Após recuo, setor de serviços sergipano registra segundo maior avanço no volume de vendas do Brasil

Em maio de 2023, o setor de serviços em Sergipe avançou 8,4%, após recuo de 7,1%, no mês de abril. O índice da receita nominal também expandiu em 6%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o avanço no volume de vendas e da receita nominal superaram os 12%. A variação acumulada do ano foi de 7,5%.

Em âmbito nacional, houve um avanço de 0,9% no mês de maio. Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram em maio. O maior impacto sobre o índice geral veio do setor de transportes, que cresceu 2,2%, recuperando parte da perda de 4,3% registrada em abril.

É importante ressaltar que Sergipe registrou o segundo maior avanço no volume de vendas do país (8,4%), ficando atrás somente do Mato Grosso (22,5%). Na análise regional, houve expansão no volume de serviços em 24 unidades da Federação.

Na comparação com maio de 2022, o avanço do volume de serviços no Brasil (4,7%) foi acompanhado por 23 das 27 unidades da federação. A principal contribuição positiva ficou com Rio de Janeiro (7,7%), seguido por Minas Gerais (9,3%), Paraná (13,3%), Mato Grosso (29,4%), e Rio Grande do Sul (10,4%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%) assinalou o resultado negativo mais relevante do mês.

Fonte: Superintendência Estadual do IBGE em Sergipe

Rolar para cima