O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, na manhã desta sexta-feira, 21, o recapeamento asfáltico em ruas dos bairros 18 do Forte e Santo Antônio. A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana e recuperação das vias da cidade. Nos últimos seis anos, já foram aplicadas 200 mil toneladas de asfalto nas ruas e avenidas de Aracaju.
“Iniciamos hoje a recuperação de ruas importantes para esta região da cidade. São ruas que têm um fluxo muito grande de veículos. Com o recapeamento, elas ajudarão na melhoria da mobilidade urbana, porque desafogam as grandes avenidas desta região de Aracaju. É um investimento na ordem de R$ 2,3 milhões, que vai, de fato, trazer mais qualidade de vida e permitir que os veículos possam trafegar com mais tranquilidade É mais uma ação do projeto de mobilidade urbana, que iniciamos em 2017 e que prosseguirá até 2024”, afirmou o prefeito.
Edvaldo destacou ainda a importância das ações de recapeamento e tapa-buraco para a cidade. “”Todos os dias, durante esses cinco anos e dez meses das minhas gestões, tem rua sendo recapeada, recebendo operação tapa-buraco, tem avenida sendo fresada e recebendo asfalto novo. Não é à toa que nós já conseguimos fazer 129 quilômetros de ruas completamente recapeadas na nossa cidade, o que é um fato inédito na história de Aracaju. Em cinco anos e dez meses, 200 mil toneladas de asfalto foram aplicadas em nossa cidade e isso nos orgulha e é motivo de alegria”, reiterou.
Ao todo, seis vias receberão novo pavimento, numa extensão de 3,2 quilômetros. Serão recapeadas as ruas Japaratuba, Armindo Guaraná, Monte Castelo, Deodato Maia, Arnaldo Dantas e Gumercindo Bessa. Também serão realizadas as sinalizações vertical e horizontal, incluindo pintura de faixas de pedestres e meio-fio, além de adequações para acessibilidade. O investimento será de R$ 2,3 milhões, com prazo de execução para a obra de 90 dias, pela empresa AGC Construções e Empreendimentos.
“Há muito tempo não se faz manutenção nestas ruas, então várias delas estão com desnível. Neste trabalho de recapeamento, nós vamos corrigir essas desigualdades e deixar a pista em uma condição muito melhor, muito mais homogênea do que está hoje. É uma obra de quatro meses, uma obra bem rápida e nós estamos começando na época ideal, uma época que não tem chuva, para poder trabalhar com muito mais eficiência e agilidade”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari Vargas.
A recuperação e modernização da malha viária é uma das prioridades das gestões do prefeito Edvaldo Nogueira. Em ações de pavimentação, a Prefeitura já aplicou 100,4 mil toneladas de asfalto, desde 2017. Foram recapeadas assim 129 quilômetros de ruas e avenidas. Já com operação tapa-buraco, a Prefeitura já aplicou 99,4 mil toneladas de asfalto.
Fonte: AAN
Foto: Ana Lícia Menezes