JB pensa em deixar o MDB
O ex-governador Jackson Barreto pensa em sair de vez o MDB, mas entende que não tem pressa para fazer isso. “Não tenho mais nenhum projeto político, a não ser apoiar um amigo aqui outro acolá, mas sem compromisso de militância partidária. O MDB de Sergipe foi de vez para a direita e assim, pelo visto, vai se acabar, mas sem eu. Vou ver o momento oportuno para sair de vez”, comentou com a coluna.
Rogério abre as portas do PT
O senador Rogério Carvalho, a principal liderança do PT de Sergipe, tem reavaliado algumas de suas posições políticas e está disposto até mesmo a conversar com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Dizem as más línguas que Nogueira, se não puder indicar o seu candidato à prefeitura da capital, poderá romper com o bloco governista liderado por Fábio Mitidieri (PSD). Mas publicamente o prefeito não fala em rompimento, apenas lembra que o acordo que fez em 2022 previa que ele indicaria o seu candidato no bloco governista para disputar a PMA.
Robson Viana: quero ser prefeito
“Sou pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PT, em Aracaju, e não estou disposto a abrir mão dessa condição para ninguém”. A declaração é do ex-deputado estadual e ex-vereador Robson Viana. Ele disse ainda que, ao mesmo tempo que busca ampliar o apoio popular ao seu nome, atua no sentido de unir os petistas em torno desse projeto.
Emprego e renda
O governador Fábio Mitidieri está disposto a continuar a sua pregação em torno da geração de emprego e renda. Mas enfrenta dificuldades para atrair novos e bons negócios para Sergipe. Há tentativas e o problema é convencer.
Cadastro positivo
Na última sessão deste primeiro semestre na Alese os deputados aprovaram o projeto do Governo que cria o Programa de Conformidade Tributária “Amigo da Gente”. Na prática, funcionará como um cadastro positivo, que incentiva a valorização dos bons contribuintes. O objetivo é fazer com que os contribuintes que buscam se adequar à legislação tributária recebam o estímulo necessário ao empreendedorismo, fomentando seu desenvolvimento.
Investimento em cultura
Há uma boa expectativa de valorização da riqueza histórica e artístico-cultural de Sergipe com a aprovação do projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a realizar uma operação de crédito de até R$ 300 milhões. Nos municípios há um grande potencial a ser explorado com a realização de obras como o Memorial do Cangaço, o Museu do Forró e o Museu do Vaqueiro. Vai movimentar a economia regional, principalmente com o turismo, promovendo a geração de emprego e renda nas localidades.
Petista confuso
Parece que o deputado estadual Chico dos Correios não leu a resolução do PT dizendo que vai fazer oposição ao governo ou se leu não entendeu. Chico dos Correios, dizem alguns petistas, vota favorável a tudo do governo Mitidieri.
Alessandro critica ministros
É claríssimo que boa parte dos ministros do Supremo não têm a menor noção do que é ser efetivamente um magistrado. Ignoram os limites éticos impostos àqueles que exercem o poder de decidir. Atuam como políticos, negociantes ou mesmo como vedetes em constante busca por holofotes.
Lei do silêncio
Os itabaianenses sempre foram conhecidos como um povo que fala muito. Principalmente os políticos locais. Mas, nos últimos meses, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho, o prefeito Adailton Souza e o ex-senador Eduardo Amorim andam economizando palavras e prometem falar com mais frequência lá pelo final deste ano ou quando decidirem o que fazer de seus destinos políticos.
Balanço da Alese
O deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para fazer um balanço dos primeiros meses de mandato. “Assumimos o mandato com o compromisso de representar, da melhor maneira possível, a população sergipana, sentimento que norteia nossas ações”, Cristiano.
Espécie em extinção
É difícil encontrar tucanos em quantidade em Sergipe. O PSDB, no governo Albano Franco, tinha tucano em grande quantidade em todo o Estado e viveu o seu ápice. De lá para cá, houve uma revoada e todo mundo saiu da agremiação. Agora, o senador Alessandro Vieira (MDB) quer soerguer a agremiação política. Segundo o ex-tucano e ex-deputado estadual Roberto Góes, que está desligado desde a ida do então senador Eduardo Amorim para o PSDB, o partido só afundou. “Aécio Neves (PSDB/MG) foi um canalha , mentiroso, garantiu a mim, quando fui agradecer e levar a lista dos nomes para a nomeação da nova comissão provisória, com José Carlos Machado na presidência, que tudo estava acertado. Na outra semana entregou o partido a outro (Amorim). Infelizmente, acabaram com o partido em Sergipe”, desabafou.
Ocupação em hotéis
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (Abih-SE) divulgou o percentual de ocupação dos leitos no mês de julho. Segundo a entidade, a ocupação média está em torno de 58% no período. A Abih-SE avalia que esse índice não corresponde às expectativas do setor. A entidade e a Secretaria de Turismo correm juntas à procura de turistas.
Armando futuca bolsonaristas
Representante da Associação Brasileira de Imprensa, Armando Sobral Rollemberg, “macetando” os bolsonaristas: “Quem é de bem tem que zelar pela democracia! Pelo cumprimento da lei! Não pode sair agora pregando indiretamente ou diretamente o golpe!”.
É lei, pode cobrar
Você sabia que existe uma lei que completa 15 anos agora em 2023 e nela toda a população com renda de até três salários mínimos tem direito ao serviço de um arquiteto ou engenheiro na construção e/ou reforma de suas casas? Essa é a Lei de Athis (Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social) e será tema de um evento nacional que vai ocorrer a partir do dia 25 de julho, aqui em nosso Estado. Esse evento também vai contar com a presença de alguns ministros, inclusive o ministro sergipano Márcio Macedo.
Lagarto
Em Lagarto, a ex-deputada estadual Goretti Reis (PSD) trabalha a caça ao voto com o apoio de toda a sua família. A família avalia que vai dar tudo certo. Ela é pré-candidata à Prefeitura de Lagarto.