O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vai enviar ofício ao Governo do Estado a fim de que sejam informadas quais medidas serão adotadas no intuito de ampliar a testagem da covid-19 na população sergipana.
A ação foi definida na sessão plenária da última quinta-feira, 18, após sugestão da conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do TCE.
“Aumentar a testagem é fundamental para saber o tamanho real da epidemia e assim elaborar estratégias de combate ao vírus, acompanhar sua evolução e fazer um planejamento para controlar o avanço”, colocou.
Ao contextualizar a necessidade de realização de mais testes, a conselheira fez referência ao estudo realizado pela consultoria Bain & Company, publicado em 10 de junho no jornal Valor Econômico, no qual é demonstrado que Sergipe realiza apenas três testes para cada caso confirmado.
“Pelo que diz o estudo, o ideal só ocorre no Mato Grosso do Sul, com 21 testes por caso, e no Paraná, onde são 14 testes para cada caso confirmado”, observou.
Susana também citou bons exemplos que poderiam ser replicados em Sergipe, a exemplo da testagem por drive-thru, como ocorre em Rondônia e no Distrito Federal, com o exame feito através de agendamento na internet e o resultado ofertado na internet.
A preocupação da conselheira com a baixa testagem foi justificada ainda pelo atual cenário de retomada gradual da economia, “pautada na disponibilidade de leitos de UTI’s, mas sem o devido avanço na testagem em massa da população”.
Conforme o mais recente “Boletim Covid-19” divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, já são 400 óbitos registrados em Sergipe, sendo cerca de 100 apenas nos últimos sete dias.
Fonte e foto: DICOM/TCE