Aracaju: Morre ex-vereador Thiaguinho Batalha
Morreu neste domingo, 13, o ex-vereador aracajuano Thiaguinho Batalha, 35 anos. O seu corpo foi encontrado dentro da casa dele, conforme informou o pai do ex-parlamentar, o radialista Carlos Batalha, ex-secretário de estado de Comunicação do governo João Alves Filho, que se encontra em São Paulo tentando retornar a Aracaju. A Câmara Municipal de Aracaju lamentou a morte e informou que o velório será realizado na Casa Parlamentar.
Assassinato de jovens
A Juventude do PT de Sergipe realiza, em sua sede (Aracaju), às 14h, ampla reunião neste sábado, 12, para discutir a violência que estaria atingindo os jovens no Estado. Segundo dados do material tornado público a polícia já matou cerca de 700 jovens em três anos e meio em Sergipe. “Usando a narrativa de confronto, a maioria desses mortos são pessoas jovens e negras. “A Polícia Militar do Estado de Sergipe é umas das mais violentas do Brasil, é a polícia que mais mata. Com isso, nós abriremos uma roda de discussão tendo como pauta: Políticas de Segurança e o combate ao genocídio da juventude negra no Estado de Sergipe”, diz convocação.
Negritude em debate
Também neste sábado, às 8h, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) acontece o colóquio “Narrativas Negras”. Atuarão como narradores (ora) Iyá Sônia Oliveira, Luis Fausto Valois e Roberto Amorim. O evento [e uma promoção do Sintese e do Kilomaloca.
É preciso explicações
De 2019 até os dias atuais, o Norte e o Nordeste, atuando em bloco, receberam R$ 123 bilhões da União. É preciso mostrar que destino foi dado à todo esse recurso. Tomara que não tenha sido usado meramente na politicagem!
Pensando em 2024, mas também de olho em 2026
É verdade que no bloco político governista tem muitas opções para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Mas também é verdade que muitas dessas pessoas pensam em ser opção para vice-governador no possível projeto de reeleição do governador Fábio Mitidieri e algumas outras estão de olho no Senado, Câmara Federal e Alese, em 2026.
João demais
Já tem obras demais com o nome do ex-governador João Alves Filho. Já tem placas com o nome dele na orla de Atalaia. Pra que colocar um busto? Em fazendo isso que deseja o deputado Garibalde Mendonça, vai ser preciso, para distinguir as obras, colocando um busto de Edvaldo Nogueira, no trecho que tem aqueles bares menores, depois das cercas da Petrobras, e do ex-governador Belivaldo Chagas no calçadão da orla, que vai até o Mosqueiro. Ainda caberia um busto de Nogueira na Orla Pôr do Sol.
Reestatização de Mataripe é possível?
Se dependesse única e exclusivamente da população, sim. E toda vez em que ocorre aumento no preço da gasolina nos postos de combustíveis de Aracaju, a ideia de reestatização se fortalece. Ninguém merece pagar R$ 6,20 por um litro de gasolina. A Petrobras só administra as refinarias do sistema Petrobras. A Refinaria Mataripe foi privatizada. Quem define a política dela é a Acelen. A gente é só pra sofrer.
Unigel partirá para a lay off
A Unigel vai colocar em prática o lay off, implicaria em suspensão dos salários e da produção industrial em sua unidade de Sergipe, localizada no município de Laranjeiras (antiga Fafen). A empresa, que tem 500 empregados e possui uma capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônia, reafirmou os esforços para manter a produção de fertilizantes nitrogenados. Mas, está com a produção paralisada há mais de 70 dias. Alega que o preco do gás é elevado e ele é produto básico para a sua produção.
PT adia reunião
O PT quer ter candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. É um desejo e essa vontade dos petistas e foi expresso em resolução recente da direção partidária. Mas a reunião que deveria acontecer na quinta-feira passada, 10, para agilizar as discussões sobre o tema não aconteceu. Foi adiada para a próxima semana (quinta-feira, 17) em função de compromisso do presidente estadual, deputado federal João Daniel, na Câmara, e a impossibilidade da presença da vice-presidente, a ex-deputada Ana Lúcia.
Quo vadis, Emília?
A vereadora Emília Correia se contentaria em ser vice de algum outro candidato lançado pela dupla Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira para a disputa da Prefeitura de Aracaju? Ela já deu a entender que não. Mas, ainda assim, vai para o PSDB um partido que vem se aproximando cada vez mais do núcleo governista de Sergipe.
Danielle sobreviverá?
No bloco governista de Fábio Mitideiri tem muita gente afirmando que o ex-governador Belivaldo Chagas não será o candidato à Prefeitura de Aracaju, mas sim dará todo o apoio necessário àquele (a) que for escolhido (a). É nessa conjuntura que o nome da secretária da Mulher, Danielle Garcia, parece crescer.
Transporte público em questão
Leitores da coluna andam questionando: As empresas de transporte público têm limitado o pagamento da passagem ao cartão eletrônico. “O argumento de impedir roubos e assaltos não afasta o que determina a lei”, E lembram: “A recusa em receber pagamento em dinheiro na moeda corrente do país pode gerar multa para o estabelecimento ou prestador de serviço, de acordo com o artigo 43 da Lei das Contravenções Penais.
O que diz o CDC
Em seu artigo 39, inciso IX o Código de Defesa do Consumidor (CDC). afirma que estabelecimento comercial, ou empresa, que fornece serviço não pode se negar a receber pagamento do cliente em dinheiro, desde que seja a moeda local. Agora, imagina a situação de alguém que tem um problema no seu veículo, precisa se deslocar, mesmo com dinheiro não poder usar o transporte público da cidade
Sobre o Laboratório
Indagado pela coluna sobre a importância da criação do Laboratório Manoel Bonfim de Políticas Públicas, o reitor da UFS, professor Valter Santana, disse: “Estamos discutindo com professores de diversos departamentos a perspectiva de ter mais um espaço que incentive a aproximação da UFS com a sociedade. Nesse caso mais focado em gestores estaduais e municipais. Espaço que possamos induzir estudos de políticas públicas com o foco de auxiliar os gestores na implantação e consolidação de políticas públicas por meio do conhecimento científico articulando redes de cooperação científica, tecnológica e cultural. Estamos em fase final de discussão para apresentar a comunidade e a sociedade”.
Planos falham
Conforme decisão do STJ, os planos de saúde que negarem tratamento/terapias para beneficiário autista deverão pagar indenização por danos morais. A despeito disso, familiares de autistas afirmam que as negativas ou ausências de respostas são uma constante por parte das seguradoras. Aqui em Sergipe, a Escola Valor Humano, empresa de assessoria jurídica, pedagógica e orientação parental a famílias neurodivergentes, tem judicializado vários casos, com sucesso. “Nosso foco é a qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias, e isso passa necessariamente pela garantia dos direitos à saúde”, diz Maíra Ielena, sócia da EVH.
Há queixas
A praça Joselita Almeida Barbosa, na Farolândia, foi inaugurada exatamente há uma semana. A população do bairro reconheceu o trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira. A praça ficou mesmo muito bonita. Hoje, uma semana depois, os copinhos de água mineral distribuídos na noite de inauguração ainda estavam espalhados pelo chão. Pode isso, Edvaldo?