Angústia em pré-campanha
Todos os pré-candidatos em fase de pré-campanha carregam consigo a preocupação com a possibilidade de quando forem definidas as federações partidárias seus nomes desaparecerem da disputa. Essa é uma situação que poderá atingir a todos os nomes que estão expostos.
Lula mantém apoio a Rogério
Em matéria publicada sob título “PT restringe candidaturas a governador para priorizar Lula e Congresso”, o jornal Folha de São Paulo divulga neste domingo, 13, que o ex-presidente petista já se reuniu com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, que deverá lançar o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) para disputar o Governo do Estado. Mas Lula aposta no nome do senador Rogério Carvalho.
Mais entusiasmado
Entre os assumidamente pré-candidatos em campanha, o que mais se mostra animado é, sem sombra de dúvida, o senador Rogério Carvalho. Mas isso não quer dizer que os demais pré estejam parados. Apenas fazem silêncio e aguardam uma posição do governador Belivaldo Chagas, que aguarda a posição do PSD nacional sobre que grupo de federação vai se enquadrar.
Alessandro Vieira: Pesquisa não preocupa
Indagado sobre a continuidade de sua pré-candidatura à Presidência da República, o senador Alessandro Vieira respondeu: “A decisão de pré candidatura não é individual, mas sim fruto da decisão unânime da Executiva Nacional do partido. Qualquer mudança de cenário vai passar também por uma discussão coletiva. Os resultados das pesquisas são compatíveis com o momento e o grau de conhecimento, isso não preocupa”. Vieira não aparece bem em nenhuma delas.
Redes sociais
O petista Rogério Carvalho tem se preocupado em divulgar o seu nome nas redes sociais sempre ligado ao do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva. Sempre aparece um “Lula lá e Rogério cá”. A turma do PDT sergipano não tem dado muita atenção ao seu pré-presidenciável Ciro Gomes.
Moro x Bolsonaro
O pessoal mais próximo do ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato do Podemos, fala pouco sobre ele na terra do cacique Serigy. Mas os bolsonaristas mostram as caras e defendem tudo que Jair Bolsonaro fala ou faz.
MDB e a disputa
E o MDB, hein! Anda bem próximo do União pelo Brasil (a turma do DEM), mas isso desagrada àqueles políticos que têm um perfil mais à esquerda e que gostariam de estar numa federação com Lula disputando a Presidência do Brasil. É o caso do ex-governador Jackson Barreto, que usa como slogan “o senador de Lula”. Mas ninguém aposta na possibilidade dele deixar a agremiação. Avalia-se que ele é um autêntico emedebista.
Posição
O MDB, na avaliação do ex-deputado Marcos Franco, deverá definir quem apoiar para disputar o Governo de Sergipe somente em março.
Por que parou?
Os tradicionais cabos eleitorais, aqueles cabras que ganham uma grana boa para direcionar votos para candidatos, estão praticamente parados. Apostam na fidelidade dos compradores, mas agora avaliam que é cedo para definições, uma vez que alguns dos pré-candidatos também não sabem se estarão no páreo.
MPF de olho em concurso
Na sexta-feira (11), a Justiça Federal determinou a retificação de todos os editais publicados, inclusive de resultados preliminares, em relação ao concurso público da Polícia Rodoviária Federal (Edital Concurso PRF 1, de 18/01/2021). O objetivo das retificações é garantir aos candidatos negros a reserva de 20% das vagas em cada etapa do certame e não apenas no momento da apuração do resultado final. A decisão é resultado de ação ajuizada em Sergipe pelo Ministério Público Federal
Falarão?
É bem provável que no decorrer desta semana que se inicia Edvaldo Nogueira (PDT) e Fábio Mitidieri falem sobre as eleições de 2022. Os dois mostram-se apreensivos.
Veneno para todos
Sobrou para nós. O veneno está na mesa. Pois é, caros leitores, na quinta-feira passada, 10, a Câmara de Deputados aprovou a PEC do Veneno, que autoriza o uso de agrotóxicos proibidos nos países do Primeiro Mundo porque são considerados maléficos a suas populações. Em Sergipe e no Brasil parece que nossas vidas valem menos ou nossa estrutura corporal é mais resistente à ação do veneno usado na nossa agricultura. A aprovação dessa PEC ocorreu com o aval da bancada federal sergipana. Desta vez somente os deputados federais João Daniel e Fábio Henrique votaram contra. Quando *você estiver se deliciando com um gostoso morango, lembre-se de agradecer aos nossos deputados pelo veneno que a fruta pode conter!
Em alta
Os armazéns e minimercados têm sido cada vez mais procurados pelos aracajuanos. Oferecem produtos variados e, dizem alguns consumidores, preços mais em conta. Na onda da crise econômica e da pandemia, esse segmento continua crescendo.
Cadê a ponte Penedo – Neópolis?
O governador de Alagoas, Renan Filho, prometeu e chegou a afirmar, que iria construir uma ponte sobre o Rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE), com recursos próprios do Tesouro Estadual. No dia do anúncio declarou: “Nós tomamos a decisão de fazer, com recursos próprios do Governo de Alagoas, a ponte que ligará Penedo a Neópolis”. A obra, que foi avaliada como um sonho antigo dos que moram na região ribeirinha ainda não teve início e a travessia continua feita através de balsas e outras embarcações.
Velho Chico
Quem primeiro chamou o Rio São Francisco da Rio da Integração Nacional? Certamente, essa pessoa forçou a barra. Agora, se hoje essa coluna disser que o São Francisco é o rio da integração regional do Nordeste brasileiro estará sendo preciso. Com a sua transposição, esse rio, que nasce em Minas Gerais e corre por vários estados, está mesmo integrando o Nordeste.
Estudantes devedores
Um milhão de estudantes brasileiros estão devendo ao programa de empréstimos estudantis chamado Fies. No meio desse grupo estão os sergipanos. O Governo Federal não está fazendo um bom trabalho ao propor a negociação dessas dívidas. O certo mesmo é zerar os débitos dessa juventude que está começando a sua vida profissional num quadro de crise econômica e de falta de empregos!
Sobre presidiários
O que dizem os presidiários quando são postos em liberdade depois de cumprirem penas privativas de liberdade? Falam que pagaram a sua dívida para com a sociedade. Dá a impressão de que as pessoas que não estão nas prisões somos todos cidadãos cumpridores da lei. Será que os ex-presidiários acreditam mesmo no que estão falando? Ou agem como as autoridades penitenciárias quando dizem que presidiários serão ressocializados para depois fruírem o prazer de voltar a sociedade? Será que eles sabem que não serão bem-vindos na sua volta ao meio social?
Evangélicos x católicos Quando foi a última vez que você passou por qualquer bairro, depois de algum tempo, e percebeu que em certo espaço tinha sido construída uma nova igreja católica? Agora coloque a mesma pergunta em relação a alguma igreja evangélica. Em Aracaju, ainda não foi terminada a reforma da Catedral Metropolitana e nas igrejas católicas existentes sobram lugares para quem deseje frequentá-las. Parece que há uma relação entre aumento da pobreza e corrida para as igrejas evangélicas.