m agosto de 2021, o setor de serviços em Sergipe avançou 8,3% em relação ao mês anterior, que também foi de aumento (1,8%). Com este índice do mês de agosto, Sergipe apresentou a maior alta nacional no volume de vendas, seguido dos estados do Rio Grande do Sul e Alagoas (ambos com 4,2%).
Em agosto, 11 unidades da federação tiveram retração em seu volume de vendas, com destaque para Roraima (-7,4%). Outro destaque para Sergipe é que o aumento de 8,3% foi o maior registrado no ano, até o momento, assim como é o maior desde agosto de 2011. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
O aumento no volume de vendas no setor de serviços foi acompanhado pela receita nominal de 9,8%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, Sergipe teve um avanço de 37,2%. Em Sergipe, outro destaque positivo diz respeito à variação acumulada no ano de 2021, que teve seu terceiro resultado positivo de 6,9%.
Apesar disso, no acumulado dos últimos 12 meses, ainda existem perdas, pois o índice chegou a -1,3%. Esta perda registrada neste acumulado é a maior do país e faz com que Sergipe esteja entre as 03 unidades da federação que ainda não tiveram uma recuperação neste índice.
Em âmbito nacional, o volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014.
Fonte: Unidade Estadual do IBGE em Sergipe