Edvaldo não desiste
Um dos boatos mais propagados na semana passada nas redes sociais dá conta da desistência do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), de se fazer presente na disputa interna do bloco governista, que deverá definir quem será o candidato à sucessão de Belivaldo Chagas (PSD). Consultado, Carlos Cauê, marqueteiro e pessoa muito próxima de Nogueira, disse que ele “nunca” desistiu e que ainda “continua pré-candidato pelo PDT. Se será candidato ou não é uma decisão da coligação”.
Mitidieri também não
Neste sábado, quando chegou de viagem de férias, o deputado federal e pré-candidato ao governo de Sergipe Fpabio Mitidieri (PSD) disse estar bem mais dispostos a disputar as eleições de outubro próximo. “Estamos no aguando da convocação do governador, respeitando os colegas que tem o mesmo objetivo, mas estou muito confiante. Construí uma relação de respeito e credibilidade com os sergipanos e com o nosso agrupamento. São anos de dedicação, lealdade e compromisso que me trouxeram até aqui”, comentou com o blog.
Fake News
Ele criticou ainda a onda de boato de estava expondo a sua irmã, a deputada estadual Maysa Mitidieri, como provável vice de chapa majoritária encabeçada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira,. “Quanto a mais essa fake News, já estamos acostumados. Minha irmã é pré candidata à estadual e eu a governador”, declarou.
Atropelamento político?
Tem muita gente comentando que o atropelamento do militante político direitista João da Tarantela teria sido um crime político. Mas ninguém tem sequer suspeita do que teria motivado. O atropelamento aconteceu na Avenida Tancredo Neves, dia 11, às 18h20, em frente ao Ferreira Costa. Tudo parece não passar de suspeita banal.
Valadares Filho e Eduardo Amorim
Tomaram café juntos o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) e o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), ambos candidatos ao governo em 2018. Juntos, eles tiveram 414.518 votos, contra os 403.252 de Belivaldo Chagas, no 1º turno. Nas eleições de 2020 para a Prefeitura de Aracaju, Eduardo levou o PSDB para o palanque de Valadares Filho, que concorreu a vice-prefeito na chapa liderada por Danielle Garcia (Pode). A relação entre ambos permanece respeitosa, mas ainda sem definições se disputarão o pleito de outubro numa mesma coligação.
Eduardo Amorim e Valadares Filho
Mas, segundo interlocutores, essa é uma possibilidade no radar de ambos. Valadares Filho, que já fechou questão no apoio à pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) ao Governo de Sergipe, vê espaço na majoritária para Eduardo Amorim. Já Eduardo não esconde de ninguém que sua pretensão é voltar ao Senado. Uma coisa é certa: qualquer decisão sobre 2022 passa por eles dois, que tiveram uma expressiva votação há quatro anos e mantiveram suas reputações sem nenhum tipo de mancha que inviabilize o retorno deles ao cenário político-eleitoral. Agora é só aguardar.
Banese à venda
Nesta segunda-feira (17/01), às 07h30, o Sindicato dos Bancários de Sergipe fará ato na porta do Centro Administrativo do Banese, para protestar contra o processo de privatização que já estaria acontecendo. Segundo Ivânia Pereira, presidente da entidade sindical, a direção da instituição financeira está colocando em risco à Caixa de Assistência dos Empregados (Casse/Banese), a direção do banco estadual inicia um processo de privatização do Banese, com o fatiamento de setores do chamado balcão de negócios do banco.A pedido da presidência do Banese, no último dia 14, o Conselho de Administração da instituição financeira votou o processo de venda do balcão de seguros, que faz parte de um dos serviços ofertados pela Banese Corretora.
PSTU e as eleições
Os partidos já dão sinais de pressa em discutir as eleições e nomes de candidatos majoritários ao pleito eleitoral deste ano. Mas, publicamente, dão a entender que “isso é assunto lá para março ou abril”. Um dos poucos partidos que não têm pressa por esse debate é o PSTU. Segundo Gilvani Alves dos Santos, ex-candidata a prefeita de Aracaju, em 2018, disse que “não discutimos ainda sobre as eleições”. Mas isso deve acontecer logo em breve.
Vetando o veto
A oposição ao prefeito de Aracaju arregaça as mangas para manter os votos e derrubar os vetos do prefeito de Aracaju. Na pauta, o rateio do Fundeb com os professores e o piso da Enfermagem.
Querem promoção nas urnas
Em 2022, saem da Câmara Municipal de Aracaju pelo menos dez candidatos ao próximo pleito eleitoral. São eles: Ricardo Marques; Sheyla Galba; Emília Corrêa; Pastor Eduardo; Pastor Diego; Breno Garibalde; Nitinho; Linda Brasil; Ângela Melo. Além do superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araújo.
Mesa da Câmara
Entre os vereadores que não disputam a eleição, a atenção total é pela sucessão na presidência da CMA. Entre eles, o veterano vereador Vinícius Porto disputando com o neófito Ricardo Vasconcelos. A disputa ainda pode ter um nome surpresa para desequilibrar o embate entre as bancadas de situação e oposição.
É preciso melhorar
Entra ano e sai e as empresas de transporte coletivo continuam cobrando altas tarifas de seus usuários e pouco têm oferecido a quem depende delas. Por exemplo, já estamos em 2022 e o conjunto da frota de ônibus não tem ar condicionado! É ruim pagar caro, viajar em ônibus que parecem latas de sardinhas e no maior calor!
Não é justo
E por falar em transporte coletivo, não parece razoável o que uma certa empresa de ônibus está fazendo com seus funcionários. É preciso pagar os direitos trabalhistas atrasados de seus empregados!
Sem Carnaval
Conforme vinha informando esta coluna, Aracaju não terá Carnaval de rua (aglomerados festivos urbanos) neste 2022. A medida da prefeitura é correta e zela por todos.
E os nossos protocolos
Ainda bem que os temporais que têm caído no Sul da Bahia e em Minas Gerais não chegaram a Aracaju. Se isso acontecesse aqui, a maioria das residências poderiam desaparecer debaixo de tanta água. Não são conhecidos os protocolos de emergência das autoridades estaduais e municipais para lidar com esses desastres da natureza. É interessante notar como, nessas ocasiões, não está no gibi o número de barcos e botes que circulam nessas cidades inundadas.
Só ele
Entre os candidatos a políticos e os políticos sergipanos não existem reclamações contra as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral. Só uma voz barulhenta e cansativa se queixa sem ter razão para isso. Os brasileiros precisam valorizar o trabalho da nossa Justiça Eleitoral.
SergipePrevidência
O SergipePrevidência, órgão do Governo do Estado, retomou, neste mês de janeiro, a realização do procedimento da Prova de Vida. A meta é viabilizar a validação dos dados de aposentados e pensionistas da rede estadual, por meio do aplicativo Meu RPPS, plataforma que objetiva cuidar, proteger e facilitar a vida dos beneficiários. Com o suporte do aplicativo, mais de 900 beneficiários atualizaram seus dados, nas duas primeiras semanas de 2022.
Vacinação ambulante
Merece todo o apoio desta coluna a política sanitária adotada pela Prefeitura de Aracaju de vacinação itinerante contra a Covid-19. Os prefeitos do interior poderiam fazer a mesma coisa, enviando suas equipes aos povoados onde pessoas humildes não compreendem a importância da vacinação ou não podem se afastar do trabalho agrícola. Sergipe pode se tornar um modelo para o Brasil na guerra contra o coronavírus.