a Resolução Nº 31/2019/Conepe, instituindo o Argumento de Inclusão Regional para acrescentar 10% a mais na nota do Sisu de candidatos que tenham cursado o ensino médio nas escolas regulares e presenciais do estado de Sergipe dos campi de Lagarto e do Sertão (em Nossa Senhora da Glória).

UFS sem bonificação –  2

No entanto, em razão da ação civil pública interposta pela Defensoria Pública da União, a 1ª Vara Federal determinou em 2020 que a UFS se abstenha de conceder o acréscimo de nota a candidatos por critérios de caráter geográfico. Em abril de 2021, a UFS entrou com recurso que permanece sem julgamento, cabendo-lhe, até o momento, seguir o que foi determinado em primeira instância.

Rolar para cima