Compromisso – Rogério Carvalho aquecerá a agricultura familiar

A equipe de programa de governo, orientados pelo pré-candidato do PT Rogério Carvalho, vem trabalhando em políticas públicas direcionadas à agricultura familiar, recuperando alguns programas exitosos da época de Lula/Dilma e Déda, coordenados pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre os quais: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e fortalecimento da política de armazenamento via da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Se em 2012, os recursos da CONAB eram de R$ 600 milhões, em 2022 esse valor caiu para 15 milhões. Também foram fechadas 27 unidades armazenadoras da CONAB desde o governo Bolsonaro. O atual governo também acabou com o plano safra, o que contribuiu para que os pequenos agricultores familiares fossem expulsos do acesso ao crédito bancário.

A equipe de planejamento do Plano Governamental de Rogério Carvalho também vem trabalhando em projetos de valorização dos agricultores familiares, focando também no desenvolvimento de ações voltadas para as questões socioculturais e econômicas, visto que as produções oriundas da agricultura familiar garantem o abastecimento do mercado interno e dos produtos da cesta básica.

Sabendo que o Estado precisa ser mais presente na vida dos produtores da agricultura familiar, a equipe de programa de governo do pré-candidato, Rogério Carvalho, já está traçando diretrizes de modernização e adequação que envolverá as instituições do Estado para atenderem as políticas voltadas aos pequenos agricultores, entre as quais: Secretaria de Agricultura (e subsidiárias), Secretaria de Economia além do Banese e da retomada da PRONESE (enquanto suporte técnico e sua expertise de captação de recursos no Banco Mundial).

Entre as ações que já estão em planejamento pela equipe técnica do pré-candidato, Rogério Carvalho, destacam-se as diretrizes voltadas para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas oriundas da agricultura familiar nas áreas da fruticultura, mandiocultura, pecuária de leite e corte, pequenos animais, milho, rizicultura, carcinicultura, psicultura, ostras e coco. Ressalta-se ainda que todas essas culturas receberão atenção especial com apoio técnico e financeiro.

Rolar para cima