Valmir de Francisquinho recorre ao TSE para validação de votos e ser candidato a governador de SE

Às 16h deste sábado, 15, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, através de seus advogados, ingressou com Ação Rescisória Eleitoral e pedido de liminar junto Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Ele quer a validação dos votos obtidos no 1º turno, em 2 de outubro e ser candidato na disputa do segundo turno.

Se obtiver sucesso nessa investida, disputará o segundo turno contra o petista Rogério Carvalho, a quem declarou apoio na segunda-feira passada, dia 10. Nesse cenário, Fábio Mitidieri, candidato a governador do PSD, sairia da disputa final.

Ele postou no Instagram a seguinte mensagem: “Peço desculpas se alguém se decepcionou com a minha decisão de apoiar Rogério na última segunda, era o que restava diante dos dois candidatos que estavam no 2º turno, jamais eu apoiaria Fábio Mitidieri, candidato que de forma injusta, comprovada pela justiça, me tirou da disputa. Provando que não existia acordão, acabei de entrar com um pedido para que o Tribunal Superior Eleitoral valide os meus votos, tire Fábio do segundo turno e me coloque na disputa contra Rogério. Agora é com Deus e o povo!”

Opositores  avaliam que é difícil o itabaianense obter sucesso junto ao TSE, uma vez que ele não tem registro de candidatura para o pleito de 2022 junto a Justiça Eleitoral.

Leia a seguir o comunicado divulgado pela assessoria de Valmir de Francisquinho.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A “COLIGAÇÃO O POVO QUER”, composta pelos partidos PTB, PL, PATRIOTA, PROS e PMN e VALMIR DOS SANTOS COSTA, candidato ao cargo de governador do estado de Sergipe, informam à população sergipana que na data de hoje (15/10/2022) foi ajuizada Ação Rescisória Eleitoral com pedido de liminar perante o *Tribunal Superior Eleitoral*.

A defesa de *VALMIR DE FRANCISQUINHO* sempre acreditou na plausibilidade dos embargos de declaração e na improcedência da AIJE que o condenou por abuso do poder econômico e por, supostamente, ter usado indevidamente, na campanha do seu filho *Talysson*, a cor azul quando 

era prefeito de Itabaiana/SE.

No último dia 13/10/2022 o *TSE* reformou essa decisão, promovendo a absolvição de VALMIR DE FRANCISQUINHO que teve seus direitos políticos restabelecidos. Esse relevante fato novo motivou a decisão de promover o ajuizamento da Ação Rescisória, buscando reparar uma injustiça de grandes proporções.

Referida demanda objetiva que a vontade soberana do povo sergipano materializada em *457.922 VOTOS* venha a ser respeitada e o princípio democrático de observância ao sufrágio popular seja observado.

Por fim, o candidato *VALMIR DE FRANCISQUINHO* agradece as manifestações de apoio e carinho da população sergipana.

*_Aracaju/SE, 15 de outubro de 2022._*

Rolar para cima