Coluna Primeira Mão

A pergunta que não quer calar

Quem são os dois policiais rodoviários que colocaram Reginaldo de Jesus Santos no porta-malas da viatura da PRF, em Umbaúba (SE), na quarta-feira passada, 25? Um deles joga a bomba de gás lacrimogênio. Já se sabe que cinco pessoas assinaram o BO da PRF na delegacia de polícia estadual no município e estão identificadas como Clenilson, Paulo, Adeilton, William e Kleber. 

E agora MDB?


Ainda que cambaleante, o MDB vai continuar existindo e as disputas pelo seu comando continuam em Sergipe. Se a senadora emedebista Simone Tebet for confirmada como pré-candidata à Presidência da República, os dirigentes estaduais deverão seguir a recomendação nacional de apoia-la e se desvencilharem de outros compromissos políticos e eleitorais. Isso significa problema para o presidente da comissão provisória, Jackson Barreto, que deseja disputar o Senado vinculando o seu nome ao do pré-candidato do PT à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Mas poderá ser um complicador também para Clóvis Silveira, que quer levar o MDB sergipano a apoiar o senador petista Rogério Carvalho, pré-candidato ao Governo do Estado.


Satisfação


No que depender dos petistas mais engajados ao partido, entre os quais os sindicalistas, inclusive aqueles ligados ao serviço público, a pré-candidatura do senador Rogério Carvalho não morre, mas, sim, avança para as urnas em outubro próximo. As pesquisas internas estimulam o sonho da volta ao Governo em janeiro de 2023.


O preferido


Ainda persistem os comentários que apontam o nome de André Moura (UB/SE) como o preferido do governador Belivaldo Chagas para o Senado Federal. Mas Chagas parece estar dando tempo ao tempo e acompanhando as movimentações no bloco governista.


Quer ser vice


Muita gente chegou a pensar ser brincadeira a ideia tornada pública pela advogada Luciana Déda de ser vice-governadora na composição da chapa governista. Mas ela tem levado o tema a sério e sempre está falando nisso nas entrevistas quer concede. Não explora muito o assunto, mas diz sempre que, se convidada, aceitará a iniciativa.


Ivan na disputa


O ex-prefeito Ivan Leite, de Estância, trabalha o projeto de ser candidato a deputado federal pelo PSDB. Ele ainda não diz que será candidato, mas, sim, que está avaliando essa possibilidade.


Apoio suspeito


Durante todo o período em que esteve na disputa para ser indicado o pré-candidato ao Governo de Sergipe pelo bloco governista, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) dizia sempre contar com o apoio de 52 dos 75 prefeitos de Sergipe. Os desempenhos nas últimas pesquisas não demonstraram esse apoio todo. Mas há amigos e correligionários dizendo que “faltam presenças mais fortes do governador Belivaldo Chagas e do prefeito Edvaldo Nogueira, de Aracaju, nas movimentações políticas”.


Ainda resta esperança


Embora apareça bem nas pesquisas registradas ou não junto ao TSE/TRE/SE, a delegada Danielle Garcia (Podemos) não consegue desanimar aqueles também interessados na disputa de cadeira no Senado Federal. Jackson Barreto (MDB), André Moura (UB), Laércio Oliveira (PP), Eduardo Amorim (PL) Henri Clay (Psol), Valadares Filho (PSB) e Coronal Rocha (PTB) fazem avaliações frequentes e acreditam
que chegam lá.


Arrogância demasiada


Não foram boas para a imagem da Polícia Rodoviária Federal as inciativas de seus agentes de prender e depois colocar no porta-malas de sua viatura Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, em Umbaúba, no último dia 25. O ato de jogar bomba de gás *lacrimogênio e isso provocar a morte de Genivaldo foi mais grave ainda. O fato ganhou dimensão nacional e com repercussão internacional para o já desgastado governo do presidente Jair Bolsonaro.


Data coincidente


Vale lembrar que foi no dia 25 de maio de 2020 que fato análogo aconteceu nos Estados Unidos e até hoje ninguém esqueceu como foi morto George Floyd, que disse por várias vezes para o seu algoz “eu não consigo respirar” para o policial que o mantinha sufocado com o joelho no pescoço. Antes de morrer, o Floyd sergipano deu um grito e também não conseguiu mais respirar


Avaliações


As pesquisas que mostram o bom desempenho do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho como pré-candidato ao Governo de Sergipe parece que não são levadas muito a sério pelos seus opositores. Tanto o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) como o senador Rogério Carvalho (PT) comentam entre amigos que trabalham para ganhar a eleição no primeiro turno e há quem afirme que, se houver segundo turno, os dois parlamentares se enfrentarão.


Calendário eleitoral 1


Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral.


Calendário Eleitorado 2


Em 11 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral publicará, na internet, o número oficial de eleitoras e eleitores aptos a votar. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e candidatos nas respectivas campanhas.

Rolar para cima